Benefícios da bicicleta como meio de transporte, lazer e treino diário

A utilidade da bike pode ir muito além do que você imagina

Em um universo extremamente globalizado como o nosso, é impossível não nos depararmos com algumas tendências que devem marcar as futuras gerações. Podemos incluir entre elas o uso cada vez mais massivo de bicicletas como meio de transporte, inclusive nos grandes centros urbanos.

O mais interessante é que a bike consegue não apenas ser um veículo mais acessível do ponto de vista econômico, mas servir ainda como uma ferramenta usada no lazer e também como instrumento para quem deseja melhorar o condicionamento físico.

Pensando nisso, hoje nós iremos refletir sobre todos os benefícios que abrangem o uso desse veículo leve de duas rodas, considerando esses três pontos principais. Você vai se encantar com o quanto o simples pedalar pode fazer bem tanto para sua saúde física, mental e financeira quanto para o bem do planeta.

Pedalar para que te quero

Olhando para o nosso passado, o ato de aprender a andar de bicicleta está entre uma das primeiras lições quando ainda somos crianças. Conseguir manter o corpo equilibrado e, ao mesmo tempo, fazer força para que as rodas mantenham o movimento, é o que está por trás do mecanismo de pedalar.

Se no início as bicicletas precisavam de rodinhas extras para ajudar nesse processo inicial, após um certo tempo, andar sobre duas rodas torna-se algo simples e fácil até mesmo para as crianças. A sensação de liberdade é outro ponto importante para quem pedala, dando-lhe leveza em meio ao esforço muscular.

Isso sem mencionar a questão do baixo investimento quando comparamos a compra de uma bike à compra de uma motocicleta ou um carro, por exemplo. As despesas tanto na aquisição quanto nos possíveis reparos de uma bicicleta são infinitamente inferiores às demais.

Sendo assim, vale a pena refletir sobre os principais benefícios que podemos encontrar na bicicleta, seja como meio de transporte, lazer ou treino diário. 

Bicicleta como meio de transporte

Amsterdã, na Holanda, Copenhague, na Dinamarca, ou mesmo Londres, no Reino Unido, são cidades tidas como verdadeiras referências no uso de bicicletas como meio de transporte. Isso implica, principalmente, na construção de vias próprias para os ciclistas, como as ciclovias.

Aqui no Brasil, essa realidade vem sendo implantada gradativamente, especialmente nas capitais. Como benefícios, temos a menor emissão de gases poluentes para a atmosfera, a não necessidade de combustíveis fósseis, a diminuição do tráfego de veículos de grande porte e a maior rapidez para percorrer curtas distâncias.

Bicicleta como treino diário

Para quem está buscando uma maneira de sair do sedentarismo, mas não é o tipo que curte ambientes fechados, como a academia, a bicicleta também pode ser uma alternativa para lá de interessante. Além disso, você não precisa sequer fazer investimentos em mensalidades para poder usufruir dos benefícios.

Entre os benefícios, podemos listar a melhora no condicionamento físico, incluindo ganho de fôlego, força muscular e perda de peso; melhora na coordenação motora e no equilíbrio; redução de riscos com problemas como a diabetes e a pressão alta, além do ganho de bem-estar graças aos exercícios.

Bicicleta para o lazer

É claro, não poderíamos deixar de falar do uso da bicicleta como ferramenta de lazer. Poder ir para uma praça e pedalar observando a paisagem, as pessoas e os animais é algo que não custa nada além de esforço nas pernas e de um pouco do seu tempo.

Uma opção bem bacana é fazer esse tipo de atividade junto com outras pessoas. Pode ser com seu parceiro ou parceira, com seus filhos ou sobrinhos, com alguns amigos e até mesmo com o seu cachorro, lembrando de tomar todos os cuidados necessários para manter a segurança de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *