cárie

Cárie dental: entenda por que ocorrem

 

A saúde bucal é um elemento fundamental na vida de qualquer pessoa, uma vez que traz benefícios importantes, ao mesmo tempo, uma das principais funções é evitar a cárie dental, que pode ocorrer por vários motivos

Assim, é uma indicação de qualquer dentista ou profissional da área que ela seja feita após as refeições e antes de dormir. 

No entanto, há vários outros cuidados que são necessários para que seja feita uma higienização completa na boca, de modo que seja possível evitar alguns problemas que surgem quando há dificuldade nessa limpeza bucal. 

Assim, ao mesmo tempo em que é preciso ir ao dentista com regularidade, justamente para conquistar uma saúde bucal efetiva, é também interessante investir na escovação dos dentes, pois quando bem realizada, ela pode prevenir problemas como as cáries.

De fato, assim como uma acupuntura para enxaqueca é o caminho para começar a tratar  o quadro, a escovação já é uma boa parte do caminho para quem quer agir de maneira preventiva, ou seja, evitando o surgimento de cáries.

Mas, para que seja mais simples entender o surgimento das cáries, há algumas explicações que devem ser feitas, de modo que o entendimento sobre o tema ajude na conscientização da importância de cuidar dos dentes.

Principalmente, porque quem já teve cáries sabe que elas podem se tornar dolorosas, impactando no bem-estar do paciente. 

Isso pode ser um problema maior durante as refeições, já que o acúmulo de comida na região pode agravar o quadro. 

Sendo assim, nada mais necessário do que absorver o tema e de assimilar os motivos pelos quais elas podem aparecer e se instalar na estrutura dos dentes.

Afinal, quando o assunto se torna mais claro, o paciente passa a investir em ações que podem evitar o aparecimento e promover a cura do problema, que depende da intervenção do dentista. 

De qualquer modo, se você se interessa pelo tema ou se quer resolver um problema de cárie dental, este artigo é para você. 

Não deixe, então, de seguir na leitura até o fim, para absorver as principais informações sobre o assunto.

O que é a cárie dental e quais são os sintomas?

Muitas pessoas, em algum momento da vida, já sentiram algum tipo de dor de dente. Assim, tal como a função de um crachá de identificação infantil, é necessário saber qual a causa e por que elas estão sendo sentidas. 

Para começar, é fundamental entender o conceito de cárie dental. A melhor definição possível é a de que ela se trata de uma deterioração dos dentes, que é provocada pela ação de algumas bactérias. 

Em geral, elas ocorrem quando fazemos a ingestão de alimentos, como é o caso dos carboidratos. As bactérias que ficam na boca absorvem o amido e o açúcar dos produtos consumidos, o que gera a reprodução e fixação delas nos dentes.

Com isso, forma-se a conhecida placa bacteriana, que precisa ser removida rapidamente para evitar futuros problemas. 

Quando a placa aparece, começam a surgir ácidos responsáveis por desmineralizar os dentes, causando corrosão da dentina e do esmalte.

Depois de iniciado esse processo, é a saliva que cumpre a função de combate da proliferação das bactérias, atuando de modo a equilibrar a acidez da boca. Quando as bactérias são mais efetivas que a saliva, começam a surgir as cáries.

Quando a cárie se instala no dente, o primeiro momento é silencioso. Inclusive, pode demorar certo tempo para que o paciente tenha alguma queixa ou sensibilidade em relação a ela. 

 Nesse sentido, tal como um exame neurológico evolutivo, a cárie será percebida após algumas etapas, e quando ela demora a ser tratada, o paciente pode ter prejuízos importantes na estrutura do dente. 

Por isso, os sintomas da presença da cárie dental devem ser percebidos o mais cedo possível para que um tratamento adequado seja realizado. São eles:

  • Sensibilidade a alimentos quentes;
  • Sensibilidade a alimentos frios ou gelados;
  • Dor de dente;
  • Dor ao mastigar.

Os primeiros sintomas geralmente são sentidos no consumo dos alimentos quentes ou gelados, pois eles causam sensibilidade. Mas, com a evolução do quadro, a dor pode aumentar, principalmente ao mastigar.

Nesses casos, nada mais urgente do que agendar uma consulta com o dentista, para evitar que o processo continue evoluindo, e que o tratamento seja mais doloroso. 

Os tipos de cárie

Também é válido ressaltar que, do mesmo modo que existem diferentes modelos de suporte de extintor, as cáries também são de tipos distintos. Essa informação é fundamental para um tratamento eficaz e correto.

O primeiro tipo é o da cárie coronária, elas surgem e ficam localizadas na parte de cima do dente. São comuns em crianças, mas podem ser vistas igualmente em adultos.

O segundo tipo é o da cárie radicular, que costuma ser bastante presente na dentição dos adultos. Nesse caso, a gengiva se retrai devido ao envelhecimento, o que faz com que uma região mais frágil do dente, que não tem esmalte, fique exposta. 

Por fim, há também a cárie recorrente, que acontece próximo de outras cáries já tratadas. Isso ocorre porque o acúmulo da placa bacteriana fica em torno da resina de tratamentos finalizados.

Independentemente do tipo de cárie, o único profissional habilitado para dar o diagnóstico do problema é o dentista, sendo por isso indispensável agendar um horário para atendimento, do mesmo modo que se faz com uma acupuntura para ansiedade.

Como tratar cáries dentais?

Na consulta com o dentista, o paciente será informado sobre a sua condição geral, ou seja, se há cáries, se é preciso realizar uma limpeza e qual será o melhor tratamento para o problema. 

Quando as cáries já estão instaladas nos dentes, o processo mais comum de ser realizado é o da restauração. 

Ele funciona removendo a lesão de cárie presente no dente. Depois, é realizada a limpeza da área que foi afetada.

Muitos dentistas hoje já utilizam um material especial, que funciona como um indicador químico, no qual é possível identificar facilmente a presença da placa bacteriana. Isso pode ajudar o paciente a realizar uma escovação mais eficiente.

Ao conseguir eliminar com sucesso a placa formada na boca, ele pode evitar a ação das bactérias, evitando as cáries. Mas, quando elas surgem, é necessário tratar para evitar a evolução do quadro. 

De qualquer forma, depois da limpeza o dentista aplica o material de restauração, que pode ser resina composta ou amálgama. 

A finalização acontece com o fechamento dos espaços, evitando a infiltração das bactérias, prevenindo também a deterioração posterior.

Em casos mais graves, o tratamento de canal é indicado. Muitas pessoas que já realizaram o procedimento relatam dores, além dos custos para a execução do procedimento, mas ele é de suma importância. 

O canal costuma agir realizando a manutenção de um dente que teve a sua estrutura danificada por cárie, ou mesmo por traumas. Assim, ele é responsável por remover o tecido que infeccionou ou que inflamou.

Isso pode, por exemplo, envolver a polpa do dente, que está na parte interna do osso. Depois dessa remoção, o espaço deve ser limpo e preparado para receber o preenchimento. Dessa forma, a infecção pode ser controlada. 

Para casos de dor intensa, é comum que o dentista indique a compra de medicamentos em uma farmácia com entrega, para que ele não sofra até a finalização do tratamento. 

A importância da prevenção

Tão necessário quanto tratar uma cárie é prevenir o surgimento dela. Para isso, alguns cuidados básicos podem ser a melhor maneira de agir. 

Escovar os dentes da maneira correta e várias vezes ao dia é um dos principais meios de prevenir cáries. Além disso, o uso do enxaguante bucal é um auxílio indispensável para aumentar a saúde da boca.

Em paralelo, evitar consumir alguns alimentos, como chicletes e balas, caramelos e jujubas, que costumam grudar nos dentes, é outra dica importante, pois a remoção dos resíduos pode ser mais difícil. 

Dessa forma, assim como o serviço de copeira preza pela higienização e limpeza, é fundamental cuidar dos dentes de modo eficiente, para prevenir o surgimento de cáries no curto, no médio e no longo prazo. 

Considerações finais

A saúde bucal nunca deve ser deixada de lado, pois se trata de um cuidado indispensável para o bem-estar e para a qualidade de vida. 

Quem investe no tratamento dos dentes evita dores, sensibilidade, mau hálito e o surgimento de cáries.

Por isso, não deixe de cuidar dos seus dentes diariamente e visite o dentista regularmente, para conseguir assim manter a saúde bucal em dia. Afinal, qualquer pessoa deseja ter um sorriso bonito e bem cuidado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *