sorriso

Sorriso bonito é um sorriso saudável

Sorrir é uma ação corriqueira na vida de todo mundo, ela demonstra felicidade e contentamento algo, por isso, é preciso se atentar a importância que um sorriso tem para si.

Tanto o humor quanto o riso são capazes de unir as pessoas, aumentando a intimidade entre elas e ajudando-as a entrarem em um estado de felicidade. 

Além disso, o sorriso e a risada juntos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, aumentam a energia, diminuem dores, ajudam a evitar o estresse, entre muitas outras coisas tão boas quanto kits lanche.

E por trazer esses e tantos outros benefícios, o dia 18 de janeiro de 1998 ficou marcado na história como o dia do riso, criado pelo Dr. Madan Kataria (Índia).

Com isso em mente, o artigo a seguir explicará um pouco mais aos leitores a importância de um sorriso e listará os cuidados necessários para ter um belo sorriso.

Entenda a importância de um sorriso

O belo sorriso é importante para ajudar uma pessoa a manter a sua saúde emocional, pois mantém ela relação, aumenta o seu alto astral e dá uma maior autoestima a ela.

Sorrir da longevidade e rejuvenesce as pessoas, pois ao movimentar o músculo do rosto está mantendo a elasticidade de sua pele.

O sorriso é responsável por relaxar o corpo e por diminuir a intensidade de emoções muitas vezes negativas que fazem mal a alguém, como a tristeza. Alivia a tensão e o estresse de um dia ruim e mantém os músculos do rosto relaxados.

Rir também é tão importante para a saúde mental quanto são as orientações psicológicas, ele libera hormônios como a serotonina e a endorfina, que são as substâncias responsáveis pelo bem-estar do corpo.

Elas trazem prazer e alegria a uma pessoa, o que diminui muito os riscos de doenças como a depressão, a ansiedade, o estresse, entre muitas outras que podem fazer muito mal.

Rir também faz muito no funcionamento do sistema cardíaco, ele aumenta o fluxo sanguíneo, o que ajuda a controlar a pressão arterial, protege de ataques cardíacos, e muito mais.

Sendo assim, rir sempre é o melhor remédio, seja de propagandas em ônibus engraçadas ou de uma situação inusitada e inesperada da própria vida.

O ato simples de rir pode movimentar até 80 músculos do corpo, pois ele mexe com várias áreas como o cérebro, a garganta, o coração, o tórax, pernas, pés, barriga e rosto.

Essa forma de mostrar felicidade traz efeitos terapêuticos e também retarda o aparecimento de rugas durante o processo natural de envelhecimento do corpo. 

Além disso, ele também:

  • Reduz o stress e promover a queima de calorias;
  • Melhora a qualidade de sono e fortalecer o abdômen;
  • Melhora a circulação sanguínea, respiração e digestão;
  • Fortalece o sistema imunológico e estimula a criatividade;
  • Induz a criação de laços com outras pessoas.

Por isso, não deixe de criar oportunidades para rir, seja vendo filmes de comédia, conhecendo as produtoras de podcast que mais gosta, entre muitas outras coisas.

Sorrir diariamente é algo contagiante, pode mudar muito a vida de uma pessoa e melhorar a sua saúde em níveis que ela jamais imaginaria.

4 cuidados essenciais para um belo sorriso?

Como visto, existem vários benefícios para quem mantém um sorriso bonito, e assim que uma pessoa vê algum problema nele para de sorrir e não aproveita, mas nenhum desses vários benefícios.

Além disso, quando um sorriso não recebe os cuidados que ele necessita, pode ser um risco a saúde da pessoa, por isso, tem uma maneira certa de cuidar da saúde bucal e do sorriso.

Depois de entender a importância de sorrir, está na hora de conhecer algumas atividades diárias que podem ajudar a manter o sorriso bonito, são elas.

  1. Escovar os dentes corretamente

Mesmo que o ato de escovar os dentes possa parecer algo tão simples para uma pessoa quanto fazer um serviço de entrega de panfleto dentista, ele não é.

Muitas pessoas erram na hora da escovação, seja escolhendo as escovas mais duras que fazem mal a gengiva ou colocando força demais no momento de escovar, o que machuca também os dentes e a mucosa.

Por isso, é essencial saber se está fazendo a escovação da maneira correta, de frota suave e contínua e o principal, com uma escova macia.

Além disso, não se esqueça que o ritual de escovação deve ser feito ao menos 3 vezes ao dia. Capriche ainda mais nela antes de deitar, pois é essa hora de tirar os resíduos que podem ter ficado nos dentes o dia todo.

Isso garante que eles fiquem bem limpos a noite, além da escova macia é indicado o uso de uma escova com cerdas pequenas, que podem se encaixar melhor entre os dentes.

Nunca confunda uma boa escovação de dentes com o exagero do uso da pasta, ela ajuda a limpar a boca e a deixa sem mal cheiros, mas a quantidade deve ser mais ou menos do tamanho de uma ervilha.

Para quem optar por usar também creme branqueador para os dentes, é de extrema importância falar antes com seu dentista.

Por isso, antes disso ligue para os serviços de recepcionista e marque uma consulta com o dentista para tirar dúvidas como essas e outras importantes.

Esses cremes podem nem sempre funcionar, e além disso podem acabar desgastando o esmalte dos dentes, algo que prejudica muito a saúde bucal.

  1. Use fio dental, enxaguante bucal e hidrate os lábios

É essencial usar também o fio dental, ele deve fazer parte da rotina de higiene bucal de todas as pessoas, por isso, passe ele ao menos uma vez ao dia.

O recomendado é fazê-lo na última escovação do dia, já que a higienização bucal a noite é a mais importante de todas.

O enxaguante bucal também é essencial para a saúde bucal, ele ajuda a evitar várias doenças periodontais e age contra o mau hálito e a placa bacteriana.

Alguns também fazem o uso do creme branqueador ser desconsiderado, já que também são capazes de branquear mais os dentes.

Os lábios também merecem ser cuidados, eles ajudam a deixar o sorriso mais bonito e a aumentar a autoestima de uma pessoa.

Por isso, assim como é uma prioridade levar o celular para uma loja de conserto de smartphones quando ele quebra, é preciso deixar os lábios hidratados sempre.

  1. Dê a devida atenção ao que come e bebe

Para ajudar na saúde do corpo e também da boca, tente tirar da rotina diária aqueles alimentos que são cheios de açúcar e proteínas ruins, troque eles por alimentos saudáveis que são ricos em fibra.

Mesmo que muitos não saibam ou não queiram acreditar, a saúde bucal está diretamente ligada à alimentação, por isso, certos alimentos devem ser evitados ao máximo.

Isso significa que se a alimentação não for a certa, os vários problemas bucais que a falta dela causará começarão a surgir com o tempo.

Evite algumas bebidas cheias de corantes, são exemplos, cafés, vinhos, refrigerantes, sucos de pozinho, chás, ou qualquer outra bebida com alto nível de orientação que possa manchar os dentes.

Evite também aqueles alimentos doces e muito duros, como o amendoim japonês, quebra-queixo, e muitos outros que podem acabar estragando os dentes ou os quebrando, assim como as obturações.

  1. Diga adeus ao cigarro e olá ao aparelho

O uso do cigarro como todos sabem pode trazer uma série de riscos a uma pessoa e a sua saúde bucal. Além de um mal hálito e de manchas no dente, ele valsa câncer oral e vários outros problemas na estrutura da boca.

Por isso, é indicado parar de fumar agora mesmo, se preciso busque ajuda médica para parar com esse vício e de prioridade a sua saúde.

O fumo escurece os dentes, além disso, o calor da fumaça pode trazer doenças para a gengiva, por isso é essencial fugir dele e dizer adeus.

Quem tem os dentes tortos deve focar em tentar arrumá-los, isso ajudará na autoestima e muitas vezes na saúde da boca. Por isso, a melhor hora para usar aparelho é agora 

Considerações finais

Sendo assim, um sorriso bem cuidado faz toda a diferença na vida de alguém, que vai produzir um banner 2×2 personalizado para um evento.

Por isso, os cuidados apresentados acima ajudarão a trazer uma série de vantagens para a vida de qualquer um, para tanto não deixe de ir ao dentista pedir as melhores recomendações.

Um sorriso bonito ajuda tanto no bem-estar quanto na saúde da boca e do resto do corpo. Só com os melhores hábitos diários já é possível melhorar a saúde dele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *