Dicas para fazer bancada ou mureta na cozinha

Da estética a funcionalidade, as bancadas e muretas trazem praticidade e elegância no dia a dia

A cozinha compõe a lista de cômodos indispensáveis em um imóvel. É nesse ambiente onde são preparadas as principais refeições do dia, onde a família se reúne para compartilhar receitas e construir memórias, além de dividir a mesa.

Seguindo esse contexto, é importante que o ambiente seja acolhedor, funcional e prático, dando suporte às principais necessidades que surgem durante a rotina corrida. As bancadas e muretas são uma das opções para otimizar tempo e espaço na cozinha. Além disso, basta ir até uma loja de materiais para dar início ao projeto que se adequa aos mais diferentes bolsos.

Construindo uma bancada ou divisória

As cozinhas mais modernas já costumam contar com bancadas ou divisórias no projeto, entretanto, é possível adaptar a tendência para os cômodos mais antigos, que já foram concluídos sem essa característica. Para isso, é possível seguir dois caminhos principais: construir a própria bancada ou comprar o item pronto.

A compra de uma bancada pronta é o caminho mais simples: basta ir até uma loja de materiais de construção e escolher qual móvel pronto melhor se adequa ao ambiente da sua cozinha. Após a compra, a instalação pode ser feita pela própria loja. 

Já a construção, por sua vez, demanda um trabalho maior. É necessário ir até à loja, escolher o material a ser usado e contratar uma pessoa da área, capaz de transformar o material na bancada ou divisória desejada. A principal vantagem para quem constrói é que a bancada irá se adequar perfeitamente ao espaço, otimizando a cozinha.

Principais vantagens das bancadas e divisórias

Quando se trata do uso de bancadas e divisórias na cozinha, é possível associar a presença à estética e às tendências de design, mas a funcionalidade agregada ao item é uma das principais vantagens para quem busca maior praticidade no dia a dia, como é possível conferir abaixo:

Cômodos divididos

Nem sempre é possível contar com dois ambientes separados para a função de cozinha e sala de jantar, porém, o uso correto da bancada pode ajudar na divisão desses cômodos. 

Optando por uma divisória alta ou uma bancada mais extensa, é possível criar a ideia de ambientes separados, sem necessariamente criar uma barreira entre os espaços. Assim, é possível conferir maior conforto na hora das refeições sem prejudicar o espaço e a funcionalidade da cozinha.

Uma superfície extra

As bancadas também podem fazer a função de uma superfície extra para preparar os alimentos, evitando que o espaço da pia fique sobrecarregado durante as principais refeições do dia. 

Para isso, basta adicionar alguns recursos como uma tábua de corte, recipientes com condimentos e demais itens usados durante o preparo de uma refeição. O uso de cooktops também é uma opção para quem deseja concentrar todo o processo em uma mesma área.

Mais um espaço funcional

Para além da preparação de refeições, a bancada ou divisória pode proporcionar um espaço funcional para quem possui uma cozinha pequena ou ainda não investiu em móveis importantes como a mesa ou uma pia dupla. 

A inserção de um torneira com pia na bancada permite que os alimentos sejam higienizados em uma área separada da pia geral, onde as louças costumam se acumular, diminuindo a praticidade no dia a dia. 

O uso da bancada como mesa também é uma opção para quem busca uma alternativa durante as refeições. Basta garantir bancos que correspondam à altura do balcão para que ele se transforme em um espaço onde é possível consumir as refeições de maneira prática e confortável.

Um novo lugar para guardar itens da cozinha

A funcionalidade da bancada ou da divisória não precisa se restringir à sua superfície. Para quem precisa de mais espaço para guardar itens como panelas, louças e eletrodomésticos, os armários embutidos são uma ótima opção. Assim, é possível aproveitar o espaço abaixo da superfície sem comprometer a circulação na cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *