Como suas referências podem moldar você

Como suas referências podem moldar você

Você já parou para pensar o quanto nós podemos ser influenciados por tudo aquilo que está ao nosso redor? Por mais que a vida seja feita de individualidades, o convívio em sociedade influencia diretamente a forma como nós nos comportamos como seres-humanos. 

Desde criança, tudo o que vemos ao nosso redor, acaba influenciando o nosso comportamento, nossa educação, caráter e a forma como agimos, a nossa comunicação, nossas escolhas, e por aí vai, basicamente tudo que fazemos e como as próprias pessoas se moldam, depende muito daquilo que está ao nosso redor. 

É claro que cada um vai possuir traços bem definidos da sua personalidade, e grande parte daquilo que você é, tanto pessoal quanto profissional, vem de um caráter único seu, porém, as influências externas estão aí, e devem ser aproveitadas da melhor forma possível, não adianta colocar ventosa de silicone para vidro e buscar se isolar do mundo exterior, as referências ainda devem ser coletadas, e você tem muito a aprender com aquilo que chega de fora. 

No texto de hoje, iremos abordar um pouco mais, como suas referências podem moldar você e como cada coisa que você consome, pessoa com que você convive e até mesmo conteúdos que você vê na internet, podem mudar o seu jeito e a sua forma de agir, bora conferir? Então vamos lá!

O que são as referências e como definir as suas?

Você já parou para pensar de onde tira suas principais inspirações? Quem são as pessoas que gostam de coletar conselhos ou até mesmo quem são seus ídolos para executar determinadas tarefas? Esses modelos são conhecidos como referências, e basicamente são aquelas pessoas, obras, ou qualquer outra coisa que você tenha como guia para a execução de determinadas atividades. 

Uma boa referência é aquele na qual você se inspira e leva como exemplo para a sua vida, isso pode ser um chef de cozinha famoso no qual você aplica suas receitas, um grande empreendedor no qual você quer espelhar a sua empresa, ou até mesmo um filme que te motiva e te traz uma lição de vida marcante. 

Tudo que está ao nosso redor pode ser usado como referências, mas acredite, elas são muito mais importantes do que você imagina, não existe uma metodologia clara para definir quais são as suas, já que elas são baseadas mais nos seus gostos e preferências. 

Por tanto, não se preocupe em ficar procurando por novas referências, aceite aquilo que você gosta e busque se moldar de acordo com o que faz bem para você. Abaixo, separamos alguns pontos que te ajudam a compreender melhor a importância das referências e o impacto que elas costumam causar na sua rotina. 

Como suas referências podem moldar você
Como suas referências podem moldar você

Tudo o que você consome serve de inspiração

Sem dúvidas, um dos grandes pontos principais das referências é de que, tudo que você consome serve de inspiração, e cada referência que você tem no seu dia a dia, acaba influenciando diretamente na sua rotina.

Se você acompanha um profissional especialista em ensaios não destrutivos, é natural que ele te inspire a executar as mesmas ações ou atividades similares a que ele pratica no seu dia a dia, caso você seja fã de alguém que pratica exercícios físicos, é natural que comece a se envolver na área e ter mais interesse nela. 

Sendo assim, todas as suas referências servem de inspiração e acabam ajudando a moldar seus gostos e seus próximos passos, quanto mais você se inspira, mais quer seguir determinados exemplos, replicando aquilo que está vendo. 

As ideias costumam surgir de referências

Além de atuar como parte inspirativa, as referências também costumam ser uma ótima ferramenta para auxiliar na produção de ideias, todos nós temos um processo criativo que é crucial dentro da nossa rotina, algumas pessoas tem um processo criativo um pouco maior e outras um pouco menor, isso é natural. 

Quanto mais referências você consome, maior são os leques vinculados às suas ideias, é natural que você lembre de algum filme que é referência para você sair de uma situação complicada, ou use uma frase muito usada por alguma personalidade que você gosta para executar determinadas ações profissionais. 

As referências acabam servindo como ótima fonte de ideias, e ajudam diretamente você a lembrar determinadas coisas e fazer certas ações devido ao seu conhecimento perante aquilo que usa como referência. 

O seu gosto pessoal, profissional e até comportamental está vinculado às suas referências

Você pode até não perceber, mas a sua personalidade está diretamente relacionada às referências nas quais você consome, se você acompanha um canal no Youtube que fala constantemente sobre o universo gamer, é natural que seu gosto por jogos aumente ainda mais, já se você acompanha um profissional que fala sobre resistência cartucho e outros serviços, é capaz até mesmo que você siga essa carreira. 

Quanto mais você consome essas referências, mais elas acabam moldando a sua personalidade, modificando seu gosto pessoal, profissional e até mesmo comportamental, é natural usá-las como espelhos e coletar alguns traços de personalidade das suas referências. 

Quando você se der conta, já está usando frases de efeito ou até mesmo tendo o mesmo comportamento das suas referências, então tome cuidado com quem você escolhe para se inspirar. 

Aquilo que você tem como modelo reflete em você

As referências servem como um enorme espelho para refletir alguns traços da sua personalidade, por mais que você tenha seu caráter intacto e bem definido, cada coisa na qual você se inspira acaba refletindo na sua rotina e influência diretamente o seu comportamento. 

Sendo assim, as referências atuam de forma direta nas suas ações, atividades e até mesmo escolhas, participando dos seus comportamentos tanto pessoais quanto profissionais, quanto mais referências, mais amplo é o seu conhecimento sobre variados assuntos. 

Já quanto mais consome uma referência, mais coleta traços vinculados a ela e aplica isso de forma subconsciente na sua rotina. 

Cuidado com suas referências, saiba bem aquilo que quer ter ao seu redor

Sendo assim, é preciso tomar muito cuidado com as suas referências e é mais do que necessário, saber bem aquilo que está ao seu redor, procure se atentar naquilo que consome ou no que você coloca como inspiração, saiba dosar suas referências e não transforme isso em um fanatismo. 

Uma boa referência pode agregar muito valor em diversos aspectos da sua vida, ajudando você a instalar um exaustor axial e te regando com boas informações, ao mesmo tempo, uma referência ruim pode acabar te influenciando negativamente. 

Então pondere bem aquilo que é considerado referência para você, siga aquilo que você gosta, e tenha como princípio básico, realmente coletar dados e informações somente do que pode ser útil e que pode colaborar para o seu crescimento. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *