celular

Celular: O uso excessivo faz mal à saúde?

O uso do celular, ou smartphones, se tornou algo indispensável na rotina diária de todas as pessoas. São horas com cabeça baixa, olhos fixos e os dedos deslizando sobre a tela quase como em um estado de transe. Essa é a realidade de grande parte das pessoas hoje.

Smartphones já se tornaram quase que uma nova extensão do ser humano, pois possibilitam acompanhar notícias, participar de conversas em tempo real e a enviar mensagens instantâneas aos entes queridos, além de ser uma fonte de entretenimento.

Além disso, é claro que com tantas funcionalidades, o celular também se tornou um ótimo meio para pesquisar e comprar online. Seja para comprar uma cadeira fixa interlocutor ou até mesmo acessórios para o animal de estimação, o celular se tornou a opção número um.

Outro ponto igualmente benéfico é que os profissionais e empresas já estão se atualizando para atender a essa demanda criada pelos usuários de mobile, afinal, como foi dito, o uso de smartphones para realizar compras e contratação de serviços vem só aumentando.

Então, é comum que empresas de acessórios para caminhão Mercedes e outros segmentos de negócio deseje atingir o maior número de pessoas através das campanhas direcionadas ao mobile.

Porém, todo esse avanço e praticidade em ter acesso à informação do mundo todo na palma da mão não viria sem um contraponto que está cada vez mais em evidência: os problemas de saúde física e psicológica que o uso excessivo do celular causa.

Problemas que uso excessivo do celular causa

Os problemas causados pelo celular já podem ser notados em um grande volume de pessoas, principalmente entre os mais jovens.

Esses problemas causados, junto ao vício podem chegar a ser tão extremos que já tem o nome de Nomofobia. O nome foi dado para pessoas que sofrem um medo irracional de ficar sem o smartphone até por pequenos períodos de tempo.

Porém, este é um dos estados mais avançados. Alguns outros problemas menos complexos, mas igualmente preocupantes são:

1. Ansiedade e depressão

Algumas pessoas se tornam reféns de tudo relacionado ao mundo digital e suas interações nele, como curtidas e comentários nas redes sociais.

Essa busca intensa para aceitar e usar a ferramenta como meio de escape pode levar ao vício, depressão e ansiedade.

2. Insônia ou distúrbios do sono

O uso intenso do telefone antes de dormir pode causar problemas para adormecer, mau humor e cansaço.

As luzes e sons emitidos, nesse caso, colocam o corpo em estado de alerta, atrapalhando muito o sono.

3. Problemas de visão

Os smartphones podem causar problemas de visão, como fadiga ocular, miopia e olho seco devido ao tamanho pequeno da fonte e ao uso do dispositivo no escuro.

Isso porque quando focamos nossos olhos em um aparelho, se pisca menos, o que por sua vez produz menos lágrimas para lubrificar a superfície ocular.

4. Problemas de postura

Quando usamos telefones celulares, geralmente mantemos o pescoço para a frente por muito tempo.

Essa postura pode sobrecarregar a coluna, causando dores no pescoço, ombros e até dores de cabeça.

5. Ganho de peso

Passar horas em frente a uma tela pode levar a um estilo de vida sedentário. Isso ocorre porque ao passar muito tempo parados e conectados aos telefones, reduz a quantidade de atividade física.

Com isso, o corpo começa a acumular excesso de nutrientes e gordura, assim, causando o ganho de peso e em casos mais graves, leva até complicações devido ao peso.

Formas de equilibrar o uso do celular

O uso do celular pode levar a uma vida mais equilibrada e saudável. Para isso, algumas práticas são necessárias. Algumas delas que podem ajudar são:

  • Manter a cabeça ereta enquanto utiliza o celular;
  • Levar o celular sempre à altura dos olhos;
  • Fazer exercícios de alongamento para o pescoço;
  • Evitar o uso do celular antes de dormir;
  • Reduzir o olhar constante para a tela;
  • Utilizar ambas as mãos para digitar;
  • Não deixar o celular tão acessível ao almoçar e jantar;
  • Estipule horários para acessar as redes sociais;
  • Ao ter tempo de lazer, priorize atividades off-line.

Esses são apenas alguns pontos que podem aumentar a qualidade de vida de uma pessoa que faz uso excessivo de seu smartphone.

Lembrando que não há problema nenhum usar o celular para pesquisar sobre assuntos ou produtos como rede de proteção para escada caracol caso tenha interesse. É apenas ideal fazer isso com moderação para não tornar o uso do celular um vício.

No entanto, caso haja dificuldade em fazer um uso moderado do celular, é recomendável que a pessoa procure ajuda de um profissional antes que o problema se agrave.

Porém, para ajudar a entender mais sobre formas de reduzir o uso constante do aparelho no dia a dia, algumas dicas extras a seguir podem ajudar nisso.

Se desapegue das notificações

Com certeza todos já se distraíram com uma tarefa ou até mesmo uma atividade de lazer ao receber algumas (ou muitas) notificações no smartphone.

Isso é ainda mais recorrente para pessoas que utilizam seu celular para trabalhar, como por exemplo aquelas que atuam no ramo de alinhador automotivo 3D e acabam tendo que checar notificações de minuto em minuto.

Sendo assim, a primeira  dica é verificar as notificações apenas em determinados horários do dia para evitar que o uso do aparelho celular prejudique as demais atividades.

Afinal, ficar obcecado com os telefonemas e mensagens assim que os pega nem sempre é o melhor para a produtividade no dia a dia.

Organize os aplicativos por ordem de utilidade

Assim como em um tablet, ao ligar o telefone, a pessoa se depara com uma variedade de aplicativos instalados.

Entretanto, nem todos são de grande utilidade para o dia a dia. Então, para limpar a tela inicial da melhor maneira possível, fica o conselho: é preferível guardar apenas os aplicativos que são mais usados todos os dias.

Esses aplicativos podem ser relacionados a bancos, timers, aplicativos de venda de bandeja de veludo para gaveta e outros itens necessários, aplicativos de entrega de comida ou bebida, entre outros.

Evite checar o celular ao acordar ou ir dormir

Sentir uma certa ansiedade ao receber ligações ou ver algumas notificações no celular é perfeitamente normal, porém, se isso se torna algo compulsório e é feito até mesmo antes de ir dormir, é preciso rever os hábitos.

Isso porque a luz azul emitida pela tela dos smartphones sobrecarrega o sistema ocular e acaba por deixar a pessoa em estado de alerta. Esse estado acaba por fazer com que a insônia seja bem mais recorrente e o descanso acaba sendo prejudicado.

O mesmo vale para as pessoas que checam o celular assim que acordam, pois ao fazer isso, o cérebro já começa o dia com uma sobrecarga de informações e isso faz com que a pessoa tenha sintomas de ansiedade e cansaço ao longo do dia.

Portanto, é indispensável evitar o celular ao dormir e acordar, principalmente se a pessoa trabalhar com algo que requer uma atenção extrema, como corte laser por exemplo.

Não utilize o brilho da tela no máximo

Outra dica importante é ajustar corretamente o brilho do smartphone. A luz emitida pelos celulares pode causar problemas de visão se usada em excesso.

Então, essa é uma boa hora para experimentar o uso do modo escuro ou apenas deixar o brilho no máximo em situações que realmente sejam necessárias, como em locais escuros ou até mesmo sobre a luz do sol, já que a tela dos celulares tende a ficar escurecida.

Desligue o celular durante o dia

Vale lembrar também que muitos dos melhores momentos da vida acontecem fora do mundo digital. Portanto, é preciso desligar o telefone com mais frequência e aproveitar a leitura, o bate-papo com a família ou uma merecida pausa de fim de semana.

Pode parecer difícil para pessoas que trabalham em empresas que requerem uma atenção constante, como no setor de comunicação visual especializado em produção de letra caixa, por exemplo.

No entanto, desligar o celular durante alguns momentos durante o dia pode proporcionar uma rotina menos estressante, mais produtiva e muito gratificante.

Desligar o celular durante as refeições (café da manhã, almoço e jantar), em momentos com a família ou amigos, durante a prática de um hobby, para se concentrar melhor nos estudos e outras situações que necessitam de foco é muito recomendável.

Considerações finais

Por fim, vale ressaltar novamente que por mais benefícios que os telefones celulares possam trazer para a vida cotidiana, o uso excessivo pode ser extremamente nocivo à saúde física e psicológica.

Pessoas que trabalham com tecnologia como comodato de impressora, softwares, entre outros tipos, já tem uma boa noção de como o contato constante com as telas pode ser algo viciante, porém é preciso encontrar equilíbrio.

Dessa forma, com as dicas presentes neste artigo, será possível começar a adaptar a rotina para uma vida mais saudável longe do uso frequente das telas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *