Geral

Como organizar os armários da cozinha?

Não consegue encontrar o que precisa dentro do armário da cozinha? Então é  provável que ele esteja precisando de uma boa organização. Esse é um hábito  fundamental para garantir a praticidade e, embora pareça um trabalho a mais, a verdade é que facilita a vida. 

 

Se cada coisa tem o seu lugar, até manter os armários organizados fica mais prático. Considere adquirir uns organizadores na próxima vez que for comprar itens para casa e anote as dicas a seguir para arrumar tudo por aí.

Tire tudo e limpe

A primeira coisa a fazer, especialmente se você nem se lembra da última vez que organizou o seu armário, é tirar tudo e fazer uma boa limpeza das prateleiras e objetos guardados.

 

Se você usa uma parte do armário como despensa, lembre-se de jogar fora produtos vencidos e certifique-se que os grãos e farinhas não atraíram bichos. Mais que um hábito de higiene, esse é um cuidado com a sua saúde.

Pare e pense

Antes de voltar tudo de qualquer jeito para dentro do armário, pare e pense na praticidade do seu dia a dia. O que você mais usa? Pode ser interessante que esses produtos e objetos fiquem na parte da frente, mais acessíveis. Já os menos usados podem ficar nas prateleiras do fundo ou no alto.

 

Para manter a organização é fundamental estabelecer um lugar para cada coisa. Geralmente esse é o segredo das pessoas que conseguem achar qualquer objeto rapidamente, até no escuro. A ideia é que cada vez que algo sai do armário, volte para aquele mesmo lugar depois.

 

Use organizadores e potes

Alguns acessórios baratos podem ajudar a manter cada coisa no seu lugar. É o caso dos organizadores para talheres ou pratos. Você também pode usar caixas organizadoras dentro do armário, separando por categorias os itens da dispensa, por exemplo.

 

Os potes com tampa também são ótimos para guardar alimentos, como arroz, feijão, macarrão e temperos. Se eles forem transparentes ou estiverem sinalizados para que você saiba facilmente o que tem dentro, melhor ainda. Lembre-se de colocar a data de validade dos perecíveis.

Instale ganchos

Essa dica é especialmente válida para quem tem pouco espaço nos armários: instale ganchos nas paredes. Você pode pendurar itens como copos, frigideiras, espátulas e canecas, economizando o espaço interno. Considere também aqueles suportes com imãs para grudar as facas.

Empilhe os pratos por finalidade

Guardar os pratos empilhados é um bom jeito de otimizar o espaço. No entanto, a forma como isso é feito influencia na praticidade na hora de usá-los. Um jeito prático é por finalidade: os de sopa em uma pilha, os rasos em outra e assim por diante. Aquele jogo que você usa pouco pode ser empilhado junto e guardado no fundo.

Guarde vasilhas com tampa

Muita gente guarda as vasilhas uma dentro da outra para economizar espaço, mas isso pode virar uma saga na hora de encontrar as tampas para usar. Uma dica é guardar os potes com suas respectivas tampas e colocar os pequenos dentro dos maiores, já tampados.

 

As panelas podem ser guardadas sem tampas mas, nesse caso, deixe-as em um lugar onde você consiga encontrá-las facilmente, nunca espalhadas ou jogadas pelo armário. Uma ideia é colocar todas as tampas de panela em um organizador ou até mesmo em uma gaveta.

Faça rolinhos com os panos

Uma boa forma de guardar os panos de prato e toalhas de mesa é em rolinhos dentro de uma gaveta. Além de ocupar menos espaço, esse sistema facilita a tarefa de encontrar o que você quer, pois todos ficam visíveis. Só não vale encher a gaveta demais, se você tem muitos panos, guarde os menos usados em outro local.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.