Cosmetologia: conheça a área

O mercado de beleza e cosméticos cresce cada vez mais no Brasil e no mundo, movimentando milhões de reais anualmente. O aumento na procura de produtos desse segmento também impacta em outras esferas: na economia, na forma de se fazer marketing e até mesmo na ampliação de cursos voltados para a produção desses cosméticos.
É nesse cenário que o curso extensivo de cosmetologia ganha destaque. Nele, é possível aprender mais sobre o desenvolvimento e a produção dos cosméticos, além de acompanhar os efeitos do seu uso a curto, médio e longo prazo.

Afinal, o que é a cosmetologia?


A cosmetologia, como o próprio nome indica, é a área que se dedica em criar, desenvolver e acompanhar o uso de produtos cosméticos através do viés da saúde. Para os profissionais da área, o foco é o bem-estar do consumidor, que não deve ser afetado pelos produtos. Cabe a esse profissional também verificar os modos de uso adequados para um resultado satisfatório e seguro.


Como ingressar no curso de cosmetologia?


Para ingressar na área, é imprescindível possuir graduação em farmácia ou cosmética e estética, tendo em vista que o curso extensivo de cosmetologia exige um conhecimento prévio sobre biologia e formulações cosméticas.


Uma vez que o pré-requisito seja preenchido, a pessoa interessada pode ingressar em um curso extensivo ou em uma pós-graduação em cosmetologia. No decorrer do curso, o estudante aprende desde criação do produto, passando pelo controle de qualidade, noções de marketing e elaboração de documentos para o registro oficial. Sendo assim, quando formado, é possível projetar um cosmético do zero, que estará pronto para chegar ao mercado.

Entrando no mercado de trabalho


Assim como em toda graduação, após finalizar o curso de cosmetologia, o profissional se vê habilitado, porém, sem uma inserção garantida no mercado de trabalho. A alta procura por produtos de beleza, faz com que o mercado de cosméticos se mantenha aquecido, facilitando a entrada de novos profissionais na área.


Apesar desse fator, é importante que os futuros profissionais tenham em mente as principais possibilidades de atuação, assim, é possível escolher qual frente se adapta de forma mais assertiva as necessidades de cada um.


Entrando no mercado como colaborador


Para muitos, a segurança trazida pelo vínculo com grandes empresas é a melhor forma de se encontrar no mercado de trabalho. Na cosmetologia, as oportunidades de se tornar um trabalhador CLT são diversas.


O profissional pode ingressar como um colaborador em uma equipe já formada ou ainda se tornar o centro de um novo time de cosméticos, tendo em vista que muitas empresas ainda estão se estruturando para dar conta da crescente demanda do mercado.


Independente do cargo, a dica para ingressar o mais rápido possível em uma grande empresa é manter o currículo atualizado e sempre que possível realizar novos cursos, acompanhando as tendências do mercado estético que se mantém em constante movimento.


Entrando no mercado como autônomo


Existe também a possibilidade de trabalhar de forma autônoma no mercado da cosmetologia, tendo em vista que o curso oferece o conhecimento necessário para produzir um produto do zero até a prateleira das lojas.


O início da carreira nessa modalidade pode parecer mais inseguro, entretanto, após cultivar seus clientes, o profissional autônomo passa a ter liberdade com seus horários, lucros e modos de trabalho. A principal dica nesse caso é ficar atento às normas e se manter em dia com os órgãos que regulamentam a produção de cosméticos.


Independente do caminho escolhido, os profissionais da cosmetologia carregam consigo uma grande responsabilidade: manter a autoestima, o bem-estar e a saúde de quem consome produtos de beleza. Se manter em constante aprendizado e seguir as diretrizes da profissão com ética e responsabilidade sempre serão as melhores dicas para se manter em destaque em um mercado aquecido e receptivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *