risada

Conheça os benefícios da risada

Uma boa risada é o reflexo da sensação de felicidade, como quando acontece alguma coisa legal e divertida no dia de alguém.

Dar risada faz com que o organismo libere substâncias, como a adrenalina, serotonina e a dopamina, responsáveis pela motivação e alegria.

Quando uma pessoa dá risada, mais ar é inalado e a expiração fica mais forte, ocasionando maior ventilação pulmonar para que o dióxido de carbono e os vapores residuais em excesso sejam eliminados.

Depois, os pulmões do saxofonista para festa ficam mais limpos, reduzindo a tensão muscular. No entanto, por mais que muita gente não acredite, dar risada em excesso pode pressionar a região do crânio, causando um acidente vascular cerebral (AVC).

As crises de riso também aumentam a pressão na região do peito, prejudicando a circulação do sangue, exatamente onde bate o coração.

Porém, alguns estudiosos garantem que dar risada de forma natural e ter bom humor protegem o coração, evitando problemas cardiovasculares graves e também melhoram o desempenho sexual.

Uma pesquisa publicada na Noruega revelou que ter o senso de humor mais elevado está associado a uma maior expectativa de vida, e o idoso pode normalmente levar seu netinho para a escolinha infantil integral, a pé, sem se preocupar com o esforço.

A importância de dar risada

Sorrir é importante porque a sensação de sentir-se melhor, mais leve e menos pressionado é instantânea.

O sorriso interno e externo são um antídoto que alivia o estresse, as dores e os conflitos diários que persistem na mente, mesmo que sejam conscientes ou inconscientes.

Portanto, sorrir para si, para o mundo e para outra pessoa, traz para o corpo e para a mente o equilíbrio, fazendo com que o indivíduo possa considerar a vida algo mais leve, evitando o estresse com coisas pequenas.

Se todas as pessoas dessem risada na mesma proporção que as crianças o fazem, sem nenhum sentido aparente, seria muito mais fácil fazer um curso de limpeza de piscina, que é cheio de detalhes minuciosos.

Com o tempo, o hábito do riso solto, aquele que vem com o compartilhamento de bons momentos presentes, acaba indo embora, pois o indivíduo passa a acreditar que tudo acontece fora da hora, levando-o a um mau humor que só o prejudica na saúde.

Dar risada é tão importante, assim como o bom humor, que alguns pesquisadores da Universidade Loma Linda, na Califórnia, provaram que ambos são um forte aliado também para o bem-estar profissional.

Isso porque as pessoas bem-humoradas e mais sorridentes conseguem se adaptar e lidar melhor com situações adversas, dentro de suas profissões como o treinamento para habilitados.

Dar risada frequentemente, de acordo com a pesquisa, ajuda a melhorar a memória e o aprendizado, porque as emoções positivas que fluem por meio da risada influenciam no sistema imunológico, pois diminuem os hormônios do estresse.

Quais são as vantagens em dar risada?

Um dos maiores benefícios é poder reduzir em até 10% a sensação de dor. E os médicos, enfermeiras e terapeutas receitam a risada para que ela ajude a superar momentos difíceis, como procurar o médico obstetra particular, antes do nascimento do filho.

A frase “rir é o melhor remédio” é um jargão com respaldo científico, não apenas um termo encontrado nos livros de autoajuda.

Quando a pessoa dá uma boa gargalhada, inúmeras alterações biológicas ocorrem no organismo, como a diminuição do cortisol e a liberação de endorfinas. Outros benefícios que a risada proporciona, são:

  1. Ajuda a enfrentar as dores de forma otimista;
  2. Torna a pessoa capaz de enfrentar situações problemáticas;
  3. Torna o indivíduo mais bem-humorado;
  4. Exercita o cérebro do fabricante de válvulas;
  5. Faz bem para o coração;
  6. Estimula o sistema imunológico;
  7. Melhora a resistência às doenças;
  8. Reduz a ansiedade e o medo;
  9. Atrai mais pessoas;
  10. É o melhor remédio para a mente;
  11. Gera relações de confiança.

A ciência já mostrou através de estudos e pesquisas que pessoas mal-humoradas e que não sorriem com frequência liberam hormônios que causam palpitações, dores de cabeça, arritmia cardíaca e dificuldade de digestão.

Em níveis mais extremos, o mau humor e a falta do riso podem até predispor derrame cerebral, infarto e câncer.

Os especialistas também garantem que, se o bom humor contagia, a risada faz o mesmo, diminuindo o peso das circunstâncias negativas que rondam as atividades do dia a dia.

Vender pen drive 128gb personalizado é bem complicado, pois os clientes são bastante exigentes na maioria das vezes e acabam causando grande estresse no vendedor.

Ter bom humor não significa rir de todas as coisas e de todos o tempo inteiro, mas se retrair nos momentos complicados não é a melhor forma de conduzir a vida. Não é preciso enxergar tudo com tristeza, mas com uma certa leveza na alma.

Uma risada bem dada, no momento certo, não induz a pessoa a procurar tão rapidamente uma casa de repouso perto de mim. Afinal, o riso proporciona maior longevidade, como falado anteriormente, e essa tarefa pode ficar para mais tarde.

Dar risada ajuda na conexão social com outras pessoas, trazendo sentimentos de satisfação, mesmo que seja difícil aceitar as emoções mais negativas, inerentes a todo ser humano. O objetivo do riso é aumentar a convivência entre as pessoas.

Quando a risada acontece, o bom humor está presente e ambos são companheiros um do outro. Portanto, a quantidade de hormônios precisa estar equilibrada e duas dicas importantes são os exercícios físicos e uma dieta balanceada.

Se o quarteto formado pela serotonina, e endorfina, a ocitocina e a dopamina estiverem em desequilíbrio, provocam estresse, insônia, desânimo e ganho de peso. Fatores altamente prejudiciais à saúde.

Os alimentos ricos em vitamina B, além de desintoxicar o corpo, ajudam na produção de serotonina, e os ricos em magnésio ajudam a regular o sistema nervoso e as emoções. Eles são antidepressivos naturais.

Todo indivíduo precisa ter momentos de respiro. Ou seja, esquecer as obrigações diárias por alguns instantes e se dedicar a uma atividade prazerosa, como assistir uma comédia, que pode levar a boas risadas, aliviando a tristeza e a solidão.

Os indivíduos precisam fazer pausas, nem que seja para ficar à toa, desligando o celular ou mantendo conversas com pessoas próximas, como familiares ou amigos, para que se possa, de alguma forma, ajudar diante de um quadro depressivo, exemplificando.

Portanto, não se intimide ao expor as fragilidades internas, quando for necessário. Muitas pessoas conseguem alcançar a cura de suas doenças físicas quando se apoiam em algo que a mente acredita, como a oração, a fé em algo superior ou uma filosofia de vida.

O sorriso ajuda a manter o equilíbrio emocional, aumentando a autoestima e o alto astral, rejuvenescendo a pele com o movimento da musculatura do rosto. Ele também mantém os músculos relaxados por até 45 minutos, trazendo paz e alegria.

Boas risadas movimentam até 80 músculos do corpo, mexendo com a garganta, tórax, pernas, pés e mãos, trazendo efeitos terapêuticos excelentes, como retardar o envelhecimento, reduzindo as rugas.

Portanto, um conselho dado por muitos especialistas e médicos é criar oportunidades para rir, procurando pessoas e ambientes engraçados, shows de comédias e, nesses momentos, compartilhe a felicidade. Uma dose de risada diária é contagiante.

Procure encontrar tudo aquilo que possa causar o sorriso e use esses recursos o tempo todo, seja no trabalho, na vida pessoal, familiar ou amorosa.  Crie conexão com pessoas alegres nas academias, em igrejas ou até mesmo com uma vizinha engraçada.

Considerações finais

Em suma, dar risada é terapêutico e faz um bem muito grande para a saúde física e mental. Os benefícios que ela provoca no ser humano já são comprovados cientificamente no dia a dia das pessoas.

A risada não tem efeitos colaterais, como a maioria dos medicamentos. Pelo contrário, ela pode emagrecer, rejuvenescer a pele e reduzir o aparecimento de rugas.

A risada relaxa o corpo, mostrando que todos os momentos ruins são passageiros e que não vale a pena tornar-se extremamente triste ou estressado diante de situações que com o tempo vão embora, dando lugar a dias melhores e mais ensolarados.

O riso significa que a pessoa está feliz e, nesse momento, ela pode compartilhar esse sentimento com outros, não só com o objetivo de ajudá-los a superar alguma dificuldade, mas também para criar uma sociabilidade maior e mais qualitativa.

Brinque com os animais de estimação, com as crianças, saia com amigos ou assista filmes engraçados pela internet. Faça atividades leves e divertidas quando estiver muito isolado.

Enfim, procure a risada solta dentro de si e ao seu redor e com certeza ela vai melhorar, e muito, a qualidade de vida e a saúde em sua totalidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *