5 benefícios probióticos para sua saúde além da digestão

5 benefícios probióticos para sua saúde além da digestão

No mundo da saúde, seria difícil falar sobre saúde intestinal sem adicionar probióticos à conversa. Também conhecidos como bactérias “boas” ou “benéficas”, os probióticos têm sido amplamente estudados por seu papel no combate à inflamação intestinal e na absorção de nutrientes específicos pelo corpo. E enquanto tudo isso acontece principalmente no cólon, esses benefícios vão além da digestão.

Em última análise, a saúde intestinal pode afetar quase todas as outras saúdes e bem-estar. E graças às bactérias probióticas que recebemos ao comer alimentos fermentados ou tomar um suplemento de qualidade, podemos apoiar a saúde intestinal todos os dias. Aqui estão cinco maneiras interessantes de sentir os efeitos junto com uma digestão melhorada:

1. Os probióticos podem ajudar a impulsionar seu sistema imunológico

Isso é grande. Como as células imunológicas estão localizadas no intestino (acredita-se que seu intestino representa até 70% de todo o sistema imunológico), um intestino lento e desequilibrado também pode significar um sistema imunológico enfraquecido.

Nesse caso, há evidências de que os probióticos podem inibir o crescimento de bactérias nocivas causadoras de doenças, dando ao sistema imunológico um impulso para evitar infecções virais, como o resfriado comum.

Alguns estudos sugerem que os probióticos podem até ajudar a suprimir alergias e reações alérgicas. No entanto, lembre-se de que nem todos os probióticos são iguais e que algumas cepas são mais úteis para a defesa imunológica do que outras.

2. Os probióticos têm sido associados à perda de peso

Quando seu equilíbrio intestinal está fora de controle, você tende a ter constipação, gases, inchaço, diarreia ou outros problemas digestivos desagradáveis ​​– e é mais provável que você ganhe peso.

Pesquisas mostram que os probióticos não apenas ajudam a aliviar esses desconfortos, mas também podem ajudar a se livrar da gordura da barriga, reduzindo o número de calorias absorvidas dos alimentos que passam pelo trato digestivo.

Uma meta-análise de 25 ensaios clínicos randomizados, incluindo mais de 1.900 adultos saudáveis, encontrou perda de peso modesta e melhor controle do açúcar no sangue, o que é uma boa notícia porque perder peso, mesmo em pequenas quantidades, pode reduzir o risco de problemas maiores, como o tipo 2 diabetes e pressão alta.

Alguns probióticos incluem uma fórmula para perda de peso que inclui 18 cepas diferentes para apetite normal, energia sustentada, equilíbrio de açúcar no sangue e alívio do estresse. As cápsulas revestidas ajudam a proteger essas cepas vivas da decomposição nos estágios iniciais em seu estômago, para que cheguem ao seu destino no intestino e depois colonizem.

3. A pesquisa sugere que os probióticos podem apoiar a saúde do coração

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a doença cardíaca é a pressão alta e é a principal causa de morte no mundo. Manter a pressão arterial e os níveis de colesterol sob controle apoia a boa saúde geral do coração, e alguns estudos descobriram que certos probióticos tomados consistentemente por longos períodos de tempo podem ajudar com isso.

Pesquisas mostram que os probióticos podem diminuir modestamente a pressão arterial, e vários estudos mostraram que os probióticos podem aumentar o colesterol HDL (“bom”) e diminuir o colesterol LDL (“ruim”), impedindo sua absorção na corrente sanguínea.

4. Os probióticos podem ajudar a esclarecer certas doenças da pele

Até a pele o maior órgão do corpo pode apresentar melhoras quando as bactérias benéficas ajudam. Tudo remonta à ideia de combater a inflamação: pesquisas sugerem que algumas cepas probióticas podem ajudar a melhorar certas condições da pele, como acne, rosácea e eczema, causadas por distúrbios inflamatórios. 

Bônus: Alguns probióticos podem até aumentar os níveis de umidade da pele, ajudando seu corpo a produzir ácido hialurônico, que suporta a elasticidade e firmeza da pele e previne sinais visíveis de envelhecimento.

Inclusive se você deseja melhorar especificamente a saúde da sua pele, você pode optar por usar alguns oleos essenciais que possuem propriedades que ajudam nesse quesito sem prejudicar sua saúde, já que são completamente naturais.

5. Os probióticos podem afetar a saúde mental

Dar uma dose de bactérias benéficas no intestino pode ter um efeito positivo no humor e no bem-estar mental. Pesquisas apontam para um desenvolvimento interessante em como a saúde intestinal pode ajudar a combater a ansiedade e outras condições de saúde mental e transtornos de humor, muitas vezes ajudando a reduzir o cortisol (o hormônio do estresse primário do corpo).

Uma recente meta-análise analisando quase 1.500 adultos de dez ensaios clínicos mostrou que os probióticos podem até aliviar os sintomas depressivos e ter um efeito positivo na função cerebral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *