Como usar o Pinterest para negócios: Estratégias que você precisa conhecer

No momento, você está usando o Pinterest apenas para planejar as férias dos seus sonhos ou encontrar assados deliciosos para experimentar – ou está usando o Pinterest para negócios? Se você ainda não está fazendo isso, talvez seja hora de considerar colocar sua marca nessa plataforma visual.

O Pinterest oferece a empresas de todos os tamanhos uma maneira única de se comercializar – como um mecanismo de pesquisa visual, o Pinterest é ótimo para expor a sua marca a novos clientes em potencial.

Isso ocorre porque os Pinners vêm à plataforma em busca de inspiração. Eles querem experimentar coisas novas, descobrir novas ideias, encontrar ótimas receitas, conhecer novas plataformas de jogos como a Bet20 e, muitas vezes, se inspirar para fazer a próxima compra.

O que é o marketing do Pinterest?

O marketing do Pinterest é um conjunto de táticas que incorporam o Pinterest à estratégia de marketing de mídia social maior da sua empresa para alcançar novos públicos e aumentar o conhecimento de suas marcas e produtos.

De acordo com o Pinterest Business, os profissionais de marketing de mídia social recorrem à plataforma para:

  • Alcance um novo público e aumente sua presença online.
  • Direcionar mais tráfego para o site ou loja online da empresa.
  • Incentive conversões como inscrições em newsletters, vendas de ingressos ou compras.
  • Em outras palavras, usar o Pinterest para negócios pode ajudar sua marca a alcançar muitas pessoas e ganhar dinheiro.

Em 2021, o Pinterest é a 14ª maior rede social do mundo, com 459 milhões de usuários ativos por mês.

Como usar o Pinterest para negócios: Dicas e truques

1. Crie uma estratégia de marketing no Pinterest

Assim como você faria com qualquer outro canal de mídia social, comece desenhando uma estratégia de mídia social para o Pinterest – não apenas pule direto.

Criar uma estratégia de marketing no Pinterest significa:

  • Definição de metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo). Além de ganhar seguidores no Pinterest, você espera que a plataforma gere tráfego para seu site, aumente as vendas de um produto específico ou gere inscrições para um evento?
  • Aprender sobre o público geral do Pinterest e o grupo demográfico com maior probabilidade de usar este canal.
  • Aprender sobre o público-alvo específico do Pinterest da sua marca.
  • Considerando o que seus concorrentes estão fazendo nesta plataforma de mídia social.
  • Planejar e incorporar conteúdo da marca para o Pinterest em seu calendário de conteúdo de mídia social.
  • Depois de definir uma estratégia clara, você pode começar a trabalhar em direção aos seus objetivos.

2. Fixe conteúdo envolvente e cativante

O Pinterest é uma plataforma visual, portanto, usá-lo efetivamente para negócios significa produzir conteúdo visual atraente e de alta qualidade para compartilhar.

Então, o que torna um Pin cativante?

  • Imagens verticais. Os dados mostram que 82% dos usuários navegam no Pinterest no celular. Atire em uma proporção de 2:3 para evitar acabar com imagens recortadas de forma desajeitada.
  • Considere sua qualidade de imagem e vídeo. Você quer evitar a pixelização, então busque imagens e vídeos da mais alta qualidade recomendados pelo Pinterest.
  • Cópia descritiva. Boas descrições podem ajudá-lo a melhorar o SEO, adicionar contexto às suas imagens e incentivar os usuários a clicar nos links.
  • Sobreposição de texto. Considere incluir um título que reforce sua mensagem visual.
  • Marca de bom gosto. Se fizer sentido para a sua marca e corresponder à sua estratégia de marketing do Pinterest, incorpore seu logotipo aos seus Pins para que sua marca não se perca na confusão do Repin.
  • Certifique-se de que seus links funcionem. Links quebrados não vão ajudar sua marca! Certifique-se de que o link com o seu Pin não vá para um erro 404 e que carregue rapidamente para oferecer aos Pinadores a melhor experiência do usuário.
  • Finalmente, seja consistente! A fixação diária consistente é mais eficaz do que criar um quadro e preenchê-lo de uma só vez. E fixar regularmente garante que seu conteúdo alcance um público mais amplo.

Usar o Hootsuite para agendar Pins ajudará sua marca a ficar por dentro de seu calendário de conteúdo. (Saiba mais sobre como usar o Pinterest com Hootsuite abaixo.)

3. Experimente diferentes formatos de Pin

O Pinterest é uma plataforma de compartilhamento de imagens, mas não se trata apenas de fotos.

Misture! Fixe um vídeo incentivando os Pinadores a comprar em sua loja de comércio eletrônico ou tente adicionar várias fotos a um Pin para criar um carrossel.

4. Planeje cuidadosamente suas pranchas

Como 97% das buscas no Pinterest são sem marca, os painéis da sua marca podem ajudar a alcançar novos Pinners interessados em tópicos específicos ou aprender coisas específicas.

Por exemplo, os painéis da Oreo incluem Pins com inspiração para os próximos feriados sazonais – como o quadro Spooky Sweet Halloween e o quadro Holidays with Oreo – bem como ideias de receitas, como o quadro Oreo Cupcakes de Oreo Cookie Balls.

5. Otimize seus Pins para SEO

O Pinterest é um mecanismo de pesquisa, portanto, verifique se os Pins da sua empresa são fáceis de encontrar em uma pesquisa! Inclua palavras-chave nas descrições dos seus Pins, nos painéis e nas hashtags.

Os Rich Pins, projetados para fixar novos conteúdos do site da sua empresa, evitando conteúdo duplicado, também aumentarão o SEO do Pinterest da sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *