casa de repouso

Casa de repouso: Quais são os principais critérios a serem levados em consideração?

Uma casa de repouso é um local onde os idosos podem ficar para receber os devidos cuidados. Este ambiente oferece toda a infraestrutura necessária para cuidar da saúde e garantir o bem-estar dessas pessoas.

Contudo, apesar de ser um ambiente agradável e, muitas vezes, mais adequado do que a casa da família, muitas pessoas relutam em colocar um parente para viver dessa maneira.

A imagem de um asilo, onde os idosos vivem isolados da convivência social, ainda permanece na mente de muitas pessoas, só que isso mudou muito nos últimos anos.

Ao contrário do que acontecia antes, em uma casa de repouso, a pessoa idosa não é isolada do convívio familiar e não se sente abandonada com outros na mesma situação.

As casas de repouso modernas oferecem serviços de qualidade e uma simples visita mostra a realidade dos que vivem nelas. Os idosos participam de atividades, recebem cuidados médicos e podem ver a família todos os dias.

É muito melhor ter a companhia de outras pessoas e uma rotina preenchida, do que passar o dia sozinho, o que pode ser até mesmo arriscado.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância das casas de repouso e quais são os benefícios oferecidos por elas.

A importância da casa de repouso

Procurar uma nova moradia para um idoso é um momento difícil para muitas famílias, pois boa parte, principalmente os filhos, não se sentem confortáveis com a situação.

A expectativa de vida cresceu muito nos últimos anos, só que é necessário se conscientizar sobre as necessidades reais de uma pessoa na terceira idade.

Uma vida longa tem como desafio manter o corpo e a mente saudáveis, não só para quem está na terceira idade, mas também para os familiares.

Qualquer pessoa responsável por esses cuidados precisa cuidar de muitos detalhes, como levar o idoso a uma clínica de nutrição, frequentar as consultas médicas, preparar os alimentos, cuidar da higiene, entre outras necessidades.

Antigamente, tudo isso era mais fácil, primeiro porque a longevidade não era alta, e segundo porque sempre tinha alguém disponível para cuidar. Mas a realidade da sociedade moderna é muito diferente.

As mulheres, por exemplo, fazem parte do mercado de trabalho e isso mudou a dinâmica social, não apenas no cuidado com os filhos, mas também com os idosos.

As pessoas não têm tempo de sobra para cuidar do jeito certo daqueles com idade avançada, e além de causar um verdadeiro estresse no relacionamento familiar, provoca angústia e preocupação, além de pode colocar a saúde e a vida do idoso em risco.

Como falamos, os asilos traziam uma sensação negativa por se assemelharem muito aos hospitais e por cuidarem das pessoas idosas de maneira isolada.

No entanto as coisas mudaram, e hoje em dia, as casas de repouso oferecem um tratamento de primeira, com atendimento psicológico e outros cuidados, como:

  • Atividades físicas;
  • Acompanhamento médico;
  • Lazer;
  • Entretenimento.

Muitos locais organizam até mesmo eventos para os idosos em épocas como Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, confraternizações religiosas, além do fato de que a família pode visitar sempre que quiser.

O idoso não fica isolado e as casas são totalmente equipadas como um verdadeiro lar, promovendo autonomia, sensação de bem-estar e tranquilidade para o morador e sua família.

Todos os cuidados necessários estão à disposição, ao contrário do que acontece na maioria dos lares com idosos, onde as pessoas precisam se ausentar para trabalhar, com uma rotina corrida e cheia de compromissos.

Sem falar no fato de que muitos imóveis não são preparados adequadamente para as necessidades das pessoas mais velhas, o que oferece riscos, principalmente nos banheiros e nos quartos.

Ainda existe um sentimento de obrigação de cuidar dos pais. É claro que os filhos e netos precisam acompanhar essas pessoas, oferecer amor, fazer companhia e cuidar de seu bem-estar e felicidade, mas não é necessário assumir os cuidados.

As casas de repouso cuidam muito bem dessa parte e a família se preocupará apenas em visitar o ente querido e ter a satisfação de vê-lo sempre bem cuidado.

Muitos residenciais para idosos dão total autonomia para que eles decidam até mesmo a decoração de seu quarto. Eles podem levar algumas peças de mobília que gostam, iluminar com letra caixa com led, dentre outras possibilidades.

Eles se sentem muito mais felizes dessa maneira e percebem que não são um peso ou um transtorno para a família. Fazem amizades com outras pessoas e ainda compartilham suas memórias com quem está vivendo a mesma fase.

Além de ser importante, a casa de repouso é uma instituição que traz uma série de vantagens para todos.

Benefícios das casas de repouso

Pessoas que vivem em casas de repouso têm muitos benefícios, assim como seus familiares, e dentre os que mais se destacam estão:

1 – Assistência 24 horas

Algumas casas de repouso são tão completas que possuem até totem luminoso na fachada, mas além de uma boa infraestrutura, boa parte oferece assistência 24 horas com enfermeiros e cuidadores.

Também oferecem equipe multidisciplinar para lidar com diferentes questões de maneira ágil e eficiente. São profissionais que acompanham os idosos no dia a dia e ajudam o morador a se adaptar às mudanças naturais dessa fase.

Médicos, cuidadores e enfermeiros formam uma equipe capaz de lidar com diferentes problemas de saúde, necessidades físicas e mentais, horário de medicação, higiene para os moradores que usam fralda e assim por diante.

2 – Mais segurança

Tanto os idosos quanto os familiares terão muito mais segurança no dia a dia, pois toda a casa é equipada para evitar acidentes domésticos comuns nessa fase da vida.

São espaços adaptados, com pisos antiderrapantes, rampas, barras de apoio e outros itens de segurança, para um cotidiano tranquilo e confortável.

3 – Conforto e autonomia

Os lares para idosos possuem uma concepção diferente em relação ao cuidado com essas pessoas. Os melhores profissionais de um cartão de visita psicologia ajudam no processo de adaptação e ajudam os moradores a serem mais independentes.

Essa concepção diferenciada permite que essas pessoas se sintam em casa, trazendo consigo pertences pessoais, como móveis, roupas, utensílios domésticos, objetos de recordação, dentre outros.

Os lares para idosos não são projetados apenas para cuidar da saúde deles, mas também para que tenham entretenimento, acesso à cultura, reabilitação para diversas condições, inclusive para aqueles que estavam hospitalizados.

4 – Convivência com outros idosos

A depressão da terceira idade é uma doença muito comum, mas que poucos dão a devida importância. Um idoso que passa muito tempo sozinho, deitado e sem nenhuma atividade pode sucumbir à tristeza.

Por outro lado, em uma casa de repouso, vai conviver com outros idosos e participar de várias atividades com eles, como a preparação de salgados assados congelados, cursos de pintura, momentos de conversa, entre outros.

Eles sempre terão companhia e isso evita a depressão, crises de ansiedade, estresse e até traumas. Todo o ser humano precisa fazer parte de um grupo, e em uma casa de idosos o que não falta é companhia para todos.

5 – Alimentação equilibrada

Uma dieta equilibrada é muito importante na terceira idade, pois eles precisam consumir os alimentos certos para prevenir doenças que aparecem com facilidade, por conta da baixa imunidade.

Muitas vezes, os filhos não têm tempo de preparar uma alimentação rica em todos os nutrientes essenciais para o idoso, mas nos residenciais, todos os alimentos são pensados para as necessidades da terceira idade.

Esses lugares contam com consultoria contábil para destinar toda a verba necessária na compra dos alimentos ideais e de boa qualidade.

6 – Mais qualidade de vida

Todos os benefícios acima trazem como resultado a qualidade de vida para os idosos. Toda assistência garante conforto e tranquilidade, não só para os moradores, mas também para os familiares.

Todos se sentiram seguros em saber que o idoso está sendo devidamente acompanhado por profissionais e recebendo muito mais cuidados do que receberia em casa.

Muito além de uma alimentação saudável, atividades e companhia, essas pessoas vivenciam momentos agradáveis, desde a hora em que acordam até a hora de dormir.

Eles se sentem mais dispostos, felizes e muito menos ansiosos e estressados, pois sabem que além de muito bem cuidados, podem receber as pessoas que amam em qualquer dia e horário.

Considerações finais

Optar por uma casa de repouso não é um ato cruel ou de abandono, muito pelo contrário: é um investimento na saúde e na qualidade de vida de alguém importante para você.

Os familiares podem visitar e até mesmo ajudar na decoração dos aposentos do idoso, como a instalação de papel de parede para sala de TV.

A única coisa que você precisa se preocupar é encontrar uma moradia adequada, segura e de confiança, e assim terá a certeza de que seus pais ou avós viveram dias muito mais felizes e completos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *