Como criar conteúdos baseado nos consumidores do seu blog?

Como criar conteúdos baseado nos consumidores do seu blog?

Se você tem um blog sabe a importância de mantê-lo sempre ativo e principalmente de como ele pode ser impactante dentro de todo o organismo do seu negócio, certo? Um blog bem estruturado é capaz de alavancar uma marca e fazer com que o marketing de conteúdo seja extremamente eficaz dentro de uma empresa, mas é claro que ele por si só não vai apresentar resultados. 

É preciso cuidar principalmente do conteúdo postado dentro do seu blog, mas quando falamos na escolha de conteúdos para muitos, essa é a parte mais complicada de toda a operação. O que postar? Quais pautas escolher? Quais assuntos devo adicionar na minha página? Com tantas perguntas muitos acabam seguindo o caminho mais básico: criar conteúdos baseado naquilo que acredita ser melhor, e nem precisamos falar como essa prática pode ser negativa, certo? 

Por mais que você ache determinados assuntos interessantes, eles não tem que agradar a sua empresa, eles devem agradar o seu consumidor, de acordo com pesquisas da Janrain, 74% dos usuários se sentem frustrados quando o conteúdo de um site não gera nenhum interesse para ele, acredite, não existe nada mais decepcionante para um visitante do que não se sentir atraído nem identificado com um conteúdo.

Então é preciso focar no usuário, criar conteúdos que sejam baseados nos seus consumidores do seu blog, mas como fazer isso? É necessário se aprofundar, assim como em um raio X veterinário, é preciso fazer um diagnóstico e entender a fundo tudo sobre os consumidores. 

No texto de hoje, nós iremos te mostrar como criar conteúdos baseado nos consumidores do seu blog, bora conferir como alcançar as pessoas certas da forma certa? Então vamos lá!

Defina suas métricas

Criar um conteúdo baseado nos consumidores requer um certo planejamento prévio, principalmente para entender a coleta de dados e quais informações sobre ele você acredita ser relevante para aplicar em seus conteúdos. 

Sendo assim, o primeiro passo é definir as suas métricas e criar algumas metas vinculadas à coleta de informações e é claro, a sua produção de conteúdos. Entenda quais pontos são relevantes para entender o comportamento dos consumidores. 

Saiba quais dados e informações são mais necessárias, onde deve estar seu foco, quais escolhas devem ser feitas e por aí vai, crie um plano completo com métricas que irão te ajudar durante a sua jornada. 

Colete todos os dados dos usuários e entenda seu público-alvo

Agora que você já sabe o tipo de informação relevante para a sua criação de conteúdos personalizados, procure começar coletando informações dos usuários, para isso, utilize algumas ferramentas que irão te auxiliar durante a sua jornada. 

O Google Analytics por exemplo, pode ser extremamente útil para entender sobre os usuários e definir o seu público-alvo, informações como sexo, idade, localização geográfica, profissão, interesses, gostos pessoais, entre outros, podem ser importantes para o desenvolvimento dos seus conteúdos. 

Também é importante coletar dados considerados pequenos, assim como ter um lixa para massa corrida sempre é algo relevante e muitas vezes passa batido, procure compreender informações adicionais que tenham vínculo com o seu blog, quanto mais conhecer sobre seu público, melhor será. 

Como criar conteúdos baseado nos consumidores do seu blog?

Fique de olho no engajamento e nas opiniões dentro da sua página

Para te ajudar ainda mais nessa coleta constante de dados, recomendamos que fique de olho no engajamento presente dentro do seu blog e nas opiniões que as pessoas dão dentro da sua página e até mesmo fora dela. 

Verifique o que os usuários estão falando sobre os seus conteúdos, confira os fóruns de debate, as perguntas e os questionamentos que sempre aparecem dentro da sua página, leia um por um se for necessário, coletar feedbacks e entenda opiniões que te ajudam a melhorar e compreender mais o que aqueles consumidores querem.

Também fique de olho em outros canais de comunicação que podem adicionar informações dentro da sua pesquisa, veja o que é postado ou interagindo nas redes sociais, no e-mail entre outros, todo detalhe é valioso e quanto mais informações obtidas, melhor será para a produção do seu conteúdo. 

Confira os conteúdos mais vistos e tópicos mais procurados

Finalizando a sua pesquisa é uma hora de dar uma olhada nos acessos presentes dentro do seu blog, para isso, confira quais foram os conteúdos mais vistos, quais tiveram mais interações como curtidas e compartilhamentos, e quais tiveram mais sucesso. 

Talvez você achava que um texto sobre reciclagem tivesse mais visualização, mas na verdade o maior sucesso ficou por conta do conteúdo sobre sua empresa de coleta de lixo, estudar os acessos ajuda a entender os hábitos, preferências e quais conteúdos é possível ter como base. 

Por fim, também procure dar uma olhada nos tópicos mais procurados pelo seu público, agora que você já sabe quem são seus consumidores, dê uma olhada em sites como o Google Trend, ele pode te fornecer diversas boas ideias. 

Crie um conteúdo pensando nos gostos do seu público

Com tudo coletado e cada passo acima seguido, é hora de começar a criar seus conteúdos baseados em tudo aquilo que viu até agora, ou seja, com o foco total nos gostos do seu público. 

Procure pensar desde o título até a conclusão, nas preferências dos seus consumidores, o que eles gostariam de ver, qual pauta deve ser abordada, qual linguagem deve ser adotada e até mesmo quais formatos eles preferem. 

Cada detalhe é relevante nesse ponto, então procure pensar de forma exclusiva no seu público, remova suas preferências pessoais e se coloque no lugar do consumidor para criar um conteúdo diferenciado e que ele goste. 

Seja detalhista e não se esqueça da personalização

Não se esqueça de ser detalhista (mas sem exageros), dê ao público exatamente o que ele quer, mas também não force a barra como se estivesse colando etiquetas de acrílico em cada parágrafo, aborde o assunto com o tom certo e de forma personalizada. 

Traga um charme único para o conteúdo, gere identificação e foque na personalização, não faça algo genérico, entregue exatamente aquilo que o seu consumidor quer consumir, pode ser uma jornada complicada mas acredite, é extremamente recompensadora. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *