Como escolher a roupa de cama ideal para o seu quarto?

Existem poucas sensações tão boas quanto deitar para dormir depois de um dia cansativo e sentir o toque macio da roupa de cama e aquele cheirinho de amaciante que remete ao aconchego e conforto, não é mesmo?

Não importa o tamanho da sua casa, do seu quarto ou se a decoração não está do jeitinho que você sempre sonhou, ter uma roupa de cama confortável faz toda diferença no dia a dia. Um edredom macio, um jogo de lençol que abraça e fronhas agradáveis são itens básicos para quem busca conforto na roupa de cama. 

Se esse assunto te interessa, continue a leitura e confira algumas dicas e detalhes para escolher a roupa de cama com todo conforto.

1. Quantos fios escolher? 

Na hora de comprar roupa de cama, uma das primeiras informações que nos deparamos é a quantidade de fios. Quem nunca ouviu falar em lençol 100, 200, 300 fios? É possível encontrar desde 150 fios até mais de 1000 e eles representam a maciez do tecido. Ou seja, quanto maior for a quantidade de fios, mais macia e gostosa será a roupa de cama. Normalmente, um lençol com 200/250 fios, por exemplo, já é bem confortável e cabe no bolso. 

2. Observe o tecido

Para uma roupa de cama ser o mais confortável possível, o ideal é que ela seja feita com fibras naturais, como o linho ou algodão. Aquelas que são 100% algodão são mais macias e gostosas, além de serem antialérgicas. Também podemos encontrar roupas de cama feitas de algodão egipício, que são extremamente macias, mas também são mais caras.

Outras opções são microfibra, compostos por fibras de poliéster acrílico ou nylon, que proporcionam um bom isolamento térmico e secam muito rápido. Já os lençóis de malha são opções ideais para quem precisa de praticidade na hora de passar a roupa de cama e também são ideias para berços. 

3. A influência da roupa de cama na temperatura

Você já reparou que a roupa de cama influencia na sensação térmica durante a noite? O tipo de tecido e a quantidade de fios influenciam diretamente se você vai sentir calor ou se será agradável.

Por exemplo, nas noites mais quentes, os lençóis de fibras naturais, como o algodão, são mais indicados para manter a temperatura amena. Já em climas frios, materiais como o fleece fazem a diferença para manter a temperatura mais alta e o corpo aquecido. 

4. Quantidade de jogos 

Para você não precisar fazer um investimento muito alto e ter muitos jogos de cama guardados, a dica é comprar 3 combinações com lençol e fronha. Assim, enquanto um estiver em uso, o outro estará lavando e o terceiro estará guardado. Isso garante o revezamento da roupa de cama toda semana. Vale apostar em um jogo de cama estampado e em outros dois lisos para fazer combinações e brincar com cores e estampas. 

O edredom também é um item de primeira necessidade para a cama, vale a pena ter um liso e outro estampado. É possível comprar capas para o edredom e mudar a cara deles de um jeito simples e prático. Elas protegem o edredom e ainda são fáceis de lavar.  

5. Mantas e almofadas

Esses itens não são nada básicos, eles chegam para dar mais estilo e personalidade para a decoração da cama. Normalmente, acompanham as tendências da estação e as cores da moda. Se escolher investir em mantas e almofadas, saiba que dá para mudar toda a decoração do quarto variando as cores e estampas dos tecidos.  

6. Observe os tamanhos

Além de saber tudo isso sobre decoração e materiais, de nada adianta ir às compras sem conhecer o tamanho da sua cama. Entre casal, queen e king, qual roupa de cama comprar? Meça sua cama antes de ir às compras para garantir que está com as medidas certas. 

A roupa de cama é a decoração da sua cama e ela faz toda diferença no quarto como um todo. Vale a pena cuidar desses detalhes para dormir com conforto e aconchego, além de dar outra cara para o ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *