5 dicas para aumentar as suas vendas

Todas as manhãs empreendedores, gerentes e comerciantes levantam de suas camas desejando um dia com resultados e mais vendas. Mas o que definirá o rumo dos dias nessa empresa ou negócio, são as ações e estratégias adotadas.

É muito comum que as pessoas desejam aumentar suas vendas, mas não fazem a menor ideia por onde começar para alcançar o sucesso. E esse cenário se torna ainda mais caótico diante da alta concorrência online e física.

Afinal, dependendo do segmento, o seu negócio não se limita a uma região, mas disputa com negócios onlines do Brasil e arrisco dizer do mundo inteiro.

Mas para alegria e prosperidade dos negócios, criamos uma lista com 5 dicas para colocar as estratégias em prática e conseguir o melhor resultado possível. Confira agora!

1. Prepare sua  equipe

Sabemos que para vender é preciso de uma boa equipe, isso significa que é preciso uma equipe qualificada e que saiba fazer o diálogo com o potencial cliente de forma estratégica, quebrando objeções e levando o consumidor ao caixa ou a assinatura de um contrato.

Por isso, o melhor investimento que pode ser realizado é em treinamento com a equipe, seja ela presencial ou remota, afinal eles são a porta de entrada do cliente com o seu negócio.

Faça essa reflexão agora: Como está a cara da sua empresa? A porta de entrada é aconchegante e amigável, ou é fria e imperceptível?

Independente da resposta, a partir de hoje invista em sua equipe, tanto com treinamentos para que possam vender melhor, quanto com ações que possam gerar uma competitividade saudável entre os colegas.

Só dessa forma será possível alcançar grandes resultados em pouco tempo e de forma orgânica.

No entanto, lembre-se de facilitar a rotina da equipe, afinal, não adianta eles estarem afiados para vender se o processo comercial for burocrático. É justamente esse ponto que nos leva para a dica número dois.

2. Automatize processos

Automatizar processos é a outra forma de conseguir bons resultados em vendas sem grandes investimentos.

Para explicar o que seria automatização de processos, imagina com uma faxina bem feita em sua casa. Após ela, é possível encontrar qualquer coisa já que está tudo em seu devido lugar. Não é?

É exatamente o que a automatização faz dentro do  setor comercial, ela organiza as etapas e processos para que seja possível encontrar qualquer informação necessária e para que o vendedor possa investir o seu tempo nas atividade que realmente importam, isto é, tratativas com o cliente.

A automatização pode ser realizada de diversas formas, mas a que tem mais crescido é por meio de ferramentas online como crm e outros software de gerenciamento. Com ele é possível organizar a carteira de clientes, e manter em um único lugar todas as informações a respeito.

Além disso, com o auxílio dessas ferramentas é possível criar lembretes para que o vendedor não se esqueça de uma atividade, e dependendo da ferramenta é possível que ele fale com o cliente por whatsapp e email através do próprio software. Incrível, né?

E todos esses benefícios partem do mesmo princípio de facilitar a rotina do vendedor e aumentar as vendas. Por isso, se ficou curioso como funciona, pesquise por um crm plano

adequado e personalizado para o seu negócio.

3. Crie um funil de vendas campeão

Pronto, sua casa está em ordem!

Você tem uma equipe bem preparada e o seu processo está otimizado, agora está na hora de colocar a mão na massa e começar a pensar nas estratégias de captação de clientes.

A primeira coisa que precisa fazer antes de qualquer estratégia, é entender qual é o seu potencial cliente, quem é ele e quais são suas ambições. Somente assim, você conseguirá falar a mesma língua que ele e se aproximar de forma assertiva.

Com isso, é possível criar um funil de vendas campeão, que realmente te traga resultados consideráveis. Para criá-lo existem algumas formas, entre elas é por meio de um app funil de vendas e a outra é literalmente desenhar quais são as etapas e o que vai realizar em cada uma delas.

Com o funil de vendas definido, é possível saber o que cada etapa exige e quais são as ações necessárias. Veja por exemplo, o funil de vendas de uma empresa de software:

 

  • Topo do funil: conteúdos relevantes e explicativos
  • Meio do funil: vídeos com conteúdos completos e página de cadastro
  • Fundo do funil: ligação do vendedor

 

Cada etapa do funil o potencial cliente possui um tipo de interesse e cabe a você criar ligações para que ele vá para a próxima etapa.

4. Invista em estratégias mais assertivas

Dentro de um copo existem várias chaves coloridas, porém apenas uma delas pode abrir um carro. O que é mais fácil, saber qual é a cor da chave do carro e procurar até achar a cor da chave ou testar todas as chaves até a porta abrir?

Acredito que sua resposta tenha sido saber a cor da chave do carro. Certo?

E sabe o porquê? Uma vez que você tem um alvo fica mais fácil atingi-lo ao invés de ficar procurando em vários lugares e investindo esforços para alcançar um possível objetivo.

Por isso, repito que é fundamental conhecer o seu potencial cliente. Assim, você consegue encontrá-lo de forma mais assertiva.

Uma forma de investir em estratégias assertivas é por meio do Marketing Digital já que ele possui um fator de personalização e alcance muito grande. É possível definir o perfil que você quer atingir e montar toda a estratégia em cima disso e o melhor sem grandes custos.

 

Por isso, se fosse concluir aqui, diria apenas para encontrar um crm preço acessível para que possa organizar a casa e para investir em estratégias de Marketing Digital para ter o melhor resultado.

Mas, como antes de terminar esse texto, preciso te dar apenas mais uma dica. Continue a leitura.

5. Invista no pós venda

Fizemos uma longa caminhada para que você possa vender mais assim que sair daqui, mas por fim, preciso te contar uma dica valiosa é que pouquíssimos sabem: Fidelizar o cliente sai mais barato que captar novos clientes.

E com mais barato, quero dizer que os esforços de captação são bem maiores se comparado a uma fidelização. No entanto, um cliente fidelizado além de comprar mais, torna-se um embaixador da sua marca.

Ao contrário do que muitos pensam, a fidelização não é complexa e sim muito simples de ser realizada, existem estratégias simples como por exemplo, ofertar uma amostra de um crm gratis ou um cupom para compra na loja online.

O importante é fazer o cliente se sentir especial e único!

Por isso, vá e adicione mais uma etapa em seu funil de vendas que será a pós venda, assim vocês poderão fidelizar o máximo de clientes possível e ter muito sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *