Dores de cabeça

Como aliviar dores de cabeça sem ajuda de remédios?

Não é difícil perceber como nosso estilo de vida contemporâneo, embora possa trazer várias vantagens e facilidades, traz também problemas e desafios, como dores de cabeça recorrentes em quem trabalha muito.

Não que ela esteja sempre relacionada com o trabalho, mas o fato é que a correria de quem vive nas metrópoles pode ser consideravelmente maior do que a de quem reside em cidades e localizações mais afastadas ou interioranas.

A não ser em casos ainda mais específicos, como pessoas que exercem uma atividade nichada cujas exigências são atípicas. Como no caso da medicina esportiva e treinamento atlético, que pode estudar a dor de cabeça nesse universo.

Ali certamente as razões vão acabar sendo outras, pois os atletas costumam valorizar muito bem seu sono, descanso e treinos, priorizando sempre o mais saudável. 

Ao contrário de quem trabalha na correria e acaba negligenciando todos esses fatores.

Por outro lado, o mesmo atleta pode acabar se esforçando demais em algum treino, ou consumindo certa substância em quantidade errada, passando também por quadros de dor de cabeça. Isso mostra como se trata de algo complexo e variável.

Além disso, a própria dor pode ter não apenas vários motivos e origens, mas também pode passar por sintomas consideravelmente diferentes em relação às partes da cabeça, como a nuca, a testa, o fundo dos olhos e daí em diante.

À frente vamos explorar em detalhes cada um desses quadros, às vezes percebemos o problema ao entrar em uma pista de dança iluminada, embora a dor não tenha nada a ver com a própria dança. Outras vezes, mesmo parados, já começamos a sofrer.

Sendo assim, este será voltado para os principais modos de como aliviar as dores de cabeça sem ajuda de remédios, como com o uso de compressas, massagens e até tomar chá ou mesmo café.

O que implica trazer vários conceitos e características também, para mostrar teoricamente quais as principais causas e tipos diferentes de dores de cabeça. Só assim é possível partir para dicas práticas e conselhos realmente aproveitáveis.

Lembrando que é fundamental saber a hora de ir ao médico, seja um neurologista, fisioterapeuta ou clínico geral, que encaminha para a especialidade necessária. Geralmente o que indica isso é a insistência da dor, ou se ela ficar muito forte.

No ambiente de trabalho, como uma grande fábrica de caixa de correio de inox, pode ser até que haja enfermaria ou espaço dedicado a isso, pois algumas indústrias são até obrigadas a dar esse suporte. Mas, se não for o caso, peça licença do trabalho.

A prioridade é sempre a saúde da pessoa, uma vez que, além do desconforto tremendo que a dor de cabeça pode chegar a causar, pode haver razões bem graves para ela ocorrer, sobretudo quando não há motivo aparente e nem assim ela cessa.

Diante de tudo isto, se o que você deseja agora é justamente entender de uma vez por todas por que a dor de cabeça acontece e como exatamente aliviá-las graças a medidas que não usam remédio e nem fazem mal, então basta continuar por aqui.

O que é a dor de cabeça?

Também chamada de cefaleia no Brasil, a dor de cabeça não passa de um sintoma que ocorre por meio de dores concentradas em regiões do corpo que ficam acima do pescoço e acima da altura do queixo ou da face como um todo.

Embora dores atrás da maçã do rosto, dos olhos e sobretudo da testa já entrem nessa classificação, o fato é que do queixo para baixo e da nuca para baixo, o problema pode ser outro bastante diverso e já não leva o nome de cefaleia.

Além disso, a dor de cabeça pode irradiar, surgindo em um ponto facilmente ou nem tão facilmente identificável, para então se espalhar por outras regiões da cabeça.

Sobre a intensidade, ela pode ir desde um pequeno desconforto, como algo que no máximo incomodaria alguém que fosse passeador de cachorro e estivesse concentrado no seu trabalho, até pontos em que a região começa a latejar ou mesmo dar pontadas.

No segundo caso, pode haver indício de algo mais grave por trás, já que dificilmente uma simples falta de sono ou de alimentação causaria algo tão incômodo.

Outras características inconfundíveis e importantes de considerar é que a dor pode aparecer aos poucos ou já bater imediatamente. Assim como pode durar alguns minutos, algumas horas ou mesmo dias, nos casos mais graves.

Segundo dados do próprio Ministério da Saúde nacional, a cefaleia entra entre as cinco principais queixas dos brasileiros em termos de doenças, perdendo apenas para:

  • Ansiedade;
  • Alergias;
  • Dor nas costas;
  • Estresse.

Na prática, já estão registrados mais de duzentos tipos diferentes de dores de cabeça. 

Neste caso, fala-se especificamente em cefaleias, sinusites e enxaquecas, cada um dos três tipos ficando com dezenas de subdivisões em sua categoria.

Essas categorias são muito objetivas e científicas, funcionam mais ou menos como quando falamos de uma CNH deficiente físico, que tem vários tipos existentes e concede benefícios de acordo com eles.

No caso da dor de cabeça, outra divisão pertinente é a de grau primário ou secundário. No segundo caso, temos quadros absolutamente incômodos que sempre levam ao médico, de um modo ou de outro, podendo indicar desde sinusite aguda até tumor cerebral.

O primeiro caso é o que pode ser tratado do modo como estamos lidando aqui, por não passar de dores comuns, às vezes associadas a traços mais simples como poluição, estresse ou mesmo tosse e uma simples gripe.

Que tal tomar um chá?

O avanço da medicina é algo de que se deve ter orgulho, e sempre é preciso recorrer a ela e aos hospitais quando se necessita de algo mais sério.

Contudo, é um erro achar que antigas soluções para incômodos como dor de cabeça não podem ser usadas. Elas são o que hoje se convencionou chamar de “receitas da vovó”. 

Na verdade, os alívios para a cefaleia sem remédio estão aí para provar como tudo isso é realmente eficiente, podendo resolver um problema sem nenhum impacto químico no nosso organismo, sobretudo quando falamos de crianças e idosos.

No caso do chá, podemos falar do famoso gengibre, que tem propriedades altamente analgésicas e até mesmo anti-inflamatórias. 

Ambas ajudam a aliviar a dor de cabeça, e dependendo da origem que tinha, ajudam no tratamento, que é natural.

Para encontrar o ingrediente, basta entrar em qualquer hortifruti daqueles que vendem desde bananas e maçãs até frutas vermelhas secas. O gengibre é bem comum e faz parte da mesa do brasileiro em várias regiões do país.

O ideal é que você consuma uma xícara desse chá de gengibre, que com dois centímetros da raiz já pode fazer um bem tremendo para a saúde.

O processo pode começar direto na água do chá, apenas mergulhando a porção de gengibre em água fervente por cerca de cinco minutos.

Depois é só coar, tirar de lado para deixar esfriar até a temperatura ideal para ingestão, e enfim, consumir com ou sem acompanhamento.

O poder do café

Pouca gente sabe, mas no caso do café temos uma solução para a cefaléia que é, no fundo, bem mais simples do que a do chá de gengibre ou de qualquer outra coisa.

Basta uma xícara de café bem forte, se possível sem açúcar. Solução que, inclusive, se popularizou como remédio às famosas ressacas do dia anterior.

Porém, é preciso considerar que cada pessoa tem um tipo de reação ao café, você não precisa ir atrás da classificação do ambiente em que os grãos foram plantados, ou saber a fundo como a torrefação foi feita.

Mas, é ideal que saiba ao menos se o café costuma cair bem para você, pois em alguns casos raros ele pode até mesmo piorar a dor de cabeça.

Neste caso, reforce bastante na quantidade de água que vai tomar. Inclusive, ingerir mais de 2 litros por dia também pode ser uma solução para a própria cefaleia, haja vista que a desidratação chega a ser uma causa de dor de cabeça.

A função das compressas

Esta é outra solução que nos remete a um tempo saudoso e que alguns nem sabem que ainda existe. Mas, a verdade é que qualquer farmácia comum pode ter compressas à venda, seja para aplicação fria ou morna.

Um diferencial desta solução é que ela é local, você pode aplicar a compressa na nuca, na testa ou onde sentir que a dor mais age. Mesmo que ela seja irradiante, basta escolher o local de onde ela parte e isso já pode ajudar muito.

Também temos o benefício de que é algo rápido, se você estiver na empresa onde você trabalha com projeto layout corporativo, é possível fazer isso por 15 ou 20 minutos e já ver uma melhoria considerável.

Se a dor for oriunda de estresse, use sobretudo as compressas quentes ou mornas. Se for algo típico de enxaqueca, priorize as opções de água gelada.

Considerações finais

Sendo assim, as dores de cabeça ou cefaléia continuam acometendo muita gente pelo Brasil todo, prejudicando tanto a vida profissional e social quanto a pessoal.

Acima indicamos as principais causas e tipo de dores, listando várias maneiras de aliviar esse problema de modo natural, sem a ajuda de remédios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *