Como o emocional pode afetar a sua saúde bucal?
Saúde

Como o emocional pode afetar a sua saúde bucal?

Todos sabemos que se nossa saúde emocional não vai bem, a nossa vida em geral será afetada por um todo. E os dentes tem um impacto muito grande nesse todo, pois ao estarmos com um emocional abalado, deixamos de cuidar de nossa saúde, esquecendo de cuidar da nossa saúde bucal muitas vezes. 

Pessoas que estão com transtornos psicológicos muitas vezes podem compensar algumas situações da vida em comida, e essas comidas tendem a ser doces, refrigerantes, ou seja coisas que podem afetar a saúde, e a saúde bucal, pois são os maiores vilões das doenças como: cáries, gengivite, periodontite. Mas para entender como o emocional pode afetar a nossa saúde bucal vamos entender mais a frente!

O que são problemas emocionais? 

Quando questionados sobre o que é uma doença física todos sabem o que responder, mas quando o assunto é saúde mental, as pessoas tendem a ficar receosas para falar sobre, ou para entender do que realmente se trata. 

Infelizmente, por incrível que pareça ainda é um tabu falar sobre problemas emocionais, por mais que estamos em um tempo em que tudo está tão avançado. 

Mas, o que vem a ser problemas emocionais? Os problemas emocionais estão ligados a saúde da nossa mente, é quando não nos sentimos bem consigo mesmo, ele afeta todo o nosso comportamento e pensamentos, afeta toda nossa rotina, podendo gerar um sofrimento muito grande.

Alguns dos transtornos psicológicos mais comuns são depressão, transtorno generalizado de ansiedade e transtorno afetivo bipolar. Procure ajuda se perceber algo diferente, qualquer sintoma de angústia recorrente, ansiedade, insônia, busque ajuda psicológica. 

É importante  estar em acompanhamento com um psicólogo para manter o seu emocional em bom estado. A saúde mental estando bem equilibra todo o restante da nossa vida, inclusive a saúde dos nossos dentes. 

Como problemas emocionais podem afetar a saúde bucal?

Os problemas emocionais podem afetar a saúde bucal pois ao estar com a saúde mental abalada, a pessoa deixa muitas vezes a higiene pessoal de lado, deixando de fazer muitas coisas que antes a faziam bem, com a rotina afetada acabam tendo picos de estresse e ansiedade. E o que isso pode acontecer com a saúde bucal? 

Com a higiene pessoal negligenciada, os dentes vão levar menos atenção e por consequência disso a pessoa vai começar a ter alguns problemas dentários. 

Quando comemos e não escovamos os dentes em até no máximo trinta minutos é formado uma quantidade de placa bacteriana em volta dos nossos dentes, que é uma película incolor de restos alimentares, que é facilmente retirada com uma escovação. Porém, se não retirada, ela ao endurecer, se transforma em tártaro, o que só consegue ser retirado com limpeza feita na clínica odontologica.

Caso, esse tártaro se acumule por muito tempo, ele pode gerar doenças mais sérias na boca, como cárie ,gengivite, periodontite que é o  agravamento da inflamação da gengiva, e com tudo isso pode chegar até a perda dos dentes. 

Junto dos outros sintomas que os problemas emocionais podem trazer, outras doenças bucais também podem aparecer, e elas podem não ser devido a falta de higienização e sim por estresse, ansiedade, causando desgastes nos dentes, podendo causar bruxismo, por exemplo. 

Quais doenças bucais mais comuns podem ocasionar devido o abalo emocional? 

Primeiramente, não se culpe nunca por ter chegado ao ponto de sua saúde mental ter afetado outras áreas, pois isso é algo que não comandamos, por isso mais uma não deixe de buscar acompanhamento psicológico, é importantíssimo nesse momento estar tendo esse autocuidado. 

A falta de higiene bucal pode gerar várias doenças bucais mas algumas que podemos citar são: 

  • Cárie
  • Gengivite
  • Periodontite
  • Bruxismo

Cárie 

A cárie é a deterioração do dente, ela é causada normalmente com uma mancha branca nos dentes muitas vezes passando despercebida, sem dor. Quando se agrava, começa a ficar escura, e assim destruindo a polpa do dente. A má alimentação, com alimentos ácidos e açucarados é uma das maiores causas da cárie. 

Gengivite 

A gengivite é a inflamação da gengiva, causada pelo tártaro acumulado nos dentes, ela por sua vez, é notada pelo sangramento e sensibilidade à escovação. Seu tratamento requer cuidados específicos e uma limpeza no consultório de odontologia evita que possa agravar para uma periodontite.

Periodontite 

A periodontite é a consequência do agravamento de uma gengivite não tratada, ela é a inflamação dos ligamentos tecidos e ossos abaixo da gengiva. Uma das causas de perda dos dentes se não houver tratamento. Assim como a gengivite, a periodontite, apresenta um sangramento e sensibilidade maior na gengiva, com um inchaço incomum, consequência de acúmulo de tártaro acumulado. 

Por isso é necessário sempre uma boa escovação de dentes, e uma avaliação periódica em uma clínica de odontologia.

Bruxismo 

O bruxismo não tem uma causa específica, porém pode ser causado por situações emocionais ou de estresse, é o mais comum em situações de abalos emocionais. No bruxismo, os sintomas são o ranger dos dentes principalmente à noite, dores de cabeça e na face, zumbido no ouvido.

O agravamento da doença pode causar desgaste dos dentes e amolecimento. Por isso é importante procurar um profissional para um tratamento adequado e evitar problemas mais sérios.

Quais os melhores tratamentos para essas doenças? 

São distintos os tratamentos para cada uma das doenças. Porém algumas podem ser simples. A cárie, por sua vez, pode ser resolvida com uma restauração, onde o dentista irá retirar a polpa comprometida e cobrir com uma massa branca no lugar, dando forma novamente ao dente.

Em caso de dores fortes da cárie avançada pode ser que o paciente tenha que ir em uma clínica dentária 24 horas de emergência, nesse caso o dentista fará um curativo para amenizar a dor e limpar o local afetado.

Na gengivite, fará uma limpeza, retirando todo o tatarto que não é possível ser retirado com a escovação. 

No caso a periodontite, já um pouco mais complexo, pois estaremos trabalhando nos osso, tecidos e ligamento da gengiva, e para fazer um tratamento é preciso de intervenção cirúrgica com um profissional periodontista, que irá realizar uma remoção do tártaro acumulado abaixo da gengiva. 

No  bruxismo o tratamento consiste muitas vezes em uma placa de silicone ou acrílico para evitar o desgaste dos dentes, e tratamento para ansiedade, acompanhamento psicológico. Porém antes de qualquer diagnóstico, consulte um profissional, para avaliar o seu caso. 

Muitas pessoas que tem bruxismo, e possuem os dentes tortos, pretendem fazer o tratamento dentário e usar um aparelho dentário móvel, e acham que isso não é possível, porém saiba que é, mas como disse anteriormente, sempre busque um profissional antes de qualquer coisa.

Como manter a saúde mental e saúde bucal em dia?

Para poder manter a saúde bucal em dia, primeiramente a saúde mental tem que estar bem, pois como já sabemos, se a saúde mental não estiver em boas condições, nada vai estar. 

A saúde mental é algo muito importante na nossa vida e para manter ela bem, precisamos primeiramente buscar acompanhamento psicológico. Hoje em dia, existem opções gratuitas, e isso é excelente. Além do acompanhamento, busque fazer coisas que o agrade, e dê satisfação, pois isso faz com que libere hormônios como a dopamina.

No caso da saúde bucal para que ela fique em dia, é necessário ter uma rotina de higiene rígida, ou seja, escovar os dentes após todas as refeições, e antes de dormir, usar produtos adequados, como pasta de dente com flúor, fio dental, enxaguante bucal sem álcool, e ir no dentista pelo menos a cada seis meses para avaliação, e fazer uma limpeza de tártaro.  

Mantendo esses hábitos, sua saúde mental e bucal estará em ordem. Então, cuide-se e assim terá uma vida ótima e tranquila!
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.