tratamentos odontológicos

Conheça tratamentos odontológicos que melhoram a autoestima

Os tratamentos odontológicos se multiplicam com as novas tecnologias que chegam até o mercado. 

Neste artigo conheça quais procedimentos podem ajudar no resgate da autoestima de homens, mulheres e crianças. 

A odontologia cuida de toda a arcada dentária e saúde da boca, o que inclui o posicionamento da língua, as proporções da mandíbula e anexos. 

Pode atuar em conjunto com especialistas de áreas similares, como a cabeça e o pescoço. 

Impactos da autoestima para a saúde

A autoestima é um problema de saúde geral, com o crescimento na incidência de transtornos mentais como a depressão, a ansiedade, os distúrbios alimentares e de humor, a autoestima se tornou um antígeno capaz de frear a onda de casos. 

A odontologia cuida de uma parte importante da autoimagem, que são os dentes. Além de imprescindíveis para a obtenção de nutrientes, os dentes interferem profundamente na aparência do rosto e por isso, devem ser tratados com toda atenção. 

O modo como a autoestima do paciente se manifesta tem impacto sobre uma série de questões que envolvem o corpo e a mente, sendo os principais tópicos:

Concentração de estresse 

A autoestima pode melhorar ou prejudicar a maneira como o indivíduo experimenta o estresse diário. 

É fato que situações de desgaste emocional são inevitáveis, mas como tudo o que toda na saúde mental, um conceito chave é a proporção. 

Enfrentar o trânsito, prazos apertados para a entrega de trabalhos e outras preocupações fazem parte da vida de qualquer pessoa; tais estímulos liberam cargas de cortisol que podem ser mais intensas e duradouras em indivíduos propensos ao estresse. 

A propensão para o estresse é criada pela presença de outros problemas psicológicos mais complexos, como a falta de autoestima. 

Com o tempo, a tristeza e a insatisfação podem desencadear quadros de depressão, ansiedade e outros transtornos. 

Prática esportiva 

A prática esportiva é mais comum entre indivíduos que pontuam altos nos índices que medem a autoestima do indivíduo. 

Sentimentos como a confiança, o otimismo e a agradabilidade nas relações estão ligados a uma boa relação com a própria imagem.

Uma rotina de exercícios físicos auxilia na manutenção deste ciclo de bem-estar. Além de conceder energia extra para as tarefas de uma terceirização de limpeza, por exemplo, a boa forma acentua a satisfação estética do indivíduo. 

Alimentação

A qualidade da alimentação ultrapassa os tipos de alimentos consumidos, atingindo também o processo de digestão, desde a mastigação até as reações químicas no estômago e intestinos. 

A autoestima melhora a disposição alimentar e o apetite, contribui com o bom funcionamento da mente e reduz a frequência de emoções negativas que podem perturbar o ciclo digestivo em adultos e até crianças, com efeitos vistos em trocadores de fraldas

Tratamentos corretivos

Os tratamentos corretivos são intervenções que buscam curar ou minimizar um quadro maligno, isto é, uma doença de ordem estrutural ou infecciosa. 

Corrigir problemas está no cerne do resgate à autoestima e seus exemplos são:

Implantes dentários

Os implantes dentários são procedimentos cirúrgicos que instalam parafusos e placas sobre o osso do paciente, corrigindo o problema da perda dos dentes com versões sintéticas mais próximas do modelo original. 

O material usado para fixar o implante nos ossos da gengiva é o titânio, metal muito conhecido na área médica, valioso por sua leveza, resistência e baixa taxa de rejeição pelo organismo dos pacientes. Na parte visível, usa-se porcelana, resina ou zircônia.

Os implantes podem ser unitários, com um dente de resina instalado para cada parafuso, também chamado de pino ou por meio de próteses protocolares, que substituem todos os dentes e são instaladas sobre um conjunto de quatro a seis pinos. 

Esses parafusos devem passar por um processo de osseointegração, a calcificação do corpo estranho introduzido na gengiva, de forma a tornar o pino imóvel. 

As clínicas masculinas podem oferecer esse tratamento indicado inclusive para idosos.  

Aparelhos odontológicos 

Os aparelhos odontológicos são feitos para corrigir a mastigação e o sorriso pelo reposicionamento dos dentes, que muitas vezes crescem desalinhados, causando problemas estéticos, dificultando a limpeza e gerando distúrbios na mordida. 

A mordida inadequada gera focos de peso desproporcionais sobre a mandíbula, o que estimula o desenvolvimento de quadros inflamatórios, desgaste em áreas da boca e deformações ósseas que modificam a estética do rosto. 

Existem muitas opções de aparelhos odontológicos, um tratamento que pode ser administrado desde a primeira infância. 

Os consultórios pediatras são capazes de instalar desde expansores palatinos até aparelhos linguais. 

Em todo caso, é possível escolher entre aparelhos fixos e removíveis, transparentes, ocultos ou os tradicionais aparelhos de metal, nas cores que o paciente definir. 

Preenchimento com resina

A placa bacteriana é um problema que atinge a maior parte da população e é a causa do enfraquecimento dental mais comum depois da cárie, sendo também uma precursora da doença. Seu surgimento se dá com o acúmulo de resíduos de comida nos dentes. 

Em sua fase inicial, a placa bacteriana é mole e pode ser removida na escovação, com o uso de fio dental. 

O serviço de limpeza é de extrema importância para a manutenção da saúde bucal e prevenção contra a formação de placas bacterianas. 

Quando não realizado corretamente, a placa bacteriana se solidifica, fixando-se no extrato do dente. Em caso de excesso, essa massa amarela empurra a gengiva para baixo, causando um quadro de retração gengival. 

Casos de retração gengival mais graves podem causar problemas de sensibilidade e enfraquecer a estrutura do dente ao expor sua raiz. Nesses casos, para evitar um agravamento que desencadeie na extração do dente, faz-se a reparação com resina. 

A resina transparente também é usada durante a restauração dentária quando há a remoção de cáries superficiais. 

Além de solucionar o problema da retração, o preenchimento com resina resgata a aparência saudável da gengiva sem inflamação. 

Aprimoramento estético 

Os tratamentos estéticos são a parte da odontologia que toca na cirurgia plástica e em outras áreas que cuidam da aparência humana. 

Não tratam condições patológicas, mas corrigem desvios que prejudicam a imagem que o paciente tem de si mesmo. 

Clareamento dentário 

O clareamento dentário é um dos procedimentos odontológicos mais buscados pelos pacientes, um tratamento que não apenas promete resgatar a aparência original dos dentes, como adicionar brilho ao sorriso. 

A aparência dos dentes é de extrema importância para a harmonia do rosto. Manchas causadas pelo consumo de alimentos e bebidas, pelo álcool ou cigarro podem deteriorar rapidamente a superfície dentária, que fica com um aspecto amarelado. 

Empresas de serviços administrativos terceirizados podem oferecer o clareamento como parte do plano de saúde. 

As categorias de clareamento dental podem trazer resultados distintos em vários períodos de tempo, sendo os tipos mais aplicados:

  • Clareamento por gel; 
  • Clareamento a laser; 
  • Clareamento coronário; 
  • Clareamento por luz ultravioleta. 

É possível optar também pelo branqueamento, uma técnica semelhante que confere um tom uniformemente branco translúcido ao dente, por meio da inserção de lentes de contato e facetas de cerâmica em projetos de construção, alterando sua estrutura. 

O branqueamento é visto por uma intervenção mais agressiva sobre os dentes, ao contrário do clareamento, que apenas restaura a cor original dos dentes ao remover os pigmentos solidificados pelo contato com substâncias corantes.  

Ajuste da gengiva 

Os procedimentos de ajuste na gengiva consistem no encurtamento ou no alongamento da gengiva, corrigindo condições naturais. 

Por se tratar de quadros benignos, esses procedimentos são classificados como tratamentos estéticos e não corretivos. 

A cirurgia que melhora a harmonia entre a gengiva e os dentes é chamada de gengivoplastia, um ramo da cirurgia plástica. O procedimento realiza cortes ou implantes de tecido a fim de melhorar o aspecto do sorriso. 

Com valores similares a armários para escritório, as correções gengivais aprimoram o contorno da parte mais frontal dos dentes, melhorando a autoestima de homens e mulheres.  São realizadas análises que classificam o sorriso do paciente em baixo, normal e alto.

O sorriso alto é visto como o sorriso gengival, onde grande parte da gengiva fica à mostra. 

Esse sorriso acontece por excesso de tecido nessa área ou por má formação óssea na região, que empurra a gengiva para frente. 

Correção óssea da mandíbula 

A mandíbula tem grande impacto sobre a simetria do rosto e sua cadeia de ossos pode gerar grandes distorções nos casos de má formação, restauração inadequada de lesões e distúrbios causados por patologias infecciosas ou problemas na mordida. 

Em todo caso, existem vários procedimentos da cirurgia plástica que são voltados para os ossos desta parte do rosto, promovendo um visual mais simétrico e transformando a aparência da pessoa submetida. 

A mentoplastia é uma cirurgia voltada para a região do queixo, que consiste no ajuste de sua posição, tanto na direção do aumento quanto da redução, por meio da instalação de miniplacas e parafusos de titânio na parte inferior da mandíbula. 

Diferente de outros procedimentos, a mentoplastia não exige a aplicação de substâncias como o ácido hialurônico para modificação da superfície do queixo. 

A inserção de prótese de porex é uma forma de harmonização facial que conta com um polímero transparente na região do maxilar, com o objetivo de torná-lo mais marcado. 

O implante dispensa manutenções periódicas e confere um acabamento mais natural. 

Considerações finais

Portanto, os tratamentos odontológicos se multiplicam em todas as frentes, desde as especialidades voltadas para o tratamento de doenças, até a intervenção estética para melhoria da aparência facial. 

Em todos esses pontos, o cuidado com um sorriso agradável é de extrema importância para a autoestima do indivíduo, uma vez que o rosto é a janela da identidade e da noção de individualidade e personalidade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *