aftas

Aftas podem se agravar: entenda quando ir ao médico

Ter afta na boca pode ser algo bem comum. Entretanto, essa pequena ferida, que muitas vezes pode parecer inofensiva, precisa ser observada e levada a sério. Muitas vezes, aftas podem se agravar, representando um sintoma de algo mais sério. 

Apesar de terem uma aparência pouco ameaçadora, a afta nada mais é do que uma úlcera. Quando recorrente, esses machucadinhos, além de incomodar, podem significar algo mais sério e que vale a pena investigar a fundo. 

Além disso, se você acaba tendo muitas aftas de forma recorrente, principalmente em casos onde o paciente usa aparelho dental invisível, ela pode acabar se tornando algo mais doloroso, ou até mesmo desencadeando diferentes doenças.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto e tratar da melhor forma possível as aftas, sem nunca deixar de obter a avaliação de um especialista e, se necessário, solicitar o melhor tratamento. 

O que é uma afta?

Apesar de muitas pessoas já terem tido aftas, ainda é comum acabarem não entendendo o que de fato é esse machucado que aparece na língua, bochechas e gengivas, que pode ser doloroso, principalmente quando se come coisas ácidas. 

As aftas acabam surgindo na boca devido a um mecanismo de defesa do corpo. Na tentativa de sarar o local, células de defesa migram até ali e acabam despertando uma reação inflamatória exacerbada, que resulta no inchaço e dor que acabam surgindo no local. 

Leia adiante os principais sintomas de um paciente quando se tem uma afta, sendo causada ou não por alinhadores invisíveis:

  • Ardor no local;
  • Coceira no local;
  • Vermelhidão;
  • Dor no local.

Mediante qualquer sintoma, procure o auxílio de um dentista.

Causas de uma afta

Assim como qualquer outra patologia, uma afta não é uma condição natural da boca.

Caso tenha desenvolvido uma afta, mesmo que seja algo comum e possa desaparecer depois de alguns dias, saiba que talvez tenha algo errado com seu organismo e saúde bucal. 

Leia abaixo algumas das principais causas que acabam desenvolvendo uma afta na boca de alguém. 

  1. Comidas duras

Uma das causas mais comuns no desenvolvimento de aftas é justamente alimentos difíceis de morder, como o amendoim, que podem lesionar a gengiva.

Caso a afta já tenha aparecido, abusar de alimentos ácidos ou alimentos duros acaba agravando o cenário, principalmente se você usa facetas de porcelana.

  1. Apimentados e afins

Outro tipo de alimento que pode causar aftas é aqueles que costumam ser apimentados e os mais condimentados.

Isso porque, esse tipo de alimentação acaba irritando o epitélio. Agora, bebidas e alimentos ácidos mexem com o pH da boca e fragilizam a mucosa,resultando nas aftas.

  1. Boca nervosa

Por último, mas não menos importante, outra questão que pode gerar aftas é justamente ter a famosa “boca nervosa”, ou seja, mastigar ou colocar na boca tudo o que há na frente, questão que pode não ser uma possibilidade para quem usa lente de contato dental.

Em suma, é necessário evitar mastigar lápis, canetas e outros objetos. Essa é uma mania que aumenta muito o risco de esse tecido sofrer um trauma.

Fatores agravantes

Além dessas causas, existem ainda alguns fatores agravantes que podem piorar as situações das aftas, alguns deles são:

  • Excesso de condimentos na preparação de alimentos;
  • Consumo de refrigerante em grandes quantidades;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Sistema imunológico comprometido;
  • Mastigação de objetos como tampas de caneta;
  • Falta de nutrientes como vitamina B12, ácido fólico e ferro;
  • Higiene bucal ineficiente;
  • Predisposição genética.

Para assegurar que o organismo está completamente saudável, realize exames periódicos e consultas com dentistas e outros profissionais da saúde.

Quando você deve procurar um profissional?

Como já dito anteriormente, apesar de ser comum, uma afta pode ser um sintoma de que o pH da boca não está adequado, ou até mesmo, um indicativo de doenças mais graves, como o câncer. 

Dessa forma, é sempre importante buscar a avaliação de um profissional de forma periódica, sem necessariamente precisar ter um quadro alarmante.

Entretanto, essa necessidade fica ainda maior em casos onde a afta acaba recorrente. 

Caso as aftas causem muita dor, também é necessário buscar um dentista para que o mesmo possa encaminhar para o melhor tratamento de acordo com as peculiaridades individuais de cada paciente.

Para evitar as aftas é necessário prestar atenção na alimentação, evitando alimentos ácidos e fazendo questão de sempre manter a melhor higienização da boca, utilizando o fio dental. 

Com um acompanhamento periódico, higienização bucal e tratamentos como, por exemplo, um clareamento dental, é possível ter um sorriso saudável e cada vez mais bonito.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *