Como fazer segmentação de mercado

Como fazer segmentação de mercado

Nunca foi tão importante como hoje, alcançar o público certo, da maneira certa e na hora correta, com o mercado cada vez mais aquecido e a concorrência cada vez maior, alcançar os usuários certos tem se tornado um desafio cada vez mais apertado para muitas empresas, mas que acredite, acaba sendo extremamente recompensador. 

De acordo com pesquisas da Bain & Company, cerca de 80% dos líderes empresariais veem uma boa segmentação de mercado como a chave para o sucesso, sendo uma estratégia extremamente importante, principalmente pensando em se destacar da concorrência e encontrar soluções criativas e que sejam de fato, efetivas.

Para quem não conhece, a segmentação de mercado é um conceito que consiste em pegar o público-alvo e dividi-lo em públicos ainda menores, reunindo pessoas com características específicas que são atraídas por determinados pontos da sua empresa, como por exemplo, coletar todas as informações em um totem de led e determinar a melhor persona possível.

Entre os principais dados coletados e que auxiliam na segmentação do mercado, podemos destacar os dados demográficos, os interesses, a localização, as necessidades, o sexo, a renda, entre diversos outros, quanto mais informações coletadas, mais precisa será a sua segmentação, podendo dividir o seu público de forma extremamente eficaz. 

Como vimos acima, a segmentação de mercado é definitivamente, um tema crucial para qualquer empresa, mas o grande questionamento que fica é: como realizá-la? Bom, no texto de hoje, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a segmentação de mercado do zero e ajudar você a ter muito mais precisão na sua empreitada, bora conferir? Então vamos lá!

Como fazer segmentação de mercado
Como fazer segmentação de mercado

Estatísticas que comprovam a eficácia da segmentação de mercado

Se você é daqueles que ainda fica com um pé atrás e não entende o real impacto que uma boa segmentação de mercado pode causar na sua empresa, nós vamos te ajudar, separamos aqui algumas estatísticas que mostram o quão impactante uma boa segmentação pode ser nas suas estratégias, confira!

De acordo com a Segment, 71% dos consumidores se sentem frustrados quando uma experiência de compra é impessoal, já 83% dos clientes estão dispostos a compartilharem seus dados para criar uma experiência mais personalizada de acordo com a Accenture. 

Já a Forbes aponta que 75% dos consumidores preferem consumir produtos de marcas que conhecem seu nome e seu histórico de compras, enquanto a Folloze traz um dado interessante: 55% dos analistas de marketing enxergam a segmentação de mercado como a única forma de aumentar seus rendimentos e aumentar sua taxa de conversão. 

Os números impressionam, concorda? Com tantos pontos positivos é quase impossível não buscar a aplicação da segmentação de mercado nas suas estratégias, certo? Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a efetivar esse conceito na sua empresa. 

Conhecer a fundo seu público-alvo

O primeiro passo para aplicar a segmentação de mercado é conhecer a fundo, quem é o seu público-alvo de maneira geral, saiba quem são os seus clientes, e entenda melhor, o perfil ideal do consumidor da sua empresa. 

Aqui você não precisa de dados extremamente específicos como qual mão a pessoa usa para abrir uma válvula borboleta, o intuito é compreender quem é o seu público-alvo coletando informações gerais que te ajudem a conhecê-los de maneira mais profunda. 

Busque realizar pesquisas e questionários constantes, colete dados e informações dentro da sua base, separe tudo que encontrar sobre cada pessoa, e comece a construir o seu perfil de cliente ideal, aqui é necessário um trabalho de muita precisão, dedicação e estudo para que dê certo, então capriche!

Definir quais os tipos de segmentação serão feitas

O segundo passo é começar a definir quais os tipos de segmentação de mercado que serão feitas, como falamos lá no começo, aqui estamos abordando uma separação mais específica do seu público, coletando informações precisas que segmentam ainda mais o seu mercado-alvo, sendo assim,a  precisão é o fator determinante dessa operação. 

Para isso, é preciso entender qual o tipo de segmentação será feita, e qual caminho você vai escolher para a coleta, análise e uso de dados, em linhas gerais, temos quatro tipos principais de segmentação de mercado: a comportamental; psicográfica; demográfica e geográfica. 

A sua escolha vai ser baseada nas suas necessidades e naquilo que procura implementar dentro da sua segmentação, conheça melhor cada uma delas e veja o que se encaixa melhor com a sua empresa e com os seus objetivos. 

Mapear e coletar dados da sua persona

O terceiro passo começa a se basear mais na precisão das suas escolhas, aqui você deve começar a mapear os dados das suas personas e separar alguns grupos de acordo com a segmentação escolhida e das informações coletadas no primeiro passo. 

Comece a entender e definir o perfil do seu cliente ideal, e crie características que vão além do público-alvo, fazendo uma análise mais profunda, para isso, colete o maior volume de dados que conseguir de cada pessoa individualmente. 

Esse é o momento de se aprofundar e estreitar a relação como se estivesse usando um raio X veterinário, por tanto, busque coletar informações valiosas, conheça melhor suas personas, e tenha ferramentas eficientes ao seu lado, como a inteligência artificial e softwares que atuam com a coleta de dados. 

Enriquecer suas bases com inteligência

Uma parte crucial da segmentação de mercado é justamente o volume de dados que você consegue obter do seu público, e mais do que isso, quão valiosas são essas informações. Para que você não tenha problemas, defina um padrão de coleta de dados e veja o que realmente é útil para o seu negócio. 

Monte uma base de forma inteligente, considerando tudo aquilo que você busca e viu até agora, lembre-se dos objetivos da sua segmentação de mercado, e quais os tipos de dados devem estar dentro do seu armazenamento. 

Quanto maior for o seu volume, mais eficiente será a sua segmentação, mas é claro, atuando com inteligência, não colete dados que não forem valiosos ou que não alteram em nada o que você está procurando. 

Fazer reajustes com frequência

Por fim, com um bom volume de dados coletados e uma segmentação de mercado já pré-estabelecida, é hora de realizar alguns ajustes necessários com uma certa frequência, uma mudança de endereço, um telefone trocado, ou até mesmo a mudança de hábito pode ser importante ser registrado dentro da sua base. 

Assim como a empresa de coleta de lixo é crucial, aqui a identificação dessas potenciais mudanças também acabam sendo importantes, então fique de olho, acompanhe os detalhes e não deixe passar nada. 

Sempre atualize sua segmentação de mercado ao lançamento de um novo produto ou entrada de novos consumidores, e mantenha sua base fixa, sólida e muito bem informada. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *