vendas
Marketing e Negócios

Conheça 5 técnicas para aumentar suas vendas

Aumentar as vendas do negócio é o objetivo de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento. O problema é que nem todos os gestores sabem como fazer isso.

Vender mais é um processo que requer tempo e dedicação, e pequenas mudanças podem melhorar consideravelmente os resultados, trazendo mais lucros para a marca.

Por meio de uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar diferentes técnicas e ações que parecem simples e que ajudam o negócio a conquistar muito e em pouco tempo.

São práticas que já foram testadas e comprovadas por diversas empresas, inclusive as mais consolidadas no mercado brasileiro e mundial. Mas não é porque as grandes corporações utilizam essas estratégias que pequenos negócios não podem usar.

Muito pelo contrário, a receita de sucesso de outras marcas pode servir muito bem para outras companhias, e o segredo é planejar e acompanhar os resultados para que os investimentos valham a pena.

Se você também quer aumentar as vendas do seu negócio, não deixe de ler este conteúdo até o final.

Veja algumas dicas para vender mais, entenda a importância de elaborar estratégias de marketing bem definidas e quais são os benefícios dessas ações.

Dicas para aumentar as vendas

Para aumentar as vendas do negócio e melhorar os lucros, existem algumas ações que podem ser colocadas em prática. São elas:

1.    Escolher um nicho de atuação

Esta dica serve como base a todas as outras, porque é muito mais fácil acertar as estratégias de vendas quando o negócio tem um nicho específico que consegue dominar.

É assim que uma empresa de instalação de toldo fixo com cortina poderá aperfeiçoar todas as estratégias para trabalhar a jornada do cliente.

Tentar vender para qualquer pessoa é impossível, principalmente quando o negócio é pequeno e possui uma estrutura menor. Grandes empresas do mercado começaram com nichos específicos e depois foram expandindo suas ações.

2.    Investir em Storytelling

Storytelling é uma estratégia que consiste em contar histórias para motivar as pessoas e convencê-las. Para aumentar as vendas, principalmente com ações de marketing digital para aquisição, desenvolver essa habilidade é imprescindível.

Por conta da internet, existe uma vasta gama de conteúdo disponível e as marcas precisam fazer com que o público se interesse pelo que produzem.

Em meio a tanta competitividade, nada melhor do que contar uma história envolvente, tendo como foco as emoções e os desejos da persona.

Por falar nisso, é muito importante elaborar a persona do negócio, um personagem semi fictício que reúne as características do cliente ideal, como:

  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Estado civil;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Problemas;
  • Desejos;
  • Necessidades.

Para um fabricante de anel de vedação para alta pressão, elaborar a persona é indispensável para que ele possa direcionar suas estratégias de marketing digital e vendas.

3.    Trabalhar com follow-up

Follow-up é uma estratégia pouco valorizada pelos vendedores, mas isso acontece quando não existe organização. Quando a empresa não utiliza uma ferramenta de planejamento, dificilmente vai se lembrar de entrar em contato com cada lead.

Depois de fazer 2 ou 3 follow-ups, os vendedores costumam desistir da negociação e partem para outros clientes. Entretanto, algumas companhias investem no follow-up sem fim, esperando uma resposta definitiva do potencial cliente.

Esse tipo de ação é capaz de aumentar as vendas em 15%, bastando apenas um ciclo de follow-up mais longo.

4.    Trabalhar com gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são palavras e expressões que estimulam a tomada de decisões por parte dos clientes, que acabam comprando os produtos e serviços, muitas vezes sem perceber que determinados termos ajudaram na conversão.

Os gatilhos devem ser usados em todas as estratégias de comunicação, sendo estas digitais ou pessoais. Sendo bem empregados, conseguem passar autoridade, gerar desejo no cliente e a sensação de que não podem perder uma oportunidade.

5.    Definir metas específicas

Uma loja de bateria heliar 60a precisa de metas específicas para conseguir aumentar seus lucros. O problema é que muitos negócios definem metas vagas ou fantasiosas, algo que precisa ser evitado.

Procure ser específico ao definir os objetivos e, caso seja necessário, conte com a ajuda de profissionais para estabelecê-los.

Uma boa meta conta com prazos e depende de bom planejamento, caso contrário, o projeto de aumentar as vendas nunca vai sair do papel.

Importância de investir em marketing

Para que o cliente se interesse por um produto ou serviço e a marca consiga vender suas soluções, primeiro é importante divulgá-las. Investir em marketing é necessário porque a organização vai usar as melhores estratégias e ações.

Hoje em dia, o principal meio para divulgar produtos e serviços é a internet, e isso acontece por meio de estratégias como marketing de conteúdo, redes sociais, site institucional, blog, e-mail marketing, dentre outros.

São ações que ajudam uma empresa de algodão doce personalizado a aumentar sua visibilidade e a se consolidar no mercado em que atua.

Atualmente, a decisão de compra depende exclusivamente dos consumidores e estar presente com boas estratégias de marketing aumenta a relevância e leva as soluções ao conhecimento de mais pessoas.

Uma marca consolidada é vista pelos usuários como uma organização atenta às mudanças e tendências da sociedade. Ter visibilidade não serve apenas para aumentar as vendas, mas também para cativar o público.

Muito mais do que estar presente no dia a dia das pessoas, o negócio se torna referência naquilo que faz. Isso é possível por meio de conteúdos de valor que conquistam o cliente e ajudam as pessoas a resolverem seus problemas.

Se uma autopeças especializada em freio hidraulico carro é capaz de ajudar os consumidores sem cobrar nada por isso, dificilmente será trocada por um concorrente no momento da compra.

Outra razão para investir em marketing é que os resultados trazidos por eles são verdadeiros, visto que é possível analisar as estratégias para corrigir aquelas que não estão trazendo o que a marca deseja e melhorar ainda mais as outras ações.

A companhia consegue captar e acompanhar dados sobre o público e com isso direcionar melhor suas campanhas e ações em qualquer canal.

Benefícios de investir em marketing

Conhecendo a importância de investir em marketing, não é difícil imaginar os benefícios que essas estratégias podem trazer. Dentre os que mais devem ser relevados estão:

Aumenta as vendas

Essa é a principal vantagem de investir em marketing e o propósito de todas as empresas que separam uma parte do orçamento para divulgar seus produtos e serviços.

Por meio de uma campanha bem-sucedida, o negócio aumenta consideravelmente o número de conversões, eleva o faturamento e conquista mais lucros.

Melhora o posicionamento da marca

Uma loja de móveis modulados escritório deve investir em marketing para posicionar melhor sua marca no mercado em que atua, afinal, a competição pela atenção dos consumidores é muito grande.

Mesmo tendo os melhores produtos e serviços e pelo melhor preço, ter uma posição vantajosa em relação à concorrência facilita as vendas.

Justamente por isso as empresas investem cada vez mais em posicionamento digital, e uma presença consolidada abre caminhos e melhora a comunicação com o público.

Para isso, é necessário estar presente nos principais canais usados pela persona, porque além de levarem as soluções para um público maior, não exigem tanto orçamento.

Uma loja especializada em cortina prega wave trilho suisso vai aumentar o contato com sua audiência, e mesmo que as vendas não sejam realizadas em um primeiro momento, o relacionamento vai fazer com que o consumidor se lembre do negócio.

Ajuda a atrair clientes

Outro grande objetivo do marketing é atrair clientes novos para a corporação, e quanto mais segmentada for a campanha, mais fácil será atingir o perfil de cliente ideal.

Como falado anteriormente, as estratégias de marketing só são certeiras se forem direcionadas para a persona. Essa estratégia ajuda a ter uma visão mais clara sobre os problemas e necessidades do cliente e de que maneira ele se comporta.

Ajuda a reter clientes

Assim como um fabricante de chapa galvanizada para portão consegue atrair clientes novos, por meio das estratégias de marketing também consegue reter pessoas que já compram com a marca.

O consumidor moderno deseja adquirir produtos e serviços com empresas dispostas a estabelecer um relacionamento positivo e benéfico para ambos. Ele passa a confiar mais na companhia, por isso, sempre vai preferir suas soluções.

Considerações finais

O aumento das vendas é resultado tanto das estratégias de marketing digital quanto das estratégias de vendas em si. Para alcançar seus objetivos, a organização precisa trabalhar com as melhores práticas em cada setor.

Para potencializar ainda mais os resultados, é fundamental unir os times de vendas e marketing, com isso, os profissionais vão buscar os mesmos objetivos de maneira alinhada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *