Blog Marketing e Negócios

A importância do trabalho em equipe nas empresas

O trabalho em equipe é cada vez mais necessário na realidade das empresas. Saiba mais sobre a sua importância.

Se antes a realidade das empresas era totalmente competitiva, hoje em dia a dinâmica mudou: muitas empresas dividem seus funcionários em squads, grupos que buscam chegar juntos à solução de um problema.

Portanto, saber o que são squads e como eles podem ajudar no dia a dia das empresas é fundamental para as companhias do mercado atual.

Para saber como os squads funcionam e a sua importância no cenário profissional atual, leia o artigo completo abaixo!

O que são squads?

Squad nada mais é do que um grupo de pessoas que trabalham em equipe com um objetivo comum. Apesar de o termo ter origem militar (significa “tropa” em inglês), esse termo é muito comum no ambiente corporativo.

Ou seja: em uma empresa, formam-se grupos pequenos e ágeis capazes de buscarem soluções para um problema que a companhia enfrenta.

Essa equipe tende a ser mista, com pessoas de diversas áreas e com diferentes experiências pessoais e profissionais trabalhando para chegar em uma solução mais eficaz do que seria possível com apenas um indivíduo.

Além disso, as equipes são gerenciadas por conta própria, trabalhando de forma autônoma e sem um gestor específico para o grupo na maioria das vezes. Esses grupos tendem a ser pequenos, para haver rapidez na troca de informações.

Como funciona o trabalho em equipe nos squads?

As squads, por norma, são grupos pequenos, já que isso facilita a rapidez na execução de tarefas e a facilidade de comunicação. Alguns recomendam que haja até 8 colaboradores em cada grupo.

Além disso, esses squads podem ter tarefas diferentes: pode ter um squad de marketing, outro de produção, de controle de qualidade, entre outros.

Há sempre um objetivo claro na formação desses grupos, e cada membro pode agir autonomamente independente do nível de hierarquia na empresa. É possível debater e ter ideias mesmo estando abaixo de outro membro hierarquicamente.

Assim, é favorecida a entrega de resultados e a eficiência, proveniente da união de diversos profissionais com visões diferentes em um projeto que busca agilidade na solução de problemas.

Quais os benefícios do trabalho em equipe?

Toda empresa é, no fim das contas, composta por pessoas que trabalham em união para o sucesso do negócio. Essa busca por resultados só funciona porque os colaboradores da companhia agem em conjunto.

O trabalho da equipe é uma realidade com muita importância nas empresas, uma vez que reúne pessoas com diferentes habilidades, vivências pessoais e histórico profissional para ser possível ter um olhar multidisciplinar em cima dos problemas pelos quais a companhia passa.

Sendo assim, os pontos que o colaborador A não conseguiria observar podem ser observados pelo colaborador B, e os pontos que o colaborador B deixa de avaliar poderão ser avaliados pelo funcionário C — e assim sucessivamente.

Dessa forma, todos evoluem ao longo do processo, crescendo pessoal e profissionalmente. E a empresa consegue as soluções para a sua demanda, com resultados multidisciplinares e inovadores.

Quais as principais dificuldades no trabalho em equipe?

De fato: muitas pessoas têm dificuldades no trabalho em equipe, já que isso envolve o contato com pessoas com diferentes pontos de vista. Assim, trabalhar em grupos pode ser um desafio, já que muitos preferem trabalhar de maneira individual.

Isso é especialmente válido para equipes muito numerosas, pois muitos podem sentir que não estão sendo ouvidos e, quanto mais pessoas estão em um projeto, maior é a dificuldade de comunicação interna.

Há também um dilema entre conseguir ter a flexibilidade necessária para comportar as diversas visões nas equipes e a busca por resultados eficientes.

E, em grupos, é possível que haja uma ou mais pessoas que sejam menos comprometidas com os resultados, o que pode trazer insatisfação por parte dos membros mais engajados. Nesse caso, pode ser preciso avaliar bem as pessoas de cada time e auxiliar para que elas cheguem em um entendimento.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *