Como fortalecer o cabelo durante a transição capilar?

Confira 5 dicas para manter seus cabelos saudáveis durante a transição!

A transição capilar é o processo conhecido por deixar os cabelos ondulados, cacheados ou crespos livres de químicas e permitir que eles cresçam de forma natural. O processo, que ficou muito famoso na internet, ajuda as pessoas a se aceitarem do jeito que são.

Mas para passar pela transição, é necessário ter alguns cuidados com os cabelos. Após passar por muita química, eles podem ficar mais fracos, sendo necessário o uso de cremes especiais ou suplementos capilares para fortalecê-los.

Para ajudar você que está passando por esse processo, separamos neste texto algumas dicas de como cuidar das suas madeixas e mantê-las saudáveis durante a transição capilar!

1. Tenha um cronograma capilar

Um cronograma capilar é basicamente uma rotina de cuidados que você precisa ter com seu cabelo. Ele engloba três etapas fundamentais de cuidados: a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

A hidratação é a etapa mais conhecida e praticada por muitas cacheadas, crespas e onduladas por aí. Ela consiste em repor a água na nossa fibra capilar, ajudando a tirar o aspecto frágil e ressecado, deixando as madeixas mais macias e brilhosas.

Já a nutrição é a etapa em que repomos os óleos do nosso cabelo. Quem tem cabelo cacheado, costuma ter fios mais secos e com frizz. Isso acontece porque a curvatura do cacho impede que a oleosidade natural percorra todo o fio, deixando ele mais seco. Para evitar isso, é necessário nutrir os cachos. 

Por fim, tem a etapa da reconstrução, que ajuda a restaurar a estrutura dos fios através da reposição de queratina. A etapa da reconstrução costuma ser mais profunda nos fios, por isso deve ser feita uma vez ao mês para o cabelo não ficar muito rígido.

2. Mantenha uma alimentação saudável

Ter um cronograma capilar é fundamental, mas fazer este processo enquanto mantém hábitos alimentares ruins pode prejudicar a saúde dos seus fios. Lembre-se que tudo que colocamos no nosso corpo reflete também do lado de fora.

Então, junto de um cronograma capilar, é importante manter uma alimentação rica em proteínas e nutrientes encontrados em frutas, verduras e legumes, mantendo assim uma alimentação mais equilibrada.

Além da comida, é fundamental ingerir a quantidade ideal de água que seu corpo precisa. Lembra que precisamos repor a água do nosso corpo com a hidratação? Isso também vale para ingerir água todos os dias, aliando essa prática a hidratação capilar.

3. Use suplementos capilares

Caso você não consiga manter uma alimentação saudável, seja porque não gosta desses alimentos ou por não conseguir incluí-los na rotina, você pode completar a sua alimentação com suplementos capilares.

Os suplementos oferecem a você os nutrientes que seu cabelo necessita a partir de uma pequena cápsula que você pode ingerir diariamente. Dessa forma, você garante que seus fios recebam os nutrientes de que necessitam para se fortalecer e crescer saudáveis.

4. Evite usar o secador e a chapinha

É comum querer utilizar esses dois acessórios durante a sua transição capilar, mas eles fazem muito mal para a saúde dos seus fios e podem prejudicar toda a sua transição capilar.

O secador e a chapinha impactam seus cabelos com um excesso de calor que pode danificar os fios a longo prazo. Eles são um dos principais responsáveis, junto da química, de deixar seus fios mais fracos e quebradiços. Por isso, tente ao máximo evitar o uso desses acessórios.

5. Utilize a técnica da texturização capilar

Durante a transição capilar até o big chop, você pode ficar com o cabelo em duas texturas, cacheado na raiz e liso nas pontas. Para evitar isso, você pode utilizar técnicas de texturização capilar que ajudam a manter o fio no mesmo formato.

A texturização capilar nada mais é do que a técnica que utilizamos para finalizar os cachos com creme, após ter realizado a lavagem. No universo das cacheadas, existem diversas formas de finalizar seus fios. Você pode:

  • Fazer uma fitagem, em que se separa os cabelos em fitas depois de passar o creme;
  • Fazer dedoliss, que é quando cada um dos cachos são feitos com os dedos;
  • Separar os cabelos em coquinhos, onde se torce várias mechas até formar um coquinho.

Existem muitas outras técnicas além dessas que você vai aprender durante a transição capilar. Com o tempo, você descobre qual é a sua favorita, ou então pode criar técnicas para seu cabelo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *