estratégias
Blog

Descubra quais as vantagens de utilizar estratégias de marketing digital

O mercado mundial mudou e, com ele, as formas de se relacionar com os clientes mudaram também. No atual cenário da revolução da internet, investir em estratégias de marketing digital é a ação mais importante para uma empresa que quer garantir a sua sobrevivência.

Diversos portais de pesquisa constataram que o brasileiro passa, em média, pelo menos quatro ou cinco horas por dia no celular. Isso é muito tempo empregado em uma ferramenta que até poucos anos atrás não existia.

Por isso, alguém que busca por box banheiro pequeno no Google espera encontrar uma loja fornecendo aquilo que ele necessita. As empresas de grande sucesso estão apostando todas as fichas nisso.

Dessa forma, estar na internet não é apenas uma questão de escalar o faturamento, aumentar a fama da empresa e ganhar mais dinheiro. Na verdade, aparecer na web é a única forma de uma marca continuar existindo nos próximos anos.

É aqui que o marketing digital entra, e é nisso que consiste todo o seu poder. É graças a ele que uma empresa de rastreador pode saltar posições no seu segmento de atuação sem precisar passar propagandas na TV ou imprimir milhares de panfletos.

Por causa do marketing digital, empresas que teriam desaparecido no começo da atual crise surpreenderam a todos, batendo recorde de desenvolvimento e crescendo de uma forma que seria inimaginável há alguns anos atrás.

Esse artigo mostrará, através da apresentação do conceito do marketing digital, as grandes vantagens por trás da sua utilização em um negócio, independente do seu tamanho ou tempo no mercado.

Além de algumas dicas de como fazer um bom uso das estratégias de marketing digital em qualquer área do mercado, trazendo sucesso de vendas a produtos desde o segmento da moda até guarda roupa casal planejado.

Entenda o conceito de marketing digital

Marketing digital diz respeito à promoção dos produtos ou marcas através de plataformas de mídia digitais. Essa modalidade constitui uma das melhores maneiras das empresas se comunicarem com o seu público de maneira direta e autêntica, nos momentos apropriados.

Algumas coisas foram otimizadas no processo de digitalização do mundo, mas o marketing continua sendo um artifício social da satisfação de necessidades e desejos através da oferta de produtos e serviços de significativo valor.

Apesar da permanência do conceito, a abordagem e os métodos sempre variaram ao longo da história do marketing. Por isso, não há como desprezar a última mudança significativa da comunicação humana, que tem como principais personagens o homem e a web.

As pessoas fazem uso da internet até para incentivar a coleta de óleo de cozinha usado condomínio do local onde moram, mostrando o quão influente ela é.

Por esse motivo, o marketing digital aparece como a forma primária de conceituar e executar o marketing nos tempos atuais. Dessa maneira, esse termo resume tudo que acontece na internet relacionado a vendas no mercado de hoje.

Diferenças do tradicional para o digital

O marketing digital está presente no conjunto de práticas que um indivíduo ou empresa produz na web com o intuito de constituir novos negócios, formar relacionamentos e construir a identidade de uma marca.

Nesse contexto do marketing também estão inclusos todos os aspectos tradicionais do marketing de sempre, tais como o Copywriting, SEO, Inbound Marketing e o bom e velho marketing de conteúdo.

Dessa forma, o que dá viabilidade ao funcionamento desse método está fundamentado em quatro pilares, que são:

  1. A persuasão;
  2. O posicionamento;
  3. A porta de entrada;
  4. O valor agregado.

O Copy é a redação feita para as vendas. Tratam-se das peças publicitárias que tem como objetivo converter os visitantes em clientes.

Dentro do marketing digital o conceito de copywriting permanece o mesmo, tomando cuidado apenas com o aprimoramento das técnicas para transformar cada minuto dos internautas nas redes em algo mais do que uma simples navegação à deriva.

Aqui dentro, a chamada para a ação do marketing faz com que o cliente assuma compromissos voluntários com a empresa, forneça seus dados para contatos mais íntimos, realize compras e se fidelize como consumidor fiel.

Assim, uma empresa de escolta armada pode se posicionar de maneira estratégica na internet, para que cada aspecto da sua comunicação gere confiança do público em relação aos serviços oferecidos.

Já a técnica de Search Engine Optimization, que significa otimização de mecanismos de busca, e mais conhecida como SEO, é a forma de garantir que um negócio digital aparecerá no primeiro lugar dos resultados de busca do Google.

Essa é a forma online de dizer ao cliente que a solução que ele procura está aqui. Com o uso de palavras-chave, é possível fazer com que a empresa de redes de segurança empenhada no marketing digital apareça como resultado da busca por tela alambrado.

Por fim, o Inbound Marketing, juntamente com a produção de conteúdo, são fortes aliados das empresas na luta pela atenção do público com conteúdos relevantes e de alto valor.

Também chamado de marketing de entrada, essa modalidade possibilita que o possível cliente conheça o potencial da empresa, não através da compra no primeiro momento, mas com aquilo que ela fala a respeito do que faz.

É essa a função do marketing de conteúdo. Sendo uma primeira via, o cliente pode desfrutar dos seus benefícios sem precisar gastar dinheiro no primeiro momento, escutando podcasts ou baixando e-books gratuitos para se informar sobre o tema.

Depois da percepção de todo esse valor agregado, o cliente poderá finalmente comprar da empresa com a sensação de segurança e confiança.

Vantagens do marketing digital no seu negócio

É impossível não perceber que o marketing digital trouxe às empresas um horizonte de possibilidades nunca tido anteriormente pela humanidade. Nos dias de hoje, é possível vislumbrar um mercado onde ganha mais quem aqueles que mais se dedicam.

Existe um número infinito de vantagens abertas para quem está apostando nesta alternativa atualmente, mas é possível citar quatro das principais:

  1. Campanhas mais rentáveis;
  2. Maior visibilidade;
  3. Fidelização de clientes;
  4. Atração de público qualificado.

Os anúncios nos jornais, nas rádios e outdoors são exemplos dos variados formatos de publicidade em larga escala dentro do marketing tradicional. 

Todas essas modalidades, apesar de ainda darem certo e trazerem retorno, são pequenas comparado ao lucro que se tem com campanhas de vendas digitais.

Até corporações mais ocultas, como a empresa de manutenção predial, têm retirado frutuosas vantagens da publicidade em sites, blogs e anúncios em redes sociais.

Portanto, apostar no digital é ter a certeza de estar investindo em um modelo que, além de ser rápido e dinâmico, é mais rentável.

Assim, é possível ganhar mais em plataformas que são mais visíveis ao público, justamente por transformar um negócio de bairro local em uma empresa que pode chegar a ser conhecida em todo o país.

Quem é melhor visto será mais desejado. Por isso, o marketing dentro do mercado digital possibilita a aquisição de um público mais qualificado que, mais cedo ou mais tarde, se tornarão clientes. O próximo passo é agregar valor para fidelizá-los.

Como aplicar as estratégias

Por fim, é pertinente apresentar algumas orientações práticas da aplicação do marketing digital nas empresas.

Para isso, será necessário distinguir algumas classificações para trabalhar as diferentes estratégias. Para definir como será feito, é necessário levar em contas as:

  • Empresas pequenas;
  • Empresas médias;
  • Empresas grandes;
  • Empresas B2C;
  • Empresas B2B.

Para as pequenas, é necessário investir em técnicas de SEO local, pois o caixa pequeno dificulta a execução de grandes investimentos.

No momento em que os clientes da região buscam por içamento de cargas com cabo de aço, é fundamental que ele encontre a sua empresa de engenharia no primeiro resultado do buscador.

Para empresas médias, o objetivo mais importante é fidelizar os clientes que já possui e ir, aos poucos, ampliando o horizonte de entregas para alcançar novos consumidores.

Por se tratar de um negócio com um pouco mais de recursos, é importante investir o que pode em publicidade, produção de conteúdo e, junto a isso, unir esforços em parcerias com influenciadores digitais que possuem um engajamento maior que o da empresa.

Já os negócios de grande porte ocupam altas posições dentro do mercado digital e, dessa forma, são mais visados pela concorrência como um adversário a se derrubar. Portanto, é necessário investir no marketing para se manter no pódio e alcançar maiores proporções.

É importante, neste contexto, que a empresa invista em ferramentas de análise de dados e performance para otimizar o posicionamento. Se a empresa é grande no Brasil, talvez seja a hora inclusive de tentar uma posição no mercado internacional.

As empresas B2C, isto é, Business to Consumer, possuem como objetivo atrair diretamente o consumidor final. É o exemplo das lojas de varejo online.

Para esse estilo de negócio, é interessante um marketing digital voltado ao apelo emocional, com fluxos de comunicação compostos de gatilhos mentais bem estruturados, para atrair bem a atenção do público médio, que não possui muitos recursos para gastar.

Por fim, as empresas B2B, ou Business to Business, são aquelas que vendem para outras empresas, e não diretamente para o público final. É o caso das redes de atacado, distribuidoras e fábricas.

No caso desses negócios, é importante o uso das táticas de captação do contato de visitantes para ofertas mais íntimas, ou captação de leads, com o objetivo de manter a base de dados aquecida, uma vez que as empresas pesquisam mais antes de fazer uma compra.

Considerações finais

Foi possível compreender neste artigo a importância do uso do marketing digital para o sucesso de uma empresa.

Seja grande, médio ou mesmo pequeno, um negócio pode alcançar grandes resultados com essas táticas, independente do público ou segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.