Comer a cada 3 horas: dicas práticas para manter uma rotina alimentar

Para ter metabolismo perfeito, mais disposição e energia ao longo do dia, alimentar-se adequadamente é a fonte de combustível de que seu corpo precisa 

Será que comer a cada 3 horas é uma estratégia nutricional que pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar? 

Algumas técnicas para nos alimentarmos melhor podem ser praticadas tornando nossa rotina alimentar regular. Desde o planejamento das refeições até a divisão adequada das porções nos pratos podem contribuir para uma rotina saudável, melhorando o funcionamento do seu metabolismo, evitando quedas bruscas de energia, entre outras vantagens. 

Dessa forma, podemos adotar hábitos de manter alimentos pré-prontos disponíveis na nossa despensa ou geladeira para facilitar esse processo de alimentação saudável. Ter snacks como pão de queijo congelado, verduras pré-cozidas, entre outras, vão otimizar nosso tempo gasto na cozinha, além de nos ajudar com escolhas mais saudáveis.

Os benefícios de comer a cada 3 horas

Comer a cada 3 horas pode trazer uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar, desde o controle do apetite até a manutenção dos níveis de energia ao longo do dia, além de estimular corretamente o funcionamento do seu metabolismo. 

Controle do apetite

As refeições frequentes nos ajudam a evitar sentir fome excessiva entre as refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar. Além disso, quando comemos durante esse tempo, podemos fazer escolhas alimentares mais saudáveis e nutritivas, que nos deixam por mais tempo saciados, e a comer sem exageros.

Estabilização do metabolismo

Comer a cada 3 horas mantém o metabolismo ativo, o qual é responsável por ajudar a perder peso, queimar calorias com mais eficiência e evitar a queda repentina nos níveis de energia.

Manutenção da energia

As fontes de nutrientes são absorvidas pelo nosso corpo através da alimentação balanceada. Por isso, ao comer corretamente, você pode evitar quedas de energia e manter a disposição ao longo do dia.

Preservação da massa muscular

Quando fazemos pequenas refeições ao longo do dia, o nosso corpo se abastece de um suprimento constante de proteínas, podendo ajudar na recuperação muscular e na preservação da massa magra.

Estabilização dos níveis de glicose

Comer a cada poucos intervalos de horas ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, prevenindo picos e quedas bruscas, que podem levar à fadiga e à irritabilidade.

Dicas para manter uma rotina para comer no intervalo de 3 horas

Insira na sua rotina diariamente a prática de comer a cada 3 horas, só assim você poderá se manter saudável, com energia e satisfeito ao longo do dia. Para facilitar, você pode:

  • planejar suas refeições semanais, desde café da manhã, almoço, jantar até lanches saudáveis;
  • optar por refeições e lanches que combinem carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras saudáveis para ter uma nutrição equilibrada;
  • ter prontos lanches saudáveis ​​como frutas, nuts, iogurte, queijo cottage, barras de proteína e vegetais cortados em sua despensa ou geladeira;
  • não pular refeições mesmo nos dias mais corridos, para colocar seu metabolismo para funcionar;
  • beber água regularmente entre uma alimentação e outra;
  • ingerir alimentos naturais e integrais sempre que possível, evitando os processados;
  • controlar as porções para evitar excessos.

Como controlar as suas porções corretamente

Controlar as porções não significa passar fome, mas, sim, colocar a quantidade certa de alimentos no prato que garanta que você esteja dando ao seu corpo o que ele precisa. Essa é uma maneira eficaz de manter uma alimentação saudável e equilibrada ao longo da vida. Para isso:

  • opte por pratos menores para ajudar a controlar o tamanho das porções;
  • leia sobre as informações nutricionais dos alimentos e siga as recomendações dos rótulos;
  • tenha moderação ao servir-se;
  • treine seus olhos para estimar o tamanho das porções, comparando com objetos comuns, assim, você evitará colocar demais;
  • prepare suas próprias refeições sempre que possível; 
  • mastigue os alimentos lentamente e saboreie cada mordida para o cérebro registrar a sensação de saciedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *