Conheça quais são as técnicas de latte art mais famosas!

Saiba como você pode fazer alguns desenhos em casa e surpreenda sua família e amigos

Coraçõezinhos, plantas, bichinhos e até rostos. Os baristas experientes conseguem desenhar de tudo em cima dos cafés e cappuccinos, encantando os clientes. Alguns estabelecimentos são até famosos por essa habilidade que tem nome: latte art. E os amantes de um café de categoria adoram o mimo.

 

A arte de fazer desenhos utilizando o café e o leite como base exige prática e muita habilidade. Cada barista (ou artista) tem seus segredos, mas, basicamente, existem três técnicas que possibilitam que os desenhos sejam feitos sobre as bebidas: o free pour (ou pouring), o grafismo (ou sketching) e o stencil art.

Free pour 

No free pour, o barista faz os desenhos utilizando a inclinação da pitcher, que é a leiteira utilizada na vaporização do leite. Nessa técnica, o desenho vai sendo criado à medida que o leite vai sendo derramado, mais ou menos, dependendo do ponto do desenho. Quanto mais fino for o bico, maior será a precisão do desenho.

 

A tulipa e o coração são as figuras mais comuns desse tipo de técnica, mas os baristas mais experientes garantem que é possível fazer quase qualquer desenho com ela. O segredo, segundo especialistas, é o ponto do leite, que não deve ser muito quente e deve estar líquido e liso, evitando a formação de bolhas.

Grafismo

No grafismo são utilizadas ferramentas, como palitos e canetas próprias. Elas funcionam como delicados pincéis que fazem o desenho sobre o café e o leite vaporizado utilizando caldas, chocolates e pós, como a canela. 

 

Com essa técnica é possível fazer desenhos mais elaborados, com detalhes mais finos, como folhas e até mesmo rostos. É comum que alguns baristas iniciem o desenho utilizando o free pour e finalizam com o grafismo, o que pode resultar em artes realmente surpreendentes.

 

Stencil art

Essa técnica consiste em polvilhar cacau, chocolate ou canela sobre a bebida com a ajuda de pequenos moldes, que dão o formato do desenho. Ela pode parecer mais fácil que as anteriores, mas exige bastante precisão e delicadeza para despejar a quantidade exata de pó em cada parte do desenho.

 

Essa é uma das melhores técnicas para quem quer fazer latte art em casa, pois você pode comprar os moldes prontos e treinar até sentir que está pronto para exibir o talento para os convidados.

Dicas para quem vai tentar em casa

Ficou com vontade de fazer em casa? Saiba que não é impossível, porém também não é tão fácil quanto pode parecer. Se você já pinta ou sabe fazer decorações de confeitaria, sai na frente. Mas, mesmo assim, vai precisar aprender algumas técnicas dos baristas.

 

O principal segredo é ter uma boa leiteira e um café de qualidade. O segundo é a proporção entre o leite e o café, sem esquecer que o sabor final da bebida não pode ser prejudicado pela arte. De nada adianta uma bebida linda, mas que não é tão gostosa, não é mesmo?

 

O leite deve ser fresco e com um bom teor de gorduras e proteínas, pois isso ajuda a formar um creme mais consistente, perfeito para os desenhos. Ele também deve entrar na pitcher gelado para um melhor resultado.

 

Lembre-se que os demais ingredientes, como chocolates, caldas e pós, também devem ser de qualidade e seus sabores precisam conversar com o do café escolhido para que a bebida fique gostosa.

 

Comece com os desenhos mais simples, como corações e tulipas, e, à medida que for se sentindo confortável com eles, vá aumentando o nível de dificuldade. A internet é uma ótima ferramenta para buscar referências e há vídeos com ótimos tutoriais detalhados, mesmo para níveis mais avançados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *