Conheça a acidificação capilar e seus benefícios para os fios

Estética e saúde têm sido uma preocupação constante para todas as pessoas, principalmente quando se trata do cabelo. Confira o que é acidificação e se você precisa do procedimento.

A autoestima é uma das qualidades mais almejadas pelo ser humano. Afinal, ela fornece confiança e segurança para a autenticidade, dando coragem para cada um ser quem realmente é. 

Parte da autoestima das pessoas vem do cabelo. Não à toa, os seres humanos procuram inovar cada vez mais no estilo, com cortes, coloração e penteados diferentes para se sentirem mais confortáveis. Além disso, o mercado de beleza fornece uma variedade de produtos a fim de fortalecê-lo ou recuperar a saúde dos fios.

No entanto, muitas informações chegam aos ouvidos dos consumidores (algumas vezes falsas), resultando em um dano capilar ou um gasto desnecessário. Um dos mitos é que depois de um tempo os produtos param de fazer efeito no cabelo. Algumas pessoas acabam mudando os produtos que usam há bastante tempo para que os fios tenham o efeito desejado. Porém, eis uma alternativa se você sente que seu cabelo não está respondendo aos produtos capilares: a acidificação dos fios.

Afinal, o que é acidificação dos fios?

Com o passar do tempo, é possível que a cutícula do fio fique muito aberta, sendo impossibilitada de reter os tratamentos aplicados. Dessa forma, o cabelo não recebe os nutrientes dos produtos. 

O processo de acidificação dos fios ajuda a alinhar as cutículas para absorver e reter melhor os nutrientes que seu cabelo precisa para ficar brilhoso, com aspecto vivo, sem frizz, e o mais importante: saudável.

Para quem é a acidificação dos fios?

Para saber se você precisa fazer uma acidificação dos fios, faça uma autoanálise do seu cabelo. Se você sente que seu cabelo está com aspecto poroso, sem brilho e com muito frizz, ou seja, com fios soltos e bagunçados mesmo depois da finalização, além de não ver diferença nenhuma depois da utilização de máscaras de hidratação, você precisa fazer a acidificação dos fios. 

Uma forma de fazer a autoanálise é perguntar para pessoas de confiança se notaram alguma diferença nos últimos tempos ou acompanhar fotos antigas em que você usava os mesmos cosméticos. Não é necessário trocar os produtos que você usa, pois a cutícula do fio continuará muito aberta, sem reter nutrientes da mesma forma.

Como fazer a acidificação de fios

Primeiro de tudo, é importante que você tenha o produto acidificador de fios. Procure uma marca confiável, que contenha pouca química em sua composição, para que não prejudique seu cabelo.

Estão disponíveis também receitas caseiras na internet, feitas de vinagre de álcool e condicionador da sua preferência. No entanto, tenha cuidado, pois o vinagre exposto ao sol pode causar queimaduras graves no couro cabeludo, na pele e nos fios. Então, enxague bem se escolher essa alternativa para o procedimento.

Com o produto definido, passe o shampoo no couro cabeludo e lave seu cabelo. Antes da aplicação da máscara, aplique o produto escolhido pelos fios e deixe-o agir durante dez minutos. Não lave seu cabelo antes disso, tampouco mexa no cabelo. Passados os dez minutos, siga sua rotina de lavagem, hidratação e finalização normalmente. A tendência é que o resultado seja um cabelo com menos frizz, hidratado, com brilho e vívido. 

Se houver qualquer imprevisto ou o procedimento não funcionar, é recomendado procurar um especialista para conferir o que está acontecendo com os fios e te ajudar a ter cabelos saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *