Sábado, 16 DE outubro DE 2021

Coqueluche – O que é, suas causas, sintomas e forma de tratamento.

description:Coqueluche ou a chamada tosse convulsiva é uma doença do sistema respiratório que comumente atinge crianças e adolescentes, a mesma é altamente contagiosa, mas facilmente combatida.

Publicado em:

28 de
ago
Categorias: Blog.

O que é coqueluche

Também chamada de pertussisou tosse comprida, a coqueluche é uma doença infectocontagiosa que atinge o trato respiratório e é transmitida pela bactéria Bordetellapertussis, comumente esta doença atinge crianças menores de dois anos de idade e adolescentes.

O contágioda mesma acontece através do contato direto com a pessoa infectada ou através de gotículas que o doente possa transmitir através da tosse, espirro ou fala; crianças e idosos precisam ter mais cuidado com a mesma uma vez em que se não tratada poderá evoluir para doenças pulmonares mais graves, complicações neurológicas, hemorrágicas e desidratação.

O que causa coqueluche

Pelo fato de ser uma doença transmissível a coqueluche é causada apenas quando uma pessoa infectada pela bactéria acaba por entrar em contato com outra pessoa, como visto a cima gotículas de saliva facilmente transmitidas através de espirros ou tosse serão o suficiente para a transmissão da doença; além do contato direto a doença pode ser transmitida ao se entrar em contato direto com objetos que estejam contaminados com gotículas do doente.

Quais os sintomas da coqueluche

Os sintomas da coqueluche podem ser divididos em três diferentes fases, cada uma com diferentes sintomas:

  • Estagio catarral (entre a primeira e segunda semana): Febre baixa, coriza, espirros, tosse noturna, espirros, falta de apetite e mal estar; neste estagio a coqueluche é facilmente confundida com os simples sintomas da gripe.

  • Estágio paroxístico (segunda semana): Presença de tosse paroxística, ou espasmódica, elas acontecem de forma repentina e são breves, acontecem de forma sucessiva e impedem que o paciente consiga respirar entre as sucessivas tosses, elas são acompanhadas por uma respiração profunda e causam um som agudo; o processo entre o esforço para tossir e a constante falta de ar podem resultar numa face azulada e vômitos, além da dificuldade para beber e comer.

  • Estágio de convalescença (quarta semana): Após a quarta semana é natural que as grandes e secas tosses presentes na fase anterior acabem por desaparecer e dão lugar a tosse comum, os sintomas costumam naturalmente desaparecer.


Qual a prevenção da coqueluche

A vacina para a coqueluche é a única forma de proteção e combate contra a mesma, desta forma é indispensável que crianças menores sejam vacinadas uma vez em que esta doença poderá causar complicações maiores para as mesmas.

A vacina tríplice clássica (DPT) é uma única vacina que irá combate a coqueluche, difteria e tétano, a mesma faz parte do calendário oficial de vacinas do ministério da saúde e devem ser tomadas nos seguintes momentos: dois meses, quatro meses e seis meses de idade, sendo necessário tomar doses de reforço aos quinze meses de idade e aos cinco anos; é importante que esta vacina não seja tomada após os seis anos de idade.

Apesar da vacina não oferecer uma proteção integral, dificilmente crianças e adultos que tenham tomado as corretas doses da vacina dificilmente acabam por contrair a doença.

Qual o tratamento para coqueluche

Comumente o isolamento social é o suficiente para o tratamento da coqueluche, a pessoa contaminada pela doença deverá se manter isolada entre 7 e 17 dias ou enquanto durarem os sintomas da doença; o tratamento da doença poderá ser ambulatorial e realizada em domicilio com acompanhamento médico. Analgésicos e anti-inflamatórios podem aliviar os sintomas e serem uteis no estágio catarral da doença.

A hospitalização será necessária apenas se ocorrerem complicações, sendo necessário então oferecer um suporte de oxigênio e alimentação especial para o portador da doença.

Pneumologistas e pediatras são os especialistas capazes de diagnosticar e indicar o correto tratamento para a doença, conte com os planos de saúde em Curitiba e obtenha o apoio e acompanhamento necessário desde o nascimento, lembre-se que a melhor forma de prevenção para a coqueluche é a vacinação e a mesma ocorre durante os primeiros meses e anos de vida, evitando desta forma maiores complicações.

 

[apss_share]

 

Outras Notícias

Câmara de Senador Canedo: Reinaldo Alves, herói ou vilão?
Suspeito de tráfico é preso com R$ 20 mil em cocaína, em Senador Canedo
Com mais um discurso político-eleitoreiro, Reinaldo Alves detona Divino e Laudeni Lemes
Coronavírus: espetáculo “A Paixão de Cristo” é cancelado em Senador Canedo
“O presidente colocou palavras na minha boca”, disse Marcelita Manze em sessão ordinária na Câmara
--->