Sociedade Trânsito

Como aprender de vez a andar de bicicleta! Tutorial

Neste artigo você aprenderá de uma vez por todas, Como aprender de vez a andar de bicicleta! Tutorial muito explicativo e facil de aprender

Não aprendeu quando era criança ou procura dicas para ensinar seu filho? Veja 9 dicas para pedalar sem erro!

Desde que a bicicleta foi inventada, há alguns séculos, ela se tornou um importante meio de transporte em várias civilizações. Ela é acessível, sustentável, ágil e ainda faz bem para a saúde. Aprender a pedalar virou quase uma tradição que passa de geração em geração.

 

Quem aprendeu quando criança certamente ainda se lembra da sua bicicleta com rodinhas, acessório que ajuda os pequenos a começarem a se movimentar com o veículo até adquirirem segurança para andarem apenas sobre duas rodas. 

 

No entanto, esse não é o único jeito de aprender. É possível pular essa etapa, tanto para crianças quanto para adultos. Portanto, fizemos um texto com outros segredos que vão te ajudar durante esse processo. 

Escolha um lugar tranquilo

A bicicleta pode ser usada para se locomover nas grandes cidades e até mesmo em trilhas e vias cheias de desníveis. No entanto, isso deve ser reservado para quem já tem experiência. Quem está aprendendo precisa treinar em um lugar adequado para isso.

 

É importante que o lugar seja calmo, sem a presença de muitos veículos ou pessoas, justamente para evitar acidentes. Pode ser aquela praça, parque ou rua sem saída perto da sua casa. 

 

Também é bom que o local seja plano, para que você possa pedalar em baixa velocidade enquanto aprende a se equilibrar. Entender o mecanismo de inércia da magrela é o segredo para não cair, mas isso exige algum treino!

Pegue a bike certa (e regule)

Quem tem experiência consegue pedalar qualquer bike, mas o ideal, mesmo assim, é ter uma que tenha as condições ergonômicas ideais para você. É essencial, pelo menos, conseguir encostar os dois pés no chão, o que te garante parar em segurança quando desequilibrar (e isso vai acontecer algumas vezes no início).

 

É importante regular essa bike, abaixando e levantando o selim da forma mais confortável para você.

Teste o freio e as marchas

Aprender a frear é fundamental porque é algo que você vai precisar fazer para parar a bike. Se a bicicleta tem marchas, também é muito importante saber como elas funcionam e qual é a melhor para cada ocasião. 

Treine girando o pedal para trás

Caso você nunca tenha pedalado antes, vai precisar se familiarizar com o giro dos pedais para não se embananar quando a bike estiver em movimento. 

 

Uma forma de fazer isso é girando-os para trás, já que dessa forma a bicicleta não se movimenta. Você pode pedir para alguém segurar a bike enquanto treina por alguns minutos antes de começar.

Comece “remando” pelos pés

Isso mesmo, um bom jeito de aprender a se equilibrar na bicicleta é começar a se movimentar com os dois pés no chão, como se estivesse remando. Alguns modelos de bicicletas para crianças pequenas já seguem essa lógica e, inclusive, não têm pedais.

 

A ideia é pegar algum impulso e tirar os pés por alguns segundos. Vá repetindo o processo até sentir que entendeu como se equilibra. Aí é só começar a pedalar devagar!

Peça ajuda de alguém que sabe andar

Essa é uma boa dica sempre, tanto para que a pessoa te ajude quanto para aquela mãozinha amiga, como ir empurrando a bike enquanto você aprende a se equilibrar. Se for uma pessoa querida, vocês podem aproveitar para criar memórias afetuosas e divertidas. Sempre sai alguma boa história do processo!

Mantenha as mãos no guidão

O guidão serve não apenas para dar o rumo, mas também para te ajudar a se equilibrar na bicicleta. Se pedalar sem as mãos não é recomendado nem para quem é experiente, muito menos para quem está aprendendo. 

 

Lembre-se de que também é importante estar com as mãos posicionadas corretamente no manete dos freios caso precise fazer uma parada de emergência.

Ganhe alguma velocidade

Você não precisa sair pedalando correndo na primeira vez, mas é importante que saiba que a velocidade ajuda no equilíbrio. Por isso, ir devagar demais também não é uma boa ideia para quem está aprendendo. Aos poucos, você vai encontrar um meio-termo.

Use equipamentos de segurança

Usar equipamentos de segurança, como capacetes, cotoveleiras e tornozeleiras é essencial para não se machucar. Eles são recomendados sempre, mas, no início, mais ainda.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.