A comunicação não-verbal é a linguagem corporal que pode revelar mais de mil palavras faladas. É uma mensagem extremamente poderosa que reflete diretamente nossas emoções vivenciadas no interior. Devemos prestar atenção especial a isso durante a entrevista.
A comunicação interpessoal consiste em duas mensagens estritamente definidas. São comunicação verbal e não verbal. O primeiro é sobre expressar seus pensamentos e sentimentos através de palavras e o segundo é através da linguagem corporal.
Veja também: O que colocar nos objetivos do currículo
A comunicação não verbal diz respeito a todo comportamento humano, consistindo em:
Expressões faciais – lábios franzidos, lábios mordidos, sobrancelhas levantadas ou puxadas, pálpebras abaixadas, rosto corado
Posição do corpo – curvado, sentado rígido, mãos nos bolsos ou atrás, braços cruzados na frente
Contato visual – considera-se que as pessoas que evitam o contato visual não inspiram confiança antecipadamente. É ideal olhar seu interlocutor nos olhos por cerca de 70% da conversa
Gesticulação – movimento dos braços, pernas, cabeça, por exemplo, batendo o pé, esfregando o pescoço, mãos rígidas, dedos batendo na mesa, encolhendo os ombros ou acenando com a cabeça
Exemplos de comunicação não verbal durante uma entrevista de emprego
Olhando para baixo, evitando contato visual – Se você mantiver contato visual com seu interlocutor, deixe-o saber que você está interessado no que ele diz e trate-o com respeito. Como resultado, a outra parte pode ganhar mais confiança e simpatia por você
Mãos entrelaçadas no peito ou atrás da cabeça – este gesto significa tomar uma atitude defensiva ou negativa. Às vezes, até prova uma sensação de superioridade sobre o interlocutor, principalmente quando os dedos estão cruzados sobre os seios.
Aperto de mão – Um aperto de mão muito firme significa que você tem dificuldade em controlar suas emoções, enquanto um aperto de mão leve mostra falta de coragem e autoconfiança.
É melhor manter o equilíbrio. Se você precisar, vá em frente e peça a um ente querido para ajudá-lo a obter o abraço perfeito para você e seu destinatário.
Gestos com as mãos – gestos suaves e não nervosos e as mãos nas costas de uma cadeira ou nas coxas estão perfeitamente bem. Lembre-se de não bater os dedos na mesa e não brincar com a caneta.
Mudanças na base do corpo – mudanças frequentes na posição das pernas, braços ou tronco são evidências de seu nervosismo e dificuldade em manter o foco.
Antes da reunião, respire fundo algumas vezes e tente relaxar. Durante a conversa, tente manter uma posição do corpo o maior tempo possível.