A importância da segurança do website e segurança informática

A partir de HTTP, muitos sites mudaram para HTTPS por razões de segurança. HTTPS foi inicialmente utilizado principalmente para a transmissão de informações de segurança, tais como senhas, mas foi depois alargado a websites completos. Uma das razões para isto é assegurar que o sítio não é redireccionado de outro lugar e que outra parte não pode simplesmente introduzir informações durante a transmissão. Isto também impede o que alguns web hosts fizeram, que é inserir os seus anúncios nas suas páginas!

Existem outras formas de melhorar a sua segurança que pode experimentar para assegurar uma experiência de navegação segura na Internet. Uma delas é utilizar um sistema operativo diferente em vez do Windows. Por exemplo, poderia utilizar um sistema operativo do tipo Unix como o FreeBSD, OpenBSD, Linux, illumos, TrueOS (anteriormente PC-BSD) em vez disso. Pode executá-los numa máquina virtual como a VirtualBox sem precisar de outro computador ou de reformatar o seu disco rígido. 

Sítios Web para os quais a segurança é extremamente importante

Este é qualquer website que partilhe informações comerciais importantes, informações pessoais, informações sobre cartões de crédito, encomendas, etc. Trocas com o seu computador.

Um grupo interessante de tais sítios são sítios de jogo como o 22Bet que começaram a utilizar várias formas para melhorar a segurança, o que é lógico por causa das potenciais implicações financeiras.

Como saber se está ligado a um sítio web https

Pode saber se está ligado a um sítio web ligado ao HTTPS através do endereço na barra de endereços do seu navegador web. Se começar com “https://”, está no lado seguro. Deve também ver um símbolo de cadeado no qual pode clicar para obter mais informações sobre a segurança do sítio web.

Alguns navegadores escondem o início “http://” ou “https://” por defeito. Neste caso, terá de procurar o símbolo do cadeado ao lado do nome do domínio do sítio web. Mas mesmo com tais navegadores, verá que a ligação é através de https quando clicar na barra de endereços. Isto deverá então mostrar-lhe o início do endereço, ou seja, “https://”.

Se utilizar uma rede desconhecida (por exemplo, em férias via WLAN) e se ligar ao website do seu banco, procure o indicador HTTPS e o endereço correcto do website. Em particular, se não vier um indicador HTTPS na página de login, pode ser um site falso para o qual possa ter sido redirecionado por alguém que injectou respostas falsas e o redireciona para esse site nessa rede.

Phishing e truques de fraude

O facto de um website utilizar HTTPS não significa que se trate de um website legítimo. Pode ser, mas também pode ser um site que utiliza um nome estranho adicionado ao final para que possa ver apenas a parte esperada, especialmente nos links tal como aparecem nos e-mails. Tais sites utilizam então os seus próprios servidores de validação falsos para parecerem genuínos. Outros utilizam certificados reais, mas isto só significa que as pessoas que criam e criam estes sítios são efectivamente donos (ou seja, têm controlo sobre eles). Um endereço como https://google.com.jkxz555.com utilizando uma ligação HTTPS é claramente um site falso, como já se pode ver pelo nome completo. Verifique o nome completo, pairando sobre links em e-mails!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *