inventados por mulheres

8 produtos e equipamentos que foram inventados por mulheres

Lendo este artigo, você aprenderá 8 produtos e equipamentos que foram inventados por mulheres. Descubra quais são os itens que usamos em nosso dia a dia e que foram criados por mulheres.

Como é bom saber que existem muitos itens e equipamentos que podem nos ajudar, não é mesmo? Muitos deles trazem a praticidade que tanto almejamos em nosso dia a dia. Contudo, sua utilização se torna tão automática que nem nos questionamos sobre qual é a sua origem, não é mesmo?

Esse é o caso da lava-louças moderna. Provavelmente, você não faz ideia de como ela surgiu, como ela se popularizou ou até mesmo quem a inventou. Então, aqui vai a resposta certa, que pode ser uma surpresa para muitas pessoas: foi uma mulher quem tirou a máquina do papel! 

Sim, as mulheres têm e tiveram um papel importante nas descobertas científicas ao redor do mundo todo. Por isso, neste texto, vamos prestigiar todas elas que colocaram em prática suas ideias e desenvolveram essas invenções que são tão presentes e que nos auxiliam tanto nos nossos dias. 

Confira abaixo oito produtos e equipamentos que foram obra de grandes mulheres! 

 

Máquina de lavar-louças moderna – inventados por mulheres

A primeira máquina de lavar louças automatizada foi criada em 1886. Foi a americana Josephine Cochran que, pela primeira vez, mostrou ao mundo sua criação na Feira Mundial de Chicago, no ano de 1893. Essa aparição chamou a atenção principalmente dos donos de hotéis e restaurantes. 

Nos anos 1950, o eletrodoméstico se popularizou e passou a fazer parte dos lares. Isso ocorreu, também, devido à maior disponibilidade de água quente.

 

Lixeira com pedal 

Lá pelo início do século XX, a psicóloga e engenheira industrial Lilian Gilbreth fez uma de suas principais invenções. Conhecida por aperfeiçoar itens que já existiam com pequenos ajustes extremamente engenhosos, ela trouxe ao mundo a lixeira que se abre ao pisar em um pedal. 

Ainda, ela também projetou outros itens que conhecemos, como as prateleiras da porta da geladeira, além de melhorar o abridor de latas elétrico. 

Seringa médica

Você sabia que as primeiras seringas foram criadas lá nos tempos dos romanos? Uma das pessoas responsáveis por modernizá-las foi Letitia Geer, que, em 1899, criou a seringa com um formato especial para aplicações utilizando apenas uma mão. Essa foi uma grande novidade para a comunidade médica e facilitou o dia a dia de muitos profissionais! 

Corretivo líquido

O famoso “branquinho”, ou, do inglês, “liquid paper”, é um material escolar com a mesma função da borracha: ele serve para apagar a tinta da caneta. Ele foi inventado por Bette Nesmith Graham, que era uma datilógrafa americana. 

Após cometer erros de digitação, ela teve a ideia de corrigi-los utilizando tinta branca, pois, assim, não teria que digitar tudo novamente. Então, depois de anos aprimorando a fórmula dessa tinta na sua própria cozinha, ela conseguiu vender a ideia em 1958. 

Foi no ano de 1979 que a marca Gillette comprou sua empresa por US$ 47,5 milhões. 

Sinalizador noturno 

Como as pessoas se comunicavam no trânsito antes das invenções mais modernas como o GPS e os computadores? Antigamente, os barcos utilizavam lanternas, bandeiras e até mesmo a potência da voz.

Mas foi em 1985 que Martha Coston lançou os sinalizadores, após a morte do marido. No entanto, a empresa que patenteou o produto deu os créditos da criação para o seu marido, adicionando Martha apenas como “administradora”.

 

Fraldas descartáveis

Essa invenção facilitou a vida de todos os pais e mães que surgiram após 1951, o ano que foi criada as fraldas impermeáveis. Foi a americana Marion Donovan que patenteou a capa de fralda impermeável, feita, a princípio, com uma capa de chuveiro. 

O seu primeiro local de vendas foi na loja Saks Fifth Avenue. Depois, a fralda foi comprada pela Keko Corporation por US$ 1 milhão. Em seguida, Marion chegou com mais um modelo de fraldas, que é o que conhecemos hoje em dia: a descartável! 

Bote salva-vidas

Querendo mudar a realidade dos botes salva-vidas, que até o ano de 1870 eram apenas uma tábua de madeira, Maria Beasley chegou com sua invenção. O seu bote era mais eficaz, à prova de fogo e ainda era dobrável e compacto. 

Em 1884, lançou o modelo em uma exposição nos EUA. O seu bote salvou muitas vidas, inclusive em um dos acidentes náufragos mais famosos da história: o do Titanic. 

Tábua de passar

Em 1892, a costureira afro-americana Sarah Boone recebeu a patente pelo seu projeto da estrutura que hoje conhecemos como tábua de passar roupas. O seu modelo era perfeito para passar mangas longas e roupas femininas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *