Elétrica: o que é transistor e como ele funciona?

Entenda como funciona um transistor, esse semicondutor importantíssimo para os avanços tecnológicos presentes em nosso dia a dia. Confira!

A evolução dos aparelhos eletrônicos ao longo das últimas décadas é bastante notável, e isso se deve ao fato de que a tecnologia permitiu que componentes menores substituíssem peças gigantes, facilitando assim a criação de várias inovações.

Um desses elementos revolucionários são os transistores, que surgiram para substituir as válvulas, funcionando como um semicondutor muito mais eficiente do que os paralelos usados anteriormente.

No artigo de hoje você vai conhecer melhor sobre como funciona esse componente, porque ele foi tão importante para o surgimento de toda a tecnologia presente no nosso dia a dia. Boa leitura.

O que é um transistor?

Em um sistema eletro-eletrônico os transistores funcionam como semicondutores de corrente elétrica que tem a capacidade de atenuar ou de amplificar a intensidade da energia que vai ser transmitida para outros pontos.

Podemos considerar esses pequenos elementos como blocos vitais para construção de dispositivos eletrônicos mais complexos, estando presentes em televisores, chips de computador, smartphones, entre outros itens.

Como um transistor funciona?

Se a nossa vida é tão cercada por tecnologias hoje, isso se deve muito pela atuação dos transistores. A sua função em essência é bastante simples, pois ele serve para amplificar ou barrar uma corrente elétrica no seu caminho entre dois pontos de um sistema eletrônico.

Quando cumpre a função de amplificar, o transistor é alimentado por um corrente elétrica de baixa intensidade e aplica uma ação sobre ela para liberar do outro lado com mais energia, enquanto o contrário vai atenuar a corrente para que ela não saia muito forte do outro lado.

Usos deste componente

Para entender melhor como esse componente funciona, nada melhor do que pensarmos na sua aplicação em exemplos práticos. Em um microfone, por exemplo, o som que é captado gera uma corrente elétrica de baixa intensidade que após passar por um conjunto de transistores vai liberar um sinal bem mais forte para conseguir acionar os alto-falantes, produzindo o som que sai da caixa.

Outra atividade desses itens é que funcionam como interruptores para ligar ou desligar a passagem de corrente elétrica por um circuito, com a diferença que fazem isso em altíssima velocidade, por isso são componentes tão importantes para chips de smartphones e computadores em geral.

Válvulas x transistor, qual a diferença?

Podemos dizer que o ancestral do transistor é a válvula que era amplamente utilizada em televisores e computadores e cumpria uma função parecida, mas tecnicamente diferente do que faziam os transistores.

De forma técnica, as válvulas atuam amplificando a tensão que passa por elas, enquanto o transistor controla a passagem de correntes elétricas. Ou seja, os transistores são mais complexos e eficientes, principalmente por serem muito menores, em níveis até microscópicos, enquanto as válvulas se assemelham a grandes lâmpadas incandescentes, por isso se tornou uma tecnologia obsoleta.

Importância de usar bons transistores

Ao longo deste conteúdo ficou claro que esses pequenos componentes fizeram parte da revolução tecnológica que temos hoje, e as tendências apontam para que os transistores tenham versões cada vez menores, podendo ser utilizados para mais inovações.

Mesmo num projeto eletro-eletrônico simples, é importante utilizar o transistor ideal para aquela função, pois apesar de serem itens relativamente fáceis de serem substituídos, é necessário usar peças de qualidade para se obter o melhor desempenho no sistema.

Por fim vale lembrar que eventuais necessidades de substituição de transistores e outros componentes eletrônicos delicados devem ser avaliadas e executadas por profissionais capacitados para que não haja prejuízos para seus dispositivos. Caso precise trocar o componente, pesquise no mercado as opções de qualidade que você pode confiar, senão, o barato pode sair caro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *