Blog Geral Meio Ambiente

Como integrar a natureza com a sua casa ou apartamento

Descubra como transformar seu lar em um oásis e confira os benefícios de integrá-lo à natureza

Um apartamento ou uma casa podem ser uma extensão do ser humano. É o lugar onde dormimos, descansamos depois de trabalhar ou até trabalhamos em um dos cômodos. Também serve para assistir a uma série ou um jogo, cozinhar e comer.

No entanto, a decoração do lar, embora considerada algo superficial por alguns, além de refletir a personalidade da pessoa, pode estimular a criatividade e oferecer maior conforto. Desde almofadas em um sofá a revestimentos para piscina, as estampas podem deixar a pessoa mais calma, relaxada, produtiva e criativa.

A natureza pode ser uma grande aliada na decoração da sua casa. Além de trazer um aspecto natural para seu cantinho, pode ajudar na circulação do ar e diminuir a ansiedade e a depressão, além de trazer calma, aconchego e leveza para o seu cotidiano. Confira algumas dicas para adicionar um toque natural e criativo ao seu lar.

Monte um jardim vertical

Principalmente para quem mora em apartamento ou em uma casa pequena, o espaço pode ser um empecilho quando se fala em decoração. Porém, também é uma oportunidade de trazer criatividade para o espaço e deixar seu cantinho único e lindo.

Uma opção para quem tem pouco espaço é um jardim vertical, que pode ser construído com plantas, mudas ou até vasos improvisados feitos de materiais recicláveis, como garrafas pet. Além de ser um cenário para fotos, vai deixar seu espaço com um ar mais estiloso e ajudar na saúde mental e na respiração.

Cultive hortas em casa

Quem gosta de cozinhar sabe que um bom tempero faz toda a diferença na hora de preparar um prato. Por isso, muitos cozinheiros escolhem cultivar sua própria horta em casa. 

Seja de temperos ou de frutas, na varanda ou na cozinha, você pode fazer uma horta suspensa (dependendo do que plantar) ou um minicercadinho para o plantio. Além de ter temperos frescos e gostosos, uma horta caseira diminui o uso de agrotóxicos, proporcionando uma alimentação mais saudável. Cultivar uma horta doméstica também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade.

Use flores e plantas na decoração, mas não abuse

Outra forma de integrar a natureza é na decoração. Você pode usar estampas de almofada e papel de parede, para dar uma sensação calmante, ou usar plantas e flores em lugares estratégicos, para deixar o ambiente mais acolhedor. No entanto, não exagere. Procure os lugares certos e faça a natureza ser parte da decoração.

Faça um jardim de inverno

Para pessoas que têm mais espaço e moram em uma casa, a estufa ou o jardim de inverno podem ser boas opções. Além de deixar seu espaço especial, cultivar esse jardim estimula a manter a paciência e diminuir o estresse e a ansiedade, uma vez que requer tempo para uma planta crescer e paciência para mantê-la bem e saudável.

Adicione detalhes ao banheiro

Outra opção é colocar alguns detalhes no banheiro. Você pode escolher plantas para compor o cômodo e dar um ar mais leve, pode colocar essências da natureza para deixar o ambiente fresco e cheiroso e também pode criar um jardim com plantas tropicais.

Aproveite os terraços

Os terraços podem ser grandes aliados na hora de integrar a natureza em sua casa, afinal, é um lugar com maior circulação de ar e iluminação natural. Porém, isso não significa que as plantas precisam de cuidados, então, se atente ao cuidar delas. Você pode aproveitar o espaço para criar um cantinho para receber os amigos ou para leitura, fazer yoga, jantar… Pode usá-lo de diversas formas, como preferir.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *