7 hábitos saudáveis para viver melhor

Está procurando um conteúdo que mostrará como ser uma pessoa mais saudável, não precisa mais procurar porque já encontrou!

“Saúde em primeiro lugar”, esse já era o lema de muitas pessoas dentro da sua rotina, e se tornou ainda mais marcante após a chegada da COVID-19, com a época da pandemia e as milhares de mortes causadas pelo vírus, a preocupação com a saúde e o bem-estar se tornou algo ainda mais relevante para grande parcela da população global. 

Muitas pessoas começaram a praticar exercícios físicos, mudar sua alimentação, e até mesmo, fazer a calibração de instrumentos que podem auxiliar durante a sua jornada, a procura por uma vida mais saudável foi pauta para muitos brasileiros, de acordo com pesquisas, durante o ano de 2022, 91% da população procurou saber como melhor a sua vida e tornar a sua rotina mais saudável. 

Mas como fazer para ter uma vida mais saudável? Quais são os melhores hábitos que podem te ajudar nessa jornada? Será que é preciso ser radical e extremista ou algumas pequenas mudanças já podem te ajudar dentro da sua rotina?

No texto de hoje, separamos 7 hábitos saudáveis que vão te ajudar a viver melhor, então se você está procurando um conteúdo que mostrará como ser uma pessoa mais saudável, não precisa mais procurar porque já encontrou! Bora conferir mais detalhes de como ter uma vida saudável? Então vamos lá!

  1. Beba bastante água

Água é vida! Se você é daqueles que não bebe tanta água assim, então a nossa recomendação é que comece a modificar essa sua rotina, afinal beber água é bom em diversos sentidos diferentes, além de evitar que você desenvolva doenças como pedra nos rins, ela ajuda a manter seu corpo hidratado e com um funcionamento cada vez melhor.

Quanto mais água você beber, melhor será para o seu corpo de forma geral, o indicado é que você consuma ao menos 2 litros de água por dia, mas tudo dependerá do seu peso, profissionais indicam que cada adulto deve consumir de 30ml até 40ml a cada kilo, ou seja, se você pesa 85kg, o recomendado é consumir aproximadamente 2.975 litros de água por dia. 

  1. Faça exercícios físicos

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 47% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física, o que cá entre nós, pode ser péssimo para a sua saúde, por mais que você já atue com alguma atividade mais física no seu trabalho, como prestar serviços de alpinismo industrial, praticar um exercício físico sempre traz uma dinâmica diferente para qualquer pessoa. 

Uma atividade física não só ajuda na perda de peso, mas também auxilia na melhoria do condicionamento físico do corpo, o que faz com que reduza o risco de doenças e fortaleça o seu sistema imunológico de maneira completa. 

Veja o esporte ou a atividade que mais te agrada, podendo ser até mesmo uma simples caminhada ou alguma aula em casa, no final das contas, o importante é não ficar parado, então procure manter uma movimentação constante. 

  1. Durma bem

Uma boa noite de sono faz total diferença na saúde de qualquer ser humano, caso você não consiga ter um bom descanso, seu organismo no geral pode não funcionar direito, além de gerar estresse, ansiedade e fazer com que você se sinta indisposto durante todo o dia, o que não é nada saudável. 

A recomendação é dormir entre 7 até 9 horas por dia, mas cada corpo tem uma necessidade diferente, identifique quantas horas você precisa dormir para conseguir descansar bem e acordar com os ânimos renovados e muito mais disposto. 

  1. Tenha cuidados com a sua alimentação

Como está a sua alimentação? Em um contexto geral, uma alimentação ruim pode ser péssima para a nossa saúde, por mais que muitas vezes seja gostoso e prático consumir alimentos processados ou repletos de frituras, eles podem prejudicar o nosso organismo com excesso de gorduras ou a ausência de nutrientes básicos para a nossa rotina. 

Então, mesmo que seu dia a dia esteja corrido na sua empresa de impermeabilização, procure se alimentar de forma saudável, sempre com uma dieta balanceada e com o consumo de todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do corpo. 

A recomendação é passar em uma nutricionista e ter uma dieta montada específica para o seu caso, isso te ajuda a se alimentar melhor, fortalecer o seu sistema imunológico, e faz com que sua alimentação seja muito mais balanceada. 

  1. Evite bebidas e cigarros

Qualquer e todo tipo de vício é prejudicial ao ser humano, mas as bebidas alcoólicas e os cigarros interferem ainda mais na questão da saúde, o primeiro ponto é justamente os malefícios causados e as potenciais doenças desenvolvidas, como câncer no pulmão, cirrose, e outros problemas comuns com o consumo desses dois. 

Evite fumar cigarro ou qualquer similar, assim como evite o consumo de bebidas alcoólicas, aproveite dias específicos e ocasionais, e procure reduzir e até mesmo parar de vez com a ingestão desses malefícios. 

  1. Faça coisas que você gosta

Quem disse que a saúde se resume apenas a parte física? A parte mental também deve ser blindada nessa situação, é um hábito saudável e simples que pode te ajudar muito é sempre fazer coisas que você gosta e que te fazem bem. 

Comece a procurar algum hobbie ou uma atividade que te deixe feliz, separe um tempo livre no seu dia ou durante a sua semana para executar essa ação, quanto mais conseguimos fazer coisas que nos dão prazer, mais satisfeito ficamos, renovando nossas energias e o humor em geral. 

É claro que as obrigações são essenciais, mas também é preciso tirar um tempinho para cuidar da sua saúde mental e de si próprio. 

  1. Cuide da sua saúde mental e procure relaxar

Ainda falando sobre a saúde mental, nossa última dica é que você procure cuidar muito bem dela, não espere ligar um cone de sinalização em seu cérebro para você correr atrás disso, comece a trabalhar o seu desenvolvimento mental desde já. 

Além de praticar ações que você curte, procure também relaxar e investir em si, esteja perto de pessoas que você gosta, aposte no controle emocional, consulte psicólogos caso necessário, e invista bem na sua saúde mental. 

A pandemia causou um agravamento na saúde mental de mais de 25% dos brasileiros, então busque ajuda, invista em você mesmo, e procure estar bem com sua mente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *