Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Descubra como as análises de métricas podem impulsionar a eficácia das suas campanhas de marketing digital!
Investir em marketing digital passou de algo considerado como diferencial para uma ação praticamente obrigatória para qualquer marca que deseja alcançar o sucesso, com o mundo virtual cada vez mais forte dentro do mercado, e o hábito dos consumidores cada vez mais voltados para as compras online, é preciso cada vez mais, garantir a presença da sua empresa dentro do âmbito virtual.
Com uma concorrência acelerada e um mercado aquecido, cada nova campanha de marketing digital pode fazer total diferença para definir o sucesso ou o fracasso do seu negócio.
Acredite, com tantas opções ao redor do consumidor, até mesmo detalhes como uma rodinha quebrada em um carrinho de supermercado fazem total diferença, sendo assim, é necessário usar o marketing digital, mas mais do que isso, é preciso entendê-lo.
Por mais que esse conceito tenha se tornado obrigatório na rotina das empresas, um erro comum de muitas pessoas é apenas usar o marketing digital, porém sem analisá-lo por completo, desperdiçando o potencial de algumas campanhas e perdendo um bom investimento, sendo que os resultados poderiam ser muito melhores.
Mas como aproveitar ao máximo uma campanha de marketing digital? Como melhorar essa eficácia? A resposta é simples: com o uso de métricas.
No texto de hoje, iremos mostrar como as análises de métricas podem ajudar a melhorar a eficácia das campanhas de marketing digital, bora conferir? Então vamos lá!
As métricas nada mais são do que formas de medir o desempenho de uma campanha de marketing digital, ou seja, esse é um conceito que se baseia na mensuração e na análise dos resultados provenientes de uma campanha, permitindo que você compreenda melhor o que está dando certo ou não, e trazendo dados informativos valiosos para uma empresa.
Em suma, as métricas dentro do marketing digital, ajudam a medir o desempenho e trazem indicadores que apontam se aquela campanha está ou não seguindo pelo caminho correto, isso faz com que a empresa consiga direcionar sua rota e atuar de acordo com as informações que forem coletadas.
Conforme a medição é feita e os dados são coletados e analisados, é possível mudar o posicionamento, diferenciar suas escolhas, mensurar melhor o sucesso e compreender o que deve ou não ser feito e quais os próximos passos a serem seguidos.
Existem diversas métricas diferentes que são usadas dentro do mundo do marketing digital, e elas variam de acordo com as necessidades e com a aplicação das campanhas, se você deseja vender um produto, as métricas serão diferentes do que uma campanha de branding e divulgação de marca, assim como as mangueiras de hidrante são diferentes de acordo com o modelo do item.
Mas entre as principais, podemos destacar o ROI (Retorno Sobre Investimento), a taxa de leads e de conversão, o número de visitantes, o CPL (Custo por Lead), o CPC (Custo por Clique), o CPA (Custo por Aquisição), a taxa de abertura e de clique de e-mails e a taxa de retorno.
Lembre-se, existem diversos exemplos diferentes de métricas que podem ser usadas dentro do marketing digital, essas são apenas as principais delas, mas tudo vai depender do seu estilo de campanha e quais resultados você quer analisar para entender se está ou não tendo resultados.
Agora que você já entende mais o que significam as métricas e as principais delas, é hora de compreender qual a importância e onde elas se encaixam dentro do mundo do marketing digital, lembra lá no começo do texto quando falamos sobre a competitividade do mercado e a disputa constante por espaço?
Como ressaltamos acima, cada detalhe faz a diferença e a assertividade é beneficiada de maneira muito mais enfática, sendo assim, ao criar uma campanha ela precisa apresentar bons resultados, ser bem estruturada e fazer sentido tanto para o público quanto para a sua empresa.
Não cabe mais no mundo moderno, tomar decisões com base em achismos e suposições, é preciso priorizar a precisão, e não tem jeito melhor de fazer isso do que usar as análises de métricas a seu favor.
É justamente através delas que você consegue entender e compreender melhor seus resultados e traçar planos muito mais assertivos, com base em informações sólidas e concretas.
Analisar as métricas te ajuda a entender melhor sobre suas campanhas, os resultados apresentados, qual o posicionamento futuro, oque é necessário mudar, o que está dando certo ou o que precisa ser feito, abaixo, separamos alguns pontos que mostram como a análise de métricas podem aperfeiçoar ainda mais a eficácia dentro das campanhas de marketing.
Ao coletar dados, resultados e informações sobre uma determinada campanha, é possível entender não só sobre elas mas também sobre o comportamento dos seus consumidores, o que eles estão gostando? O que não está dando tão certo? Qual o perfil de cada um e o que pode ser aplicado dentro da sua empresa?
É possível coletar dados de coisas simples como a preferência pela caixa de papelão na entrega até mesmo dados mais profundos, como o tipo de linguagem que deve ser abordada, os produtos que fazem mais sucesso, anúncios que estão em alta, melhores canais de comunicação, entre outros.
Analisar as métricas significa ter ciência do que está dando certo e compreender melhor os pontos altos e baixos presentes dentro da sua campanha, dessa forma, você consegue ter uma exatidão vinculada aos seus resultados, compreendendo o que está em alta e coletando informações muito mais assertivas.
Aqui você abandona os achismos e as suposições de palpitar no que está dando certo e passa a trabalhar com análise de dados e informações concretas, o que te ajuda a entender de forma muito mais precisa e certeira.
Além disso, esse fator também melhora suas tomadas de decisão, é possível realizar mudanças, fazer escolhas e selecionar caminhos de forma muito mais assertiva, se baseando em fatos concretos na hora de criar uma nova campanha.
Por fim, as métricas permitem que você otimize seus investimentos dentro das suas campanhas e opte por aquilo que de fato, te traga resultados, é possível identificar falhas e fazer manutenções e correções preventivas que te ajudem a corrigir aquilo que está dando errado.
Se um painel elétrico não funciona, é preciso entender qual peça precisa ser trocada e isso se aplica nas campanhas de marketing digital, é possível identificar os seus investimentos, quais mudanças devem ser feitas, quais escolhas podem ser concretizadas e escolher o caminho considerado mais assertivo.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!