Quinta, 20 DE janeiro DE 2022

Câncer bucal: sintomas, Causas e consequências

O câncer bucal é uma doença bastante perigosa, e que afeta uma grande quantidade de pessoas no Brasil todo o ano. A estimativa, no ano de 2018, por exemplo, é de que a doença tenha afetado mais de 14 mil pessoas no país.

Publicado em:

29 de
out
Categorias: Saúde.

O câncer bucal é uma doença bastante perigosa, e que afeta uma grande quantidade de pessoas no Brasil todo o ano. A estimativa, no ano de 2018, por exemplo, é de que a doença tenha afetado mais de 14 mil pessoas no país.

Apesar de não ser um dos cânceres mais graves e fatais que existem, eles podem sim causar uma série de complicações e com um tratamento bastante incômodo durante um tempo. 

Por isso, é sempre importante entender suas causas, como prevenir, sintomas, consequências, etc.

Nesse artigo veremos tudo sobre o câncer bucal, entendendo esses pontos fundamentais para que a população consiga ter mecanismos para evitar essa doença.

Saúde bucal


Primeiramente, é fundamental destacar que cuidar da saúde bucal é um passo importante para evitar uma série de doenças, incluindo o câncer bucal. 

Com hábitos de higiene corriqueiros e ajuda de dentistas, que são especialistas que podem inclusive recomendar aparelho lingual preço, você certamente diminui as chances de ser acometido por essa e outras doenças.

Os hábitos de higiene são básicos, mas devem ser executados com constância. Confira alguns passos importantes para uma higienização bucal de qualidade no dia a dia:



  • Uso de cremes dentais;

  • Escovação após as refeições;

  • Uso do fio dental após a escovação;

  • Enxaguantes bucais.


Seguindo esses passos e balanceando a alimentação você diminui as chances de ter de resolver problemas bucais mais importantes, como cáries, canais dentários, gengivite, periodontite e até mesmo o câncer bucal. 

Essas doenças causam problemas estruturais nos dentes, inclusive de quem utiliza aparelho ortodôntico transparente.

Sintomas do câncer bucal


Falando especificamente do câncer bucal, ele possui alguns sintomas que são característicos, como manchas brancas ou avermelhadas na boca, nódulos no pescoço, mau hálito rotineiro e até mesmo sangramento nesta região.

Claro, apesar de que os cuidados com a saúde bucal ajudam a diminuir a incidência da doença, ela pode aparecer por diversos motivos e, portanto, é fundamental ficar atento com esses sintomas, mesmo que você tenha uma rotina de higienização bastante regrada.

Causas do câncer bucal


Normalmente, o câncer bucal está muito associado com a deficiência na higienização e cuidados com a saúde bucal. Entretanto, ele também pode estar atrelado a outros hábitos e problemas comuns na sociedade atual, como o tabagismo.

Segundo especialistas, o tabagismo, por exemplo, pode aumentar em até 8 vezes as chances de uma pessoa ser acometida por câncer bucal ao longo da vida. 

Esses números mostram como o tabagismo é perigoso, essencialmente porque diminui a imunidade e afeta diretamente a região bucal como um todo.

O câncer também está atrelado a hereditariedade. Ou seja, se você possui algum parente de sangue próximo que já teve problema com algum tipo de câncer, as chances de você ter ao longo da vida também aumentam. 

Isso, independentemente se você é adepto a uma boa higienização bucal e não tem o hábito de fumar. Por isso, é fundamental ficar atento.

Consequências


As consequências do câncer bucal varia muito da agressividade da doença e da forma como a pessoa tratou o problema. 

Uma pessoa que trata o câncer bucal já no começo, e faz o tratamento de forma adequada, tem mais chances de não sofrer com nenhuma complicação por decorrência da doença.

Entretanto, o câncer bucal pode afetar diretamente os dentes, por exemplo. Manchas dentárias podem surgir, necessitando de tratamentos como o clareamento dental quanto custa para restaurar a coloração original.

Em casos graves, assim como outras doenças, o câncer bucal também pode afetar a estrutura dos dentes. 

Isso pode ocorrer diretamente, por decorrência da doença, ou então por conta da falta de higienização bucal adequada durante o tempo de tratamento do câncer, visto que, a região é afetada, causando dores durante a higienização.

Em estágios ainda mais avançados, uma pessoa pode acabar tendo um ou mais dentes completamente afetados, que podem até cair. 

Nesse cenário, pode ser necessário que o paciente tenha de optar pela colocação de uma prótese fixa sobre implante para substituir um ou mais dentes que foram perdidos.

Prevenção


Naturalmente, existem dificuldades para se prevenir do câncer de boca, justamente por ser uma doença que pode passar de geração em geração. Entretanto, existem algumas práticas e hábitos que você pode ter durante sua vida que podem diminuir os riscos.

A higienização bucal, por exemplo, é fundamental para manter a boca saudável, ajudando ao longo da vida para se proteger dessa e de outras doenças. 

Se uma doença bucal te afetar de maneira grave em algum momento, o implante dentário carga imediata pode ser uma solução importante.

Evitar hábitos, como o alcoolismo e o tabagismo, por exemplo, também é fundamental para que as chances dessa doença te afetar sejam consideravelmente menores. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
[apss_share]

 

Outras Notícias

Câmara de Senador Canedo: Reinaldo Alves, herói ou vilão?
Suspeito de tráfico é preso com R$ 20 mil em cocaína, em Senador Canedo
Com mais um discurso político-eleitoreiro, Reinaldo Alves detona Divino e Laudeni Lemes
Coronavírus: espetáculo “A Paixão de Cristo” é cancelado em Senador Canedo
“O presidente colocou palavras na minha boca”, disse Marcelita Manze em sessão ordinária na Câmara
--->