Saúde

Descubra 5 maneiras de alinhar seus dentes

A busca de pacientes com a intenção de alinhar seus dentes popularizou-se no ramo dos procedimentos odontológicos estéticos. 

Como resultado, os tratamentos que visam tornar os dentes mais brancos, brilhantes e harmoniosos são cada vez mais comuns nos ambientes de saúde.

 

Além dos distúrbios estéticos, o sorriso pode afetar a saúde geral do organismo, a autoestima e o bem-estar em pacientes de diferentes faixas etárias.

 

Isso porque, como a boca é uma característica muito importante da fisionomia de um paciente, o desgaste de um sorriso também pode causar grande desconforto.

 

Portanto, esses problemas com a aparência do sorriso podem acabar interferindo nas habilidades de comunicação e na qualidade do relacionamento interpessoal, principalmente em ambientes públicos.

Tratamentos que permitem o alinhamento do sorriso

Uma das principais queixas sobre a estética do sorriso é que os pacientes sentem vergonha ao falar em ambiente público, devido a defeitos na formação da estrutura da arcada dentária.

 

Além da má mastigação e dores na arcada dentária e como esses problemas podem levar a dentes desalinhados, há também o potencial de prejudicar muito a confiança do paciente.

 

Com isso, procedimentos que visam restaurar o alinhamento da arcada dentária e corrigir o sorriso estão se tornando mais comuns. Entre as intervenções mais utilizadas temos:

  1. Tratamento ortodôntico

A ortodontia é a área da odontologia que visa corrigir defeitos na formação das estruturas dentárias e nos ossos faciais que sustentam os dentes.

 

Para isso, são utilizados acessórios fixos ou móveis, como alinhadores invisíveis ou aparelhos metálicos tradicionais.

 

Eles permitem o dentista alinhar os dentes na posição mais favorável para o paciente, aplicando tração.

 

É importante dizer que, a diferença desses dois métodos é baseada na estética e também, no tempo de utilização.

 

Enquanto os aparelhos tradicionais são mais aparentes e requerem mais tempo de uso, os invisíveis são mais discretos e conseguem alinhar os dentes de forma muito mais ágil.

 

Além disso, quando bem posicionado, o ortodontista pode utilizar a prótese dentaria como âncora no tratamento ortodôntico, ou seja, como suporte para a tração natural do dente.

 

A prótese também pode funcionar como uma medida a longo prazo, caso haja a perda e necessidade de substituição das dentições.

  1. Nivelamento da gengiva

A gengivoplastia é um procedimento simples projetado para endireitar os espaços gengivais ao redor dos dentes, faceta em resina ou implantes.

 

Com esta intervenção, o cirurgião consegue equilibrar a curvatura, o tamanho e muitos outros problemas do tecido gengival.

 

Este tratamento pode ser feito em uma variedade de situações, incluindo melhorar a cor do tecido, ajuste ideal da prótese, suavizar a borda da gengiva e muito mais.

  1. Contorno estético

Quando o motivo do desalinhamento é o formato dos dentes, o especialista responsável pode usar o contorno estético para desgastar o esmalte, alterando o comprimento e o formato irregular.

 

Todo o processo de esculpir, triturar, polir e moldar os dentes leva apenas uma sessão e geralmente é completamente livre de dor e desconforto.

 

Isso pode inclusive, fazer com que os tão comuns dentes com serra sejam lixados e assim, alinhem-se ao restante do sorriso.

  1. Lentes de contato dental

A aplicação de lentes nos dentes é um procedimento cada vez mais popular entre os pacientes, principalmente devido à influência de artistas e celebridades. Esta intervenção envolve a colocação de um laminado ultra fino ao redor do dente original.

 

Desta forma, essas camadas de resina ou acrílico podem ser usadas para melhorar sistemas de entrega com dimensões inconsistentes, lacunas mais leves, esmalte rachado ou rachado e sorrisos mal posicionados.

 

As lentes dentais podem ser aplicadas em dentes individuais ou em toda a arcada dentária, o que pode remodelar a aparência total dos dentes.

Benefícios de um sorriso alinhado

Seja por meio de lentes de contato dentárias ou aparelho invisível, o tratamento odontológico estético tem a vantagem de entregar múltiplos benefícios ao paciente, não apenas em relação à estética, mas também em relação à função da arcada.

 

É claro que essas mudanças melhoraram a harmonia geral do sorriso e aumentaram muito a autoestima, a confiança e a segurança ao falar em público ou em reuniões de trabalho. Mas eles também são responsáveis ​​por diversos benefícios para todo o corpo, por exemplo:

 

  • Melhorara na mastigação;
  • Maior aproveitamento dos nutrientes;
  • Redução de dores na arcada dentária;
  • Melhora na respiração.

 

Além disso, os pacientes podem notar mudanças significativas na dicção e, claro, na autoestima.

 

Caso você queira dar uma potencializada ainda maior em seu sorriso, procure por um dentista e faça uma avaliação para realizar um clareamento dentário

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *