Como escolher um plano de saúde?

Saiba o que é preciso pesquisar no momento de escolher um bom plano de saúde

Cuidar da sua saúde é fundamental para poder ter dias mais produtivos e uma vida com mais qualidade. Para isso, muitas pessoas optam por contratar um plano de saúde que contemple todos os serviços que necessitam.

No entanto, a escolha do plano pode ser bem difícil porque existem muitas opções. Você pode contratar planos de saúde mais baratos, pelo tempo de carência ou até pela cobertura do plano.

Como existem muitas formas de realizar esta escolha, separamos no post 4 dicas que vão orientar você a tomar a melhor escolha para a sua saúde!

1. Veja se o plano está na ANS

A ANS, sigla para Agência Nacional de Saúde Suplementar, é o órgão responsável por regularizar, normatizar, controlar e fiscalizar todos os planos de saúde privados do país.

Ao fazer isso, eles garantem que todos os planos sigam uma qualidade mínima estabelecida e assim consigam oferecer serviços médicos com segurança para a população.

Dessa forma, ao realizar a sua busca por um bom plano de saúde, é fundamental realizar a consulta neste órgão para verificar se o plano em questão está no registro deles. Assim, você garante mais segurança na contratação do plano.

2. Verifique a cobertura do plano

A cobertura do seu futuro plano de saúde é um dos principais pontos que devem ser muito bem pesquisados. É a partir dele que você saberá que tipos de serviços médicos estarão disponíveis para você quando for necessário.

Geralmente, a maioria dos planos de saúde privados utilizam a seguinte classificação na cobertura do plano: hospitalar, ambulatorial e odontológico.

Na cobertura hospitalar você terá acesso a atendimento em casos de urgência na emergência e/ou pronto-socorro, internações e em alguns casos pode incluir partos e o setor da obstetrícia.

Já no ambulatorial, é possível acessar exames ambulatoriais, assim como consultas médicas eletivas em clínicas ou consultórios. Caso você precise da cobertura hospitalar e ambulatorial, pode optar ainda por outra classificação chamada Segmentação Referência, que abrange as duas coberturas.

Por fim, a cobertura odontológica garante a você atendimentos exclusivos com dentistas. Conhecer os tipos de coberturas existentes ajudará você a identificar os planos que mais se encaixam nas suas necessidades atuais de saúde.

3. Saiba os prazos de carência

O tempo de carência de um plano de saúde se refere ao tempo que você precisa aguardar para ter acesso aos diferentes serviços oferecidos pelo plano.

Esse ponto é muito importante para se atentar, principalmente se você precisa acessar um serviço específico de forma rápida. Geralmente, os planos seguem os prazos máximos que a ANS estabeleceu.

A partir dele, você pode acessar a urgência e emergência em até 24 horas, mas a cirurgia, internação e exames complexos podem ter até 180 dias de carência.

Além deles, também tem o serviço de parto, que geralmente possui uma carência de 300 dias, e o de doenças preexistentes, que tem um prazo máximo de 24 meses.

4. Conheça os tipos de acomodação

Cada plano pode oferecer dois tipos específicos de acomodação: a enfermaria e o apartamento. Conhecê-los pode fazer muita diferença na hora de ser atendido, principalmente em casos de internação.

A enfermaria é quando você fica em um quarto com outros pacientes. Geralmente, a divisão desses quartos acomodam de duas até três pessoas, além de possuir regras bem flexíveis sobre o tempo que os acompanhantes ou visitantes podem ficar.

Já o tipo de acomodação de apartamento é quando o beneficiário não precisa dividir seu quarto, tendo o local todo para si. Geralmente, esse modelo conta com um banheiro exclusivo, além de trazer mais conforto para o acompanhante e as visitas.

E, além dos pontos citados anteriormente, verifique a rede credenciada de hospitais, clínicas e consultórios que o plano cobre para saber as opções disponíveis para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *