3 Dicas de otimização de sites

As estratégias de otimização de sites são como um sensor de presença para iluminação para os sites, pois a aumentar o tráfego e as conversões do endereço. Ao contrário da otimização de mecanismos de pesquisa, neste caso há uma priorização da experiência dos visitantes.

As estratégias a seguir ajudarão a melhorar a velocidade do seu site, a experiência do usuário, a compatibilidade com dispositivos móveis, a acessibilidade e muito mais. Ficou curioso e gostaria de entender melhor sobre o tema? Então, siga com a leitura! 

O que é otimização de sites?

A otimização de sites melhora a experiência do usuário, acessibilidade, desempenho de pesquisa, tráfego e taxas de conversão. A implementação dessas práticas determinará o que funciona atualmente e o que precisa ser melhorado.

O objetivo principal é atrair mais visitantes e criar uma experiência tranquila para eles, incentivando conversões e visitas repetidas. Comparativamente, isso é tão imprescindível quanto uma lavadora ultrassônica para a limpeza profunda de peças, por exemplo.

Importância da otimização de sites

Como dito anteriormente, a otimização de sites é utilizada para o posicionamento de um site nos buscadores como o Google, e outros mecanismos de busca. Sendo assim, está totalmente ligado ao SEO (Search Engine Optimization). 

Nos dias atuais, em uma realidade onde a internet é uma referência para a busca de informações, estar bem posicionado nele é de suma importância para qualquer negócio, pois, quem não aparece no Google, não é visto, e quem não é visto, não é lembrado. 

Outra fator importante da otimização de sites é a segurança. Com o crescimento da internet, também cresceram os “Hackers” ou “Piratas da internet”, que avançam cada vez mais, com mais informações e se tornando mais perigosos. Por isso, a atualização dos módulos de segurança de um site é imprescindível, tanto para você, quanto para a segurança de seus clientes. 

3 Dicas de otimização de sites

Dica 1 – Implemente o Design de UI/UX, senão ficará para trás

Otimizar a interface do usuário (UI) e a experiência do usuário (UX) ao projetar seu site aumentará sua taxa de conversão. Pesquisas recentes mostraram que 80% dos consumidores estão dispostos a gastar mais para uma melhor experiência do usuário.

As práticas otimizam a usabilidade, acessibilidade e desempenho de um endereço eletrônico. Por exemplo, um site de tela fachadeira pode oferecer um funil de vendas tranquilo, fornecendo ideias de lojas mais próximas e com várias opções de valores e modelos.

Ter uma boa interface e usabilidade fará com que o usuário se sinta confortável em navegar pelo seu site ou app, assim, a possibilidade de conversão desse lead para seu serviço ou produto, é muito  maior. Já que sites mal feitos e cheios de anúncios não tem uma boa credibilidade no mercado. 

Dica 2 – Otimize o Marketing de Conteúdo e atraia mais tráfego e leads

O marketing de conteúdo é uma estratégia de otimização de sites que ajuda a atrair tráfego para um site. É um processo que inclui planejamento, criação e distribuição de postagens que educam os visitantes sobre tudo aquilo que é oferecido.

Imagine que tenha uma empresa de mangueira de incêndio, fazer a criação de conteúdos informativos sobre a utilização da mangueira de incêndio, ou até mesmo, curiosidades sobre esse equipamento, é uma grande estratégia para a conversão de leads e geração de tráfego. 

Poderá perceber, em curto espaço de tempo, um aumento do reconhecimento da marca, além de um engajamento, lealdade e autoridade crescentes. Cerca de 60% dos profissionais de marketing relatam que este item que estamos comentando gera maior demanda.

Dica 3 – Melhore o SEO On-Page, ele é um dos principais aliados nesta corrida

SEO On-Page é a prática de otimizar o conteúdo para os mecanismos de pesquisa. Aprimorá-lo informará ao Google e aos outros buscadores que seu site de grama sintética, por exemplo, responde às consultas dos visitantes. 

Como parte da otimização do mecanismo de pesquisa, o SEO On-Page lhe fornecerá uma classificação mais alta nos SERPs. Esteja atento a pequenas métricas como a meta descrição. as palavras-chave de cauda longa e cauda curta, as palavras de transição e fazer ligação.

Se você achar viável e tiver bom fluxo de caixa, poderá montar uma equipe para auxiliá-lo neste trabalho. Entenda: dependendo da quantidade de postagens que já estiver no ar, essas alterações e melhorias demandarão bastante tempo e, talvez, é necessário focar-se em outras tarefas mais ‘urgentes’. Por isso, se for contratar uma equipe, conheça cada um deles e motive-os! 

O que achou do texto de hoje? Curtiu nossas dicas de otimização de sites? Já conhecia alguma delas? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *