Blog Tecnologia

Empresa de locação de equipamentos: como encontrar a melhor?

Uma empresa de locação de equipamentos tem como objetivo oferecer maquinário aos seus clientes por meio de um contrato de aluguel. Assim, esse serviço se destaca por contribuir com questões como agilidade, logística, segurança e economia de uma obra ou projeto.

Neste sentido, o custo-benefício em alugar um equipamento é enorme e você pode ter acesso ainda a outras vantagens importantes. Este segmento tem crescido muito no Brasil nas últimas décadas por conta de vários fatores. 

O principal deles é a quantidade de obras sendo executadas e a exigência por itens modernos e de qualidade. Mas não é apenas a construção civil que se beneficia com esse serviço. Empresas de locação de equipamentos especializados podem oferecer ferramentas e máquinas para a indústria no geral. Por fim, os setores comercial e residencial também podem contar com esse segmento. 

Por isso, veja a seguir algumas dicas de como encontrar a melhor empresa do ramo na sua região. 

Qual a melhor empresa de locação de equipamentos?

Para chegar nesta resposta, você precisa levar em conta dezenas de fatores que vão fazer toda a diferença. Confira alguns deles: 

  • Localização da empresa: o ideal é contratar uma empresa que fique próxima do local da obra ou da indústria. Isso vai melhorar ainda mais a logística, trazendo facilidades no aluguel de máquinas e ferramentas leves e pesadas. Dessa forma, você não vai precisar se deslocar grandes distâncias para alugar um item e nem terá essa preocupação na hora de devolvê-lo;
  • Reputação da empresa: antes de fechar contrato com qualquer empresa de locação de equipamentos, procure saber se ela é confiável. Assim, tente conversar com outras pessoas do mesmo segmento que o seu para saber o que elas têm a dizer da empresa. Fazer uma pesquisa na internet também é válido. Certifique-se que a locadora tenha, por exemplo, um site bem organizado e com todo o catálogo disponível;
  • Preços e custo-benefício: quando for pesquisar mais sobre a empresa, não deixe de consultar os preços praticados por ela. Mas lembre-se que nem sempre o menor preço é o mais vantajoso. É fundamental levar em conta a qualidade do serviço, o catálogo da empresa, assistência, entre outros fatores;
  • Qualidade do maquinário: a “cereja do bolo” nesse tipo de serviço é a qualidade e estado de conservação dos itens disponibilizados. Eles precisam estar com a manutenção em dia e em plenas condições de uso. Caso contrário, nem se dê ao trabalho de assinar um contrato, pois você pode ter prejuízos lá na frente. 

Outras considerações sobre a locação de equipamentos

Você pode estar se perguntando como que a empresa de locação de equipamentos define os preços do aluguel e outros detalhes. Bom, essas questões variam de acordo com cada empresa. Mas é interessante você ficar por dentro da parte burocrática para não ser surpreendido na hora de concretizar o aluguel. Pensando nisto, veja de forma geral como funciona esse serviço:

  • A pessoa entre em contato com a empresa locadora e conversa com uma equipe especializada;
  • A equipe vai te ajudar a escolher o maquinário ideal levando em conta o tipo de obra ou atividade industrial do seu negócio;
  • Depois de definir os itens que serão alugados, é firmado um contrato de aluguel;
  • O contrato precisa ser claro, especificando valores, prazos de pagamento e tempo de duração do acordo;
  • Durante o tempo de vigência do contrato, você utiliza o equipamento normalmente e depois o devolve para a empresa;
  • Por fim, o aluguel é pago mensalmente e os valores vão depender do tipo de equipamento e tempo de locação. 

Então, essas são as principais informações para você encontrar a melhor empresa de locação de equipamentos da sua cidade. Não deixe de pesquisar muito na sua região antes de assinar um contrato. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *