Como ser uma empresa que pensa na sustentabilidade

Como ser uma empresa que pensa na sustentabilidade

O termo sustentabilidade nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje,a  preocupação pelo bem estar ambiental e social se tornou uma pauta poderosa para grande parte das pessoas, que se coloca em uma posição cada vez mais preocupada com o futuro e com o que está por vir nos próximos anos, essa preocupação acaba impactando diversos aspectos diferentes como os hábitos de consumo e o posicionamento mercadológico de forma geral. 

Com a sustentabilidade em alta a procura por produtos e empresas sustentáveis cresceu cerca de 198% no Brasil entre os anos de 2017 e 2020, além disso, 87% dos consumidores brasileiros afirmam que dão preferência a empresas sustentáveis, os dados só apontam a relevância de uma corporação se tornar sustentável e dá um motivo claro para que todo empreendimento comece a migrar para essa área. 

Mas será que apenas o uso de um exaustor axial ou a disposição correta do descarte semanal é o suficiente para ser sustentável? O que molda uma empresa sustentável? Ou melhor, como fazer com que um negócio consiga pensar no bem ambiental e na responsabilidade social de forma conjunta?

No texto de hoje, iremos mostrar como é possível ser uma empresa que pensa na sustentabilidade, quais ações e medidas devem ser tomadas e quais passos são dados para que a sua instituição seja sustentável, bora conferir? Então vamos lá!

Seja totalmente transparente em cada passo dado

O primeiro passo ao adotar uma política sustentável na sua empresa é a transparência na qual as coisas são executadas dentro do seu negócio, a maior preocupação que um empreendimento pode ter é justamente a imagem da sua marca e como ela está sendo vista pelo público, o grande erro de muitos é justamente, mentir ou executar ações visadas somente para conquistar fama e a atenção das pessoas. 

Em hipótese alguma você deve focar na sustentabilidade apenas para atrair o público, tudo deve ser executado de forma natural, tendo um marketing verde inteligente e uma execução que priorize a sustentabilidade acima de tudo, portanto, a transparência é primordial para o sucesso. 

Seja sincero em cada passo que der, mostre ao público suas ações, escolhas e execuções, em hipótese alguma minta ou seja apelativo para conquistar a audiência, faça o seu trabalho sustentável de forma clara com as pessoas, seja honesto e os resultados cheguem como consequência. 

Mexa na infraestrutura e no pensamento do seu negócio

Quem quer uma empresa sustentável precisa mudar a instituição por completo, tanto sua infraestrutura quanto o pensamento da empresa, alguns pontos vão merecer destaque, desde a resina epóxi para piso que está usando, o meio de transporte dos colaboradores e é claro, a forma como as pessoas enxergam a sustentabilidade. 

Ter um negócio sustentável depende de diversos fatores, entre os principais, um espaço que pregue a sustentabilidade e uma cultura interna que priorize e entenda o que é ser sustentável e como aplicar isso dentro da rotina. 

Converse com seus funcionários, adote a sustentabilidade dentro do seu cotidiano, priorize o que é sustentável e faça com que seus colaboradores entendam melhor sobre o tema, realize treinamentos, palestras, e faça com que a sustentabilidade esteja no DNA da empresa. 

Elabore e aplique práticas do consumo consciente

Um negócio sustentável depende de práticas de consumo consciente, sendo assim, além de adotar uma cultura organizacional sustentável, busque elaborar algumas leis e normas dentro do seu negócio que visem operações sustentáveis. 

Troque suas lâmpadas convencionais pelas de LED e se possível foque na luz natural durante o expediente de trabalho, utilize torneiras reguláveis que fecham sozinhas e instrua sua equipe de limpeza a usarem a água da chuva para realizar a faxina.

Diminua ou anule por completo o uso dos descartáveis e forneça copos biodegradáveis ou canecas da própria empresa, também foque em digitalizar os seus arquivos abandonando de vez o papel. 

Como ser uma empresa que pensa na sustentabilidade

Recicle o que for possível e adote a coleta seletiva

O Brasil é um dos países que menos recicla lixo no mundo todo, cerca de 97% do lixo produzido no nosso país não é reciclado, são cerca de 82 milhões de toneladas anuais com uma margem de menos de 3% de reciclagem, e é claro que uma empresa sustentável precisa se preocupar com esse ponto, concorda?

Para isso recomendamos que comece a adotar pontos de reciclagem dentro da sua empresa, realize a chamada coleta seletiva e incentive a reciclagem por parte dos seus colaboradores, essa é uma prática simples e não é preciso nenhuma experiencia com uma junta de expansão para ser aplicada. 

Colete e separe os lixos de acordo com seus materiais e características, disponibilize lixeiras por toda a empresa e incentive os colaboradores a reciclarem, e por fim, faça o descarte de resíduos da forma correta sem poluir o meio ambiente. 

Prefira pela produção de produtos e serviços sustentáveis

Uma empresa sustentável não precisa trabalhar apenas com produtos sustentáveis, mas é sempre bom contar com algumas opções dentro do seu portfólio, procure adicionar itens e serviços sustentáveis dentro do seu negócio e comercialize-os como uma opção dentro de suas vendas. 

Elimine qualquer tipo de produto ou serviço que for considerado muito agressivo ao meio-ambiente, ou até pare de realizar algumas ações como os testes em animais. 

Como falamos, o seu foco não precisa ser só em produtos sustentáveis e nem deve parar toda a sua produção para isso, mas recomendamos que tenha sim, opções voltadas para a sustentabilidade e que o seu foco seja preferencial para isso. 

Escolha fornecedores e feche parcerias sustentáveis

“Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”, você provavelmente já ouviu essa frase e acredite, ela é aplicada em muitos aspectos dentro das nossas vidas inclusive para uma empresa sustentável, de nada adianta seguir tudo aquilo que citamos acima e optar pela escolha de fornecedores e parceiros que não adotam nenhuma prática sustentável. 

Escolha fechar parcerias e fazer laços com representantes que também sejam sustentáveis, como a compra de um cabo solar, confirme se o fornecedor também adota práticas sustentáveis e se é uma boa fechar um acordo com ele. 

Veja bem, analise de forma prévia a situação e tenha certeza antes de executar qualquer movimento, um passo em falso ou uma parceria ruim pode colocar tudo a perder então fique atento. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *