Sexta, 21 DE janeiro DE 2022

4 benefícios em colocar facetas de porcelana 

A preocupação com a aparência e funcionalidade dental tem se tornado uma grande prioridade entre os brasileiros de todas as idades. E isso tem feito com que procedimentos como a aplicação das facetas de porcelana, tenham uma demanda cada vez maior.  

Publicado em:

17 de
dez
Categorias: Saúde.

A preocupação com a aparência e funcionalidade dental tem se tornado uma grande prioridade entre os brasileiros de todas as idades. E isso tem feito com que procedimentos como a aplicação das facetas de porcelana, tenham uma demanda cada vez maior.  

 

Isso se dá, inclusive, pelo fato de que a estética dos dentes representa um impacto enorme no dia a dia e na autoestima das pessoas, interferindo na aparência do sorriso e na percepção da beleza de todo o rosto.  

 

No entanto, o aumento da procura pelos tratamentos disponibilizados pela Odontologia Estética se dá também pelos benefícios que podem ser sentidos, inclusive, na saúde dos dentes e no bem-estar bucal como um todo.  

 

Afinal, um dos princípios da dentística é a conciliação entre o cuidado cosmético e a manutenção ou recuperação da funcionalidade da mordida e de toda arcada dentária. E o mesmo acontece com as facetas de porcelana.   

O que são as facetas dentárias? 


Também conhecida como lente de contato dental, as facetas dentárias são lâminas ultrafinas de porcelana que visam recriar a aparência natural das estruturas bucais, permitindo a correção de problemas estéticos e funcionais importantes.  

 

Esses acessórios são confeccionados sob medida para cada paciente, moldando-se ao contorno dos dentes de cada indivíduo. Em seguida, as placas são fixadas ao redor do esmalte dentário, com o auxílio de um cimento odontológico.  

 

A faceta dental, por exigir pouco ou nenhum desgaste no dente original, é considerada uma opção menos invasiva do que a colocação da coroa dental ou o tratamento ortodôntico. Além disso, esse tipo de procedimento apresenta diversas vantagens para os pacientes.  

 

Por esse motivo, essa tecnologia que nasceu nos anos 60, nos Estados Unidos, tem ganhado cada vez mais popularidade entre os famosos, celebridades e, agora, entre o público geral.  

Benefícios proporcionados pelas facetas de porcelana 


Como dito anteriormente, as facetas de porcelana apresentam inúmeros benefícios estéticos. No entanto, essa intervenção também apresenta vantagens importantes envolvendo a saúde bucal das pessoas.  

 

Assim, os profissionais da área são capazes de proporcionar uma melhora considerável na autoestima e qualidade de vida dos pacientes. Entre as principais vantagens disponibilizadas por esse tratamento, temos: 


  1. Alinha os dentes em pouco tempo 




Enquanto o aparelho de porcelana ou os demais acessórios ortodônticos podem demorar anos para finalizar alguns tipos de correções estruturais que afetam a estética do sorriso. A aplicação das lentes dentais permite sua transformação completa, em poucas consultas.  

 

Isso porque, além da aparência de cada unidade dentária, essa tecnologia também permite o aperfeiçoamento de condições, como: 

 

  • Falta de alinhamento dental; 

  • Diastemas leves; 

  • Escurecimento dental; 

  • Desgastes oriundos do bruxismo; 

  • Problemas decorrentes do tratamento de canal, entre outros.  


 

Deste modo, desde o início do tratamento até a finalização da aplicação, o paciente pode desfrutar de um sorriso perfeito em até quatro semanas. Sendo que toda a aplicação das lentes é realizada em um único dia.  


  1. Não interfere na alimentação 




A faceta dentária é utilizada por muitos pacientes como forma de corrigir o amarelamento do sorriso e o aparecimento de manchas. 

 

Por isso, é comum que haja o receio de que os alimentos responsáveis por esse tipo de danos, nos dentes originais, possam estragar a lâmina de porcelana.  

 

Mas apesar de delicado, esse material é extremamente firme e muito raramente pode ter a coloração danificada pela alimentação. Assim, não é preciso fazer nenhuma restrição alimentar específica ou ter cuidados muito diferentes do que se é recomendado no dia a dia. 


  1. Aprimora a cor e o brilho dos dentes 




Enquanto o clareamento dental ou a microabrasão fazem o aprimoramento da tonalidade dos dentes, fazendo com que o sorriso volte a ter o aspecto original. Através das facetas de porcelana, os dentistas são capazes de mudar a cor e o brilho dos dentes. 

 

Desta forma, os pacientes podem desfrutar de dentes de fato mais brancos e que são livres de alterações feitas pelo tempo ou, como explanado anteriormente, pelo consumo de comidas que possuem muitos corantes.  


  1. Alta resistência 




A porcelana utilizada na confecção das lâminas é muito resistente, tanto que muitos profissionais da área a classificam como tão sólida quanto os próprios dentes. 

 

Assim, quando o processo de cimentação é feito corretamente, esse procedimento pode durar até 15 anos.  

 

Por esse motivo, esse cuidado estético apresenta um custo benefício muito importante para as pessoas que decidem investir nele. 

 

Isso porque, além de permitir a correção de fraturas e trincos, deixando o sorriso com um aspecto completamente renovado, ele também protege os dentes e tem alta durabilidade.  

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
[apss_share]

 

Outras Notícias

Câmara de Senador Canedo: Reinaldo Alves, herói ou vilão?
Suspeito de tráfico é preso com R$ 20 mil em cocaína, em Senador Canedo
Com mais um discurso político-eleitoreiro, Reinaldo Alves detona Divino e Laudeni Lemes
Coronavírus: espetáculo “A Paixão de Cristo” é cancelado em Senador Canedo
“O presidente colocou palavras na minha boca”, disse Marcelita Manze em sessão ordinária na Câmara
--->