Dicas para economizar na viagem (mas sem passar perrengue)

Saiba como economizar e aproveitar a viagem

Viajar e economizar são duas coisas que todo mundo gosta. Se você puder fazer uma viagem mais econômica, melhor ainda! Independentemente do destino escolhido, existem formas de economizar sem passar perrengue, e a melhor delas é planejar a viagem.

Existem algumas atitudes simples que você pode adotar, que vão permitir aproveitar ainda mais o seu passeio. Poupar permite que você fique mais dias aproveitando o local ou que faça passeios extras e refeições especiais em bons restaurantes. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a economizar na viagem.

Escolha formas alternativas de instalação

Hoje em dia, existem alternativas de locais para ficar, como Airbnb ou hostels. O Airbnb é uma ótima plataforma na qual pessoas que possuem casas, apartamentos ou pousadas podem alugar um cômodo ou o imóvel completo por um período, e o valor é menor que alugar um quarto de hotel. Se você estiver em grupo, essa é a solução perfeita.

Os hostels surgiram de forma tímida e se tornaram uma ótima opção, muito procurada por diversas pessoas. Mesmo que alguns ainda tenham certo receio, hoje eles estão mais seguros e confiáveis, com preços muito acessíveis.

Outra dica de ouro para economizar é escolher viajar de noite, assim você dorme no ônibus ou no avião e economiza com uma pernoite a menos. Além disso, muitas passagens para viagens feitas à noite são mais em conta.

Encontre outros meios de locomoção

Existem sites que são específicos para monitorar preços de passagens e podem te avisar quando elas estiverem com um preço baixo. Baixar esses aplicativos e ativar suas notificações vão te ajudar nesse planejamento, pegando as promoções que surgirem.

Durante a viagem, você poderá aproveitar para conhecer a cidade a pé, passeando pelas ruas do local, vendo a paisagem, o comércio e a arquitetura ou usando o transporte público quando o deslocamento exigir maiores distâncias. Assim, você não gasta tanto com táxi ou Uber.

Outra opção que vem crescendo em alguns locais que querem melhorar a mobilidade e promover um estilo de vida mais saudável e sustentável é o aluguel de bicicletas. Elas são perfeitas para se deslocar com praticidade, além de facilitar o deslocamento, evitando o trânsito, e proporcionar uma melhor vista da cidade.

Flexibilize sua alimentação

Se você for ficar hospedado em uma casa ou um apartamento, terá à sua disposição uma cozinha para usar e, assim, poderá fazer sua comida. Mesmo que você escolha fazer uma refeição na rua, como o almoço, fazer a maior parte da comida em casa vai ser uma economia daquelas.

Programações alternativas

Os passeios guiados são ótimos, mas acarretam custos adicionais, como o pagamento do guia. Por isso, uma opção é pesquisar antes de viajar e montar um roteiro por conta própria, lendo em blogs de viagens as informações sobre os pontos turísticos, assistindo a vídeos no YouTube e, até mesmo, pesquisando perfis no Instagram sem precisar dos serviços de uma agência.

Você também poderá escolher atrações gratuitas, como museus, casas culturais, parques, locais históricos, praias, jardins botânicos, memoriais, bibliotecas, catedrais e muito mais. O que não faltam são locais que oferecem atrações diversas sem cobrar entrada. É só pesquisar em blogs e no próprio Google, digitando o nome do destino que você deseja visitar, e fazer sua lista.

Fuja da alta temporada

Aqui no Brasil, a época de alta temporada acontece nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro. Em outros países, esse período pode variar conforme a região. Por exemplo, em Miami, a alta temporada é entre os meses de novembro a abril. Saber isso te ajudará a se planejar com antecedência, a fim de economizar e programar a sua viagem em outra data, na baixa temporada.

Utilize milhas

As milhas são uma ótima forma de economizar na compra de passagens ou de produtos e serviços. Existem diversos programas de fidelidade e, dependendo da quantidade de pontos acumulados, é possível comprar bilhetes sem gastar mais nada. Você pode cadastrar seu cartão em um desses programas com antecedência e programar as compras para o crédito, a fim de acumular pontos para a passagem.

Faça compras inteligentes

Leve seus itens pessoais para a viagem, procure sobre como arrumar a sua mala e a quantidade de itens que deverá levar para os dias em que ficará fora, assim você não precisará gastar comprando itens, como roupas, produtos de higiene pessoal ou objetos que você esqueceu, como carregadores.

Deixe para comprar os itens da cultura local, chaveiros, objetos decorativos, canecas, cartões postais, artesanato local, ímã de geladeira, especiarias, doces, entre outros — além dos presentes para as pessoas queridas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *