engajar
Blog

Descubra a importância de engajar o seu público

Nos últimos anos, o marketing digital tem ganhado cada vez mais relevância na rotina das empresas e marcas do mundo todo. Só que ele não está nem perto de ser algo simples, coisa que a importância de engajar o público deixa muito claro.

De fato, também já não basta simplesmente marcar presença digital criando um website para deixá-lo parado, como se fosse um flyer online. Ou criar perfis nas redes sociais sem saber qual métrica acompanhar em termos de desenvolvimento.

Aliás, neste sentido, existe até um conceito que tem se popularizado e que realmente merece atenção, que é o de “métricas de vaidade”. Consiste no fato de que guiar-se pelo tanto de curtida que se recebe nas mídias sociais é um grande erro.

No fundo, não é difícil entender que uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos não vai chegar aonde precisa apenas recebendo curtidas e comentários. O que ela necessita fazer é firmar um compromisso com seu público.

Ou seja, ela deve entregar um conteúdo de qualidade, baseado em uma compreensão profunda do que esse pessoal quer. Dito de outro modo, ela necessita dominar todo o seu funil de vendas, que pela ótica do cliente, é a jornada da compra.

Também é justamente aí que entra a noção de engajamento real, em vez de manifestações superficiais de interação. Porém, como o número de curtidas ou mesmo de seguidores é algo que chama mais atenção, muita gente tem perdido tempo com isso.

É só pensarmos bem, que vamos concluir que é melhor ter mil seguidores engajados e realmente interessados, do que dez mil seguidores que não entenderam bem qual é sua proposta, nem estão perto de comprar seu produto.

Lembrando que também pode se tratar de um serviço, claro. Só o que estamos tentando explicar é que um seguidor precisa ser, no fim das contas, um lead. Ou seja, um contato comercial qualificado e promissor, não apenas um seguidor de internet.

Por outro lado, também reconhecemos que não é nada fácil dominar esses elementos que acabamos de dizer. Para uma empresa da área de audiometria vocal chegar a isso na internet, o esforço vai muito além da própria web.

Basicamente, ela precisa definir muito bem qual é o seu propósito. Isto é, qual sua missão, sua visão e seus valores, mas não com frases de efeito que ela coloca no site sem nem se lembrar o que exatamente elas dizem.

Pelo contrário, é preciso sentar com os donos e sócios para definir uma verdadeira filosofia de trabalho. Algo que hoje em dia as grandes marcas chamam de cultura organizacional, ou cultura corporativa, e que define o futuro de qualquer corporação.

Pouca gente considera que uma marca só consegue engajamento real, depois que ela tem um conhecido vasto de si mesma e do seu público-alvo. Em termos de marketing, trata-se de definir, justamente, a persona do público e a persona da marca.

A princípio, esse esforço pode parecer uma dispersão, o que causa medo em alguns, gerando uma tentação de voltar atrás, para as métricas de vaidade ou para táticas superficiais que parecem promissoras, mas no fundo são fracas.

Aqui entra um conceito fundamental que é o de crescimento sólido e sustentável. Uma empresa que lida com coquetel evento corporativo tem sustentabilidade quando ela é capaz de surfar uma onda de crescimento contínua.

Assim, não basta ter sorte às vezes, ou conseguir bons resultados de modo sazonal, sem saber de onde exatamente veio a maré de sorte. É preciso racionalizar esses processos e conseguir algo mais sério, que tenha um horizonte positivo.

O engajamento tem a ver com tudo isso, o que já começa a mostrar que ele não é um aspecto secundário como pensam alguns. Por isso, na verdade, decidimos escrever este artigo, demonstrando a importância de você engajar o seu público.

Para explicar isso é preciso conceituar um pouco o tema, como estamos fazendo, em vez de dar dicas práticas de modo genérico. Então, explicamos o que é o engajamento, por que motivo ele importa tanto e, claro, como afinal colocá-lo em prática.

O mais bacana disso tudo é que hoje o assunto evoluiu tanto, e as estratégias estão tão testadas e consolidadas, que elas já podem ajudar qualquer tipo de empresa, seja qual for o modelo de negócio ou o segmento de atuação.

Quer dizer, você pode atuar na área de produtos como venda de compressor de ar manual, ou então no nicho de serviços como o reparo desses mesmos compressores e, nos dois casos, é fundamental engajar o seu público.

Portanto, se o que você mais quer agora é justamente mergulhar de cabeça em soluções reais que vão nessa direção, garantindo um crescimento sustentável e incrível para o seu negócio, então é só continuar com a gente até a última linha.

O que é engajamento?

Como vimos, não se trata de fazer barulho ou de angariar uma multidão de curtidas e de seguidores, mas sim de uma relação de confiança que uma marca estabelece com o seu público, após compreendê-lo muito bem.

Naturalmente, o problema não está em ter uma legião de seguidores, mas na questão de inflar a importância disso. O necessário, no fim das contas, é que os seguidores venham do engajamento real, aí sim eles vão refletir algo consistente.

Neste sentido, o engajamento nada mais é do que um voto de confiança que um lead deposita em uma marca específica. Acima falamos do funil de vendas, que é essencial neste assunto.

Basicamente, uma empresa ou oficina de auto elétrica para caminhão precisa definir quais são os estágios que seus leads necessitam percorrer para irem do ponto de quem ignora que sua marca existe, até o de um comprador fiel e satisfeito.

As etapas mais comuns são as seguintes:

  • Consumo do seu conteúdo;
  • Visualização de seus anúncios;
  • Captação desse lead;
  • Interação e nutrição do lead;
  • Aprofundamento na relação;
  • Negociação e tirada de dúvidas;
  • Fechamento e fidelização.

Nesse meio todo, se prestarmos atenção, veremos que o engajamento é algo que precisa estar presente desde o início. Ou seja, ele é o grande segredo do funil ou da jornada de compra, pois se for bem aplicado, garantirá um avanço seguro.

Dito de outra maneira, se a pessoa evolui no funil por meio de engajamento real, não apenas as vendas vão aumentar, como você terá um processo de pré-venda e de pós-venda que vão ser bem mais eficientes.

Assim, os artigos e materiais do seu blog, bem como as postagens nas redes sociais e até o e-mail marketing que você vai utilizar, estarão sempre no nível mais alto em termos de resultados, por terem sido implementados de modo harmonioso.

Por que engajar é tão importante?

Até aqui já ficou claro que o engajamento é algo de fundamental importância por várias razões, que vão desde a fundação da marca até sua expectativa de crescimento no curto, médio e longo prazo.

Mas há vários outros aspectos que podemos explorar ao fazer esse recorte. Por exemplo, o fato de que se trata de algo perfeitamente alinhado com as expectativas das novas gerações.

Lembrando que as pessoas nascidas da década de 1980 e dos anos 2000 para cá, já cresceram com as telas nas mãos. Ou seja, o computador, o celular e até o tablet são naturais para elas.

Assim, ao precisar de algo como tela de proteção para portão, a primeira coisa que a pessoa faz é procurar na internet, onde ela encontra centenas ou mesmo milhares de soluções.

Portanto, se por um lado a esfera digital ajuda as empresas a se promoverem, por outro lado ela aumenta consideravelmente a concorrência. Então, só quem conseguir engajar seu público terá um futuro promissor por aqui.

Deste modo, é muito importante colocar o engajamento no radar o mais rápido possível, em vez de se deixar levar por outros parâmetros de crescimento.

O marketing de conteúdo

Já vimos que algumas dicas para engajar o público se tratam de definir a missão da sua marca, bem como definir a persona dela e até a persona do próprio público.

Além disso, vimos que é preciso gerar conteúdos de qualidade, mas precisamos nos deter mais neste conselho. Na verdade, o melhor modo de uma firma de autoclave para dentista fazer isso é por meio do marketing de conteúdo.

Com ele você pode começar pelos artigos do blog, depois vai ampliando o portfólio, com e-books, infográficos, postagens nas redes, podcasts, lives e afins.

Excelência na comunicação

Por fim, uma dica de ouro é nunca permitir que sua comunicação com o público caia no automatismo ou se torne robótica.

Na verdade, uma marca de retificação de motor precisa personalizar ao máximo seu atendimento. Ou seja, tratar cada lead, cada leitor e cada visitante dos seus canais na internet como se fosse realmente único.

Assim, ao mesmo tempo em que aplica estratégias massivas, como a de e-mail marketing, você consegue customizar a negociação e dar um suporte de excelência.

Considerações finais

Com isso, foi possível entender o que é o engajamento real, bem como sua importância no curto, médio e longo prazo, seja qual for o seu segmento de atuação.

Além de várias dicas e conselhos práticos de como engajar o seu público, garantindo com isso um crescimento sério, sólido e sustentável da sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.