Qual é a definição de economia?

A economia é uma parte fundamental de nossas vidas. Quer saber mais? Então siga com a leitura para ficar bem informado!

A economia é o estudo do modo como as sociedades organizam-se para produzir, distribuir e consumir bens e serviços. Esse setor tem duas vertentes principais: a microeconomia, que estuda o comportamento individual dos agentes econômicos (consumidores, empresas e mercados); e a macroeconomia, que analisa os indicadores agregados da economia (PIB, taxa de desemprego, inflação etc.).

Neste artigo abordaremos os conceitos fundamentais da economia, como oferta e demanda, produtividade, competitividade e mercado. Também falaremos sobre as diferentes teorias que explicam o funcionamento dessa área. Acompanhe a leitura! 

Qual a origem da economia?

A economia é uma parte fundamental de nossas vidas. Estamos cercados por mercados, produtos e serviços que dependem da economia para sua sobrevivência. Mas, como começou? Quais são as raízes da economia? Dada a sua importância para o estilo de vida moderna, saber como surgiu é tão importante quanto uma lavadora ultrassônica para a limpeza.

A economia é uma disciplina antiga. Há evidências de que, há cerca de 5.400 anos, os chineses usavam símbolos cuneiformes para registrar o intercâmbio comercial. No entanto, os detalhes sobre como a economia moderna evoluiu a partir disso não são tão antigos. 

A economia moderna é geralmente creditada ao economista britânico Adam Smith (1723–1790), que foi o primeiro a descrever o funcionamento de um mercado livre e como os preços eram determinados pelas forças da oferta e da procura. Seu livro, A Riqueza das Nações (1776), estabeleceu quase todos os conceitos básicos que usamos hoje em dia na economia.

Embora Adam Smith tenha sido o primeiro a descrever como a economia moderna funciona, outros economistas tiveram contribuições significativas. Os economistas neoclássicos, como Alfred Marshall (1842-1924), desenvolveram modelos matemáticos para explicar o comportamento dos consumidores e das empresas. 

Além disso, o especialista John Maynard Keynes (1883-1946), desenvolveu teorias para explicar a influência que a política monetária e fiscal podem ter sobre a economia. Essas novas teorias foram desenvolvidas e refinadas ao longo dos anos, criando o sistema econômico que conhecemos hoje.

Atualmente, a economia é vista como um meio de entender os processos de produção e distribuição de bens e serviços, como uma empresa de abrigo para extintores, por exemplo, explica os preços do seu produto. 

Afinal, a economia ajuda a entender como as organizações tomam decisões sobre quais bens e serviços oferecer, como os mercados interagem, como as pessoas tomam decisões de compra e como os governos desenvolvem políticas para regular efetivamente esse setor. 

Enfim, a economia evoluiu ao longo dos anos, desde o primeiro registro de transações comerciais até os trabalhos teóricos de economistas clássicos e modernos. O resultado é um sistema complexo de bens, serviços e preços que são destinados à sociedade. 

Quais os principais conceitos de economia?

A economia é o estudo de como os seres humanos, as empresas e as nações usam os recursos escassos para satisfazer necessidades e desejos. Existem muitos conceitos exigidos para que se compreenda o funcionamento das economias. 

Alguns dos principais são: oferta e demanda, lei da renda decrescente, bens e mercados, lei da escassez, custo de oportunidade e externalidades. Veja a seguir o que cada um significa para um país estável.  

Oferta e a Demanda

A Oferta e a Demanda são conceitos fundamentais para entender a história e a economia. A quantidade de bens e serviços que os produtores estão dispostos a fornecer é a oferta, enquanto a quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar é a demanda. Quando a demanda excede a oferta, o preço dos bens e serviços tendem a aumentar, e vice-versa. 

Lei da Renda Decrescente

A Lei da Renda Decrescente explica que, à medida que a quantidade de um item aumenta, a produção marginal (marginal significa “adicional”) tende a diminuir. Por exemplo, a produção de mil puxadores de plástico produzirá menos do que a produção de novecentos puxadores de plástico.

Bens e os Mercados

Os Bens e os Mercados explicam que a produção de produtos satisfaz as necessidades humanas e a distribuição destes bens é feita através de mercados. O mercado é o lugar onde as pessoas compram e vendem produtos e serviços, seja uma Tela Fachadeira ou aluguel de máquina de solda. 

Lei da Escassez

A Lei da Escassez mostra que os seres humanos têm recursos limitados para satisfazer suas necessidades. Por esse motivo, os produtores precisam tomar decisões sobre qual item produzir e qual não produzir.

Custo de Oportunidade

O Custo de oportunidade é a despesa de não alcançar um objetivo por causa da escolha de outro. Por exemplo, a opção pela produção de cabos de plástico inviabiliza a produção de outros tipos de produtos, como aquecedores de água.

Externalidades

Por fim, as Externalidades são os efeitos positivos ou negativos que a produção de bens e serviços pode ter na sociedade. Por exemplo, o fato de se produzir puxadores de plástico implica no uso de mais energia para o seu processo de produção, o que resulta em um efeito negativo na sociedade.

Em suma, as principais noções e conceitos de economia são:  oferta e demanda, lei da renda decrescente, bens e mercados, lei da escassez, custo de oportunidade e externalidades. Estes conceitos são necessários para se compreender como as economias funcionam. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *