Conheça os diferentes tipos de whisky 

Entenda as características e as diferenças dos principais tipos de whiskies fabricados no mundo todo.

O whisky é uma das bebidas alcoólicas mais prestigiadas do mundo. Com forte teor alcoólico, ela é conhecida (e apreciada) por queimar a garganta ao ser consumida. Apesar disso, ela tem adeptos fervorosos em todo o planeta.

Mas existe apenas um tipo de whisky? Quais são os tipos e suas diferenças? Se você é um apreciador da bebida, entenda melhor sobre esse tema no texto abaixo.

Scotch

O whisky escocês é o tipo mais tradicional da bebida, já que ele é o mais antigo. Sua produção é feita a partir de grãos maltados ou da cevada, sendo necessário destilá-lo e com a bebida sendo armazenada e envelhecida em barris de carvalho por um período mínimo de três anos.

Esse é um procedimento que pode ser feito em qualquer destilaria do mundo. No entanto, para ser considerado um whisky escocês, a destilação e maturação da bebida devem acontecer na Escócia. Esse tipo de bebida pode ser dividido em três subtipos: o “de grão”, “single malt” e o “blended”.

O primeiro desses subtipos é caracterizado por ter o milho ou o trigo como principal ingrediente. Já o “single malt” é a denominação utilizada para o whisky produzido em uma única destilaria com o uso de água, cevada e levedura. Finalmente, o “blended” refere-se ao whisky obtido a partir da mistura de whiskies single malt ou de grão.

Irish

Por sua vez, o whisky irlandês é aquele feito em qualquer um dos dois países. Além dessa característica, ele ainda se difere em sua produção, feita do uso de cevada não tostada e não defumada, um fator que garante um sabor mais frutado e levemente apimentado.

Outra diferença relevante é que ele é triplamente destilado, o que torna esse tipo mais leve do que o whisky escocês. O tipo irlandês também apresenta uma leve diferença quanto ao armazenamento: a bebida pode ser guardada em “barris de madeira”, não sendo exigido que isso aconteça em barris de carvalho.

Bourbon

Por sua vez, o Bourbon é um tipo de whisky feito exclusivamente nos EUA, tornando-se icônico por ser a bebida mais pedida nos filmes de faroeste norte-americanos. As regras de fabricação são menos rígidas do que o whisky escocês, mas uma de suas principais diferenças é que o milho deve corresponder a pelo menos 51% dos grãos maltados utilizados no preparo da bebida.

Tennessee

Alcohol. Whiskey in a glass

Outra produção dos EUA e que, essencialmente, tem um estilo igual ao do Bourbon é o whisky Tennessee. Ele é mundialmente famoso por ser dominado por um único produtor: a célebre marca Jack Daniels. Além do fato de ser produzido em outra região do país, uma das suas principais diferenças para o seu “irmão” norte-americano é que sua produção inclui filtragem de carvão no processo de pós-destilação.

Rye

O tipo Rye é fabricado principalmente na América do Norte. Seu preparo tem como grão base o centeio, e nos EUA é necessário que a receita seja feita a partir de uma mistura de grãos maltados, com pelo menos 51% de centeio — semelhante à regra do milho na produção do Bourbon. No Canadá, essa regra é menos rígida, sendo permitida uma menor quantidade de centeio no preparo.

Japonês

Por fim, há o tipo japonês, o mais novo entre os whiskies. Com inspiração escocesa, ele se difere dos demais por ter um processo de destilação mais prolongado, além do uso de barris de carvalho japonês durante a maturação da bebida. Essa novidade tem ganhado novos adeptos no mundo todo, construindo, assim, a sua reputação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *