Brasil Economia

Como é calculado o valor dos carros?

Descubra quais fatores são considerados na hora de definir o preço de um carro 

Com o aumento recente no preço dos veículos, muitos consumidores têm se perguntado como é calculado o valor dos carros. A Tabela Fipe é uma das principais referências do mercado, especialmente para a venda de carros usados.

A tabela também é usada como referência pelas seguradoras, que consideram o valor do veículo na Fipe para estipular o preço dos seguros. Por isso, para entender como é calculado o valor dos carros, primeiro você precisa conhecer a Tabela Fipe. 

Por dentro da Tabela Fipe

A Tabela Fipe funciona como um parâmetro referencial utilizado no mercado de carros usados e seminovos. Criado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ele serve como orientador para avaliação e negociação de preços de carros, motos, caminhões, triciclos, quadriciclos e micro-ônibus.

É importante lembrar que os valores da tabela são uma referência, por isso, nas negociações os preços praticados podem ser diferentes da Fipe, já que observam: condições do veículo, conservação, acessórios, cor, região, entre outros.

A Tabela Fipe também é utilizada para o cálculo de tributos como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e financiamentos. 

O que é considerado na hora de definir o valor de um carro

Afinal, o que é considerado na hora de definir o valor de um carro? A Fipe é uma das referências mais conhecidas e amplamente utilizadas. 

O índice coleta preços de veículos usados, seminovos e novos em todo o território nacional. Com esses valores, os pesquisadores da Fipe descartam os preços mais altos e mais baixos.

Apesar de ser muito utilizada, ela não é o único fator que define o valor final do veículo. Há vários outros fatores que são observados na hora de estabelecer o valor final para compra e venda.

  • condições gerais do veículo e estado de conservação;
  • disponibilidade no mercado (oferta de veículos naquelas mesmas características);
  • acessórios;
  • cor do veículo;
  • região em que a negociação está sendo realizada, entre outros.

Na Tabela Fipe não estão contemplados veículos blindados, personalizados, veículos de importação, veículos de teste, veículos de frota, com conversão de motor, veículos transformados, veículos de fabricação própria e veículos de marcas que não estão consolidadas no mercado. 

Portanto, se o veículo que você pretende negociar não está contemplado na Fipe, a tabela não pode ser utilizada como referência no cálculo dos preços. 

Por outro lado, caso ele seja mencionado na tabela, além do seu valor referência, você deve considerar também as condições gerais e estado de conservação do veículo, a disponibilidade daquele modelo no mercado, acessórios e outros aspectos gerais que possam impactar positiva ou negativamente no preço. 

Como consultar a Tabela Fipe

Quer saber qual é o valor estimado de mercado de um veículo? Comece consultando a Tabela Fipe. A consulta pode ser feita diretamente no site do Instituto, seguindo o processo abaixo:

  • marque o tipo de veículo — carro, caminhão ou moto;
  • selecione o tipo de pesquisa comum;
  • informe a marca do veículo, seguido do modelo e o ano. Você precisa seguir essa etapa de preenchimento para conseguir realizar a pesquisa.
  • clique no botão “pesquisar” e o sistema fornecerá uma tabela com o preço médio.

A pesquisa apresenta o mês de referência, código Fipe, dados do veículo, data da consulta e valor médio de mercado. 

Além do site, você consegue fazer a pesquisa por meio do smartphone, utilizando aplicativo próprio para consulta da Tabela Fipe.

Como calcular o valor do seu carro

Depois de pesquisar o valor médio de mercado segundo a Fipe, você pode fazer uma pesquisa junto a sites de revenda de veículos, avaliando qual é a disponibilidade de veículos semelhantes ao seu junto ao mercado.

Somado a isso, analise aspectos relacionados às condições de uso e conservação e use essas informações como parâmetro para estabelecer o valor do seu veículo. Veículos antigos e em excelente estado de conservação, com pouca oferta no mercado, podem ser vendidos por um valor superior ao valor da Fipe.

Lembre-se que a negociação de compra e venda de um veículo também precisa considerar a forma de pagamento e as condições gerais da negociação, podendo contribuir tanto para um acréscimo quanto para um decréscimo no preço. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *