Copywriting: Como aplicá-lo no influencer Marketing?

Compreenda de vez o que é um copywrinting e como podemos junta-lo ao influencer marketing, aqui você verá dicas de como colocar em prática

O copywriting é um dos principais conceitos que existem dentro do mundo do marketing digital, para quem não conhece, esse termo se refere a textos persuasivos que ajudam a convencer o usuário a realizar uma determinada ação, mas não pense que ele é tão simples assim. 

Ser um bom copywriter é uma tarefa complicada para muitos profissionais, afinal, criar um texto persuasivo o suficiente para que as pessoas efetuam determinadas ações não é uma tarefa tão simples quanto parece, a missão tende a ser bem mais complicada, porém, ao mesmo tempo, ela acaba sendo fundamental para determinar o sucesso de uma campanha.

Entre as diversas aplicações do copy, temos justamente no chamado marketing de influência, essa que é uma ação de marketing que conta com influencers digitais para divulgar uma marca, e acredite, usar um porta-voz com milhares de seguidores pode ser a chance de alavancar o seu negócio, e dobrar as vendas das suas placas fotovoltaicas

Mas é claro que, para ser funcional, não basta apenas contar com um bom influencer e uma copy meia boca, é preciso saber aproveitar bem os seguidores existentes e causar impacto com a sua escrita referente ao que será dito, então no texto de hoje, iremos mostrar como você pode aplicar o copywriting dentro do influencer marketing, bora conferir? Então vamos lá!

Entenda o que de fato é o copy

O primeiro passo para aplicar o copy dentro do influencer marketing é entender o que esse termo significa e toda a sua representatividade dentro dessa estratégia, vale ressaltar que muitas pessoas confundem esse conceito com o chamado copyright que representam os direitos autorais de uma obra, e com o webwriting que se referem a criação de textos exclusivos para a web. 

Como citamos acima, o copywriting é um texto de caráter persuasivo que ajuda a induzir o consumidor e a realizar uma determinada ação, essa técnica é recheada de estratégias e argumentações, com o poder do convencimento e fazem com que a pessoa esteja inclinada a tomar certa decisão. 

É importante que, tanto o profissional de marketing quanto o próprio influencer, compreendam o significado do termo e saibam explorá-lo da melhor e mais eficiente forma possível. 

Conheça a linguagem do influencer

Com todas as dúvidas solucionadas e as arestas aparadas, o segundo passo é conhecer qual a linguagem do influencer, ao utilizar o copy dentro do marketing de influência, é necessário que a linguagem seja executada de forma natural, como se aquela pessoa estivesse indicando o produto ou serviço. 

Sendo assim, se aquele influenciador falar sobre o conserto de aquecedor a gás de forma forçada ou que não pareça o seu jeito de falar, logo as pessoas podem demonstrar desinteresse e ficar muito explícito que aquilo é uma propaganda. 

Então antes de montar a copy, entenda a linguagem do influencer, saiba como ele se comunica, seus jeitos e trejeitos, a sua fala, e as suas características marcantes, suas gírias e busque adicionar tudo na construção do seu texto, quanto mais você conhecê-lo, melhor será a transmissão da sua mensagem. 

Estude o público do influencer

Após entender como o influencer se comunica, o segundo passo é estudar qual o público dessa pessoa e o que eles gostam de consumir, entender o tipo de fala e conteúdo que eles mais interagem também é importante na criação da sua copy. 

Veja quem é o público-alvo e os seguidores do seu influencer, confira o tipo de conteúdo e a linguagem que eles mais gostam de escutar e que costuma converter com mais efetividade, procure replicar isso de maneira inteligente e eficiente. 

Lembre-se, uma boa copy no marketing de influência precisa combinar a linguagem do influenciador com aquilo que o público dele quer consumir, então esteja atento e estude muito bem ambos os lados da moeda. 

Escolha qual o seu objetivo

Agora que você já tem toda a sua base consolidada do estilo que irá montar sua copy, é hora de definir o seu objetivo, assim como um ensaio não destrutivo tem como missão, detectar e avaliar falhas que ocorrem com os materiais, cada campanha do marketing de influência tem uma meta diferente que precisa ser averiguada. 

Você contratou o influencer para fazer uma campanha de Awareness, que nada mais é do que ganhar visibilidade? Ou está apostando no branding, ou seja, o reforço da sua marca e a geração de reconhecimento do mercado.

Talvez a sua opção seja diretamente a conversão, com a venda de produtos, o download do seu novo aplicativo, o aumento de cliques, geração de leads e por aí vai. 

Independente qual seja seu objetivo, selecione ele de forma antecipada, isso vai te ajudar a montar sua copy de acordo com aquilo que você deseja e construir todo o seu texto, em relação com a sua meta final. 

Trabalhe em conjunto com o influenciador

Agora que você já conhece o que é copy, já definiu seu objetivo, e já entendeu a linguagem do influencer e do seu público, é hora de começar a colocar a mão na massa, e para que a copy saia exatamente da forma que você deseja, recomendamos que você trabalhe em conjunto com o influenciador. 

Peça para que ele ajude com ideias e alguma sugestões de fala, não existe ninguém melhor do que a própria pessoa para entender como é o seu estilo de conteúdo e do que seu público gosta.

Procure esse trabalho em conjunto para ganhar efetividade e alcançar seus objetivos de maneira convincentes, com a ajuda do influenciador, a chance das pessoas consumirem seus produtos é muito mais alta. 

Dessa forma, seu totem de led terá muito mais acessos, e a popularidade do seu negócio tende a crescer muito mais. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *