Como começar a vender marmitas fitness?

Planejar um cardápio levando em conta seu público-alvo e escolher um bom distribuidor de alimentos são dicas essenciais. Veja outras a seguir! 

Um dos ramos mais promissores para quem quer empreender é o de alimentos. O motivo é simples: as pessoas precisam comer todos os dias e nem todo mundo tem tempo, sabe ou gosta de cozinhar. Quem sabe preparar receitas saborosas, então, tem aí uma oportunidade.

Com a preocupação com saúde e corpo em alta, a alimentação saudável e fitness é tendência, fazendo com que esse seja um ramo a se explorar. Mas, não basta saber cozinhar para montar um negócio — essa crença é, inclusive, um dos principais motivos pelos quais muitos não vão para frente.

Para vender marmitas é preciso se planejar, encontrar um fornecedor de produtos para restaurantes e ser bom com as contas. Para te ajudar, fizemos uma lista com dicas de quem conseguiu se consolidar no mercado de alimentação saudável.

Pesquise o mercado

Antes de começar, é interessante conhecer a história de outros empreendedores que atuam no ramo. A internet é uma boa ferramenta para isso, mas também é interessante conversar com pessoas que vendem marmitas: pergunte o que elas gostariam de ter ficado sabendo antes de começar.

Defina um público-alvo

Essa é uma etapa muito importante, pois vai te ajudar a definir muitas outras coisas, como o cardápio, o plano de logística, a precificação e até os melhores locais para anunciar as marmitas. Para quem você quer vender e onde estão essas pessoas são duas perguntas básicas das quais você deve ter clareza na resposta.

Faça um plano de logística

Depois de definir para quem você quer vender, é hora de pensar em como você vai fazer as suas marmitas chegarem até essas pessoas. Pode ser uma boa ideia dar descontos para quem puder buscar direto na sua cozinha, mas você também terá que pensar nas entregas. Qual a melhor forma? Depende da sua estratégia. 

Você pode utilizar o serviço de algum aplicativo de delivery ou ter um entregador próprio e embutir esse custo no preço da sua marmita. Para o público fitness, também pode ser interessante pensar em entregas de bicicleta, mais sustentáveis. Muita gente está disposta a pagar mais, por isso, avalie.

Pense nos ingredientes

Antes mesmo da definição de seu cardápio, é importante pensar nos produtos que você vai precisar para cozinhar as suas receitas. É importante escolher um distribuidor de alimentos, onde você possa comprar ingredientes de qualidade e com bom preço. 

Pode ser o caso também de investir em produtos regionais e sazonais, que você possa repor na feira perto da sua casa. Tudo depende de onde você está, do seu público e do perfil da sua marmitaria.

Defina um cardápio

Essa etapa também depende bastante do público-alvo. Quem vai comprar sua marmita quer emagrecer, ganhar massa ou apenas comer de maneira mais saudável? Se não tiver clareza disso, volte para a dica dois. Vale até visitar as academias do seu bairro e fazer uma pesquisa.

No início, uma dica é não ter muitos pratos, especialmente se você vai cozinhar sozinho. Mesmo assim, é interessante ter alguma variedade e pelo menos uma opção vegetariana ou vegana, outro nicho crescente entre quase todos os públicos.

Cuide das embalagens

As embalagens devem ser de boa qualidade, garantindo uma conservação adequada dos alimentos. Se possível, invista em modelos personalizados, deixando a sua marca em evidência. Outra opção é usar adesivos com a sua logo para lacrar. Não se esqueça de etiquetas com informações nutricionais e prazo de validade.

Anuncie no lugar certo

Mesmo com todos os cuidados acima, o seu negócio só vai prosperar se você tiver clientes e, para isso, é preciso anunciar nos lugares certos. As redes sociais são ótimas ferramentas para isso, mas é preciso falar na linguagem do seu público-alvo.

Também é interessante, especialmente no início, colar cartazes e panfletos em academias e pontos-chave do seu bairro. Outra dica é oferecer descontos para os clientes que indicam a sua marca para outros: pode ser um brinde ou uma porcentagem a menos na próxima compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *